Recommended Posts

boas pessoal

 

tenho um aquario plantado com

fauna:

guppy

molly

2colissas lalia

neon

neon negro

 

 

flora

cabomba

sagitaria subolata

fissidens fontanus

vessicularia ferriei

riccia

 

no inicio tinha o ph a 6.8 e agora passou para 7.2 acham que ha problemas para os peixes ou plantas?

o resto do setup é:

gh 80

kh30

no2-0

no3/4- 0

 

a agua que uso para as tpa e da torneira com um ph de 6.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario esta assim.

nas pedras superiores tinha a vesicularia ferriei mas na foto esta tuda castanha porque troquei o termostato para um mais potente e quando dei por ela tinha a temperatura quase nos 30 agora ja se esta a recompor.

o aquario esta igual a foto nao coloquei nada novo.

dsc01933ny.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a única diferença e que a riccia a frente cresceu. mas isso acho que não interfere nos parâmetros da agua.

será que os parâmetros da agua como estão e prejudicial para os peixes e para o crescimento das plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa areia branca não poderá estar a motivar esse aumento de pH?

 

Se poderes faz o seguinte teste.

 

Coloca água da torneira num recipiente, aguarda 24h, mede o pH, verifica se se mantém nos 6, depois coloca dentro do recepiente um pouco da areia e espera mais 24h e volta a medir, verifica se o ph subiu

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se não for a areia eu apostava nas pedras, parecem-me raiadas especialmente a pedra inferior central. Parece ser calcária.

Só uma questão, tens os nitratos a 0? Mesmo 0 ou próximo de zero?

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se não for a areia eu apostava nas pedras, parecem-me raiadas especialmente a pedra inferior central. Parece ser calcária.

Só uma questão, tens os nitratos a 0? Mesmo 0 ou próximo de zero?

 

Abraços

sim os nitratos estao a 0. o teste e dos da API e a cor que apresenta e a do 0.

eu ja tenho o aquario a mais de 1 ano e sempre tive essas pedras será que so agora e que podem estar afectar a agua?

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh meninos... andam a dormir?

 

GH = 80

KH = 30

 

?????????????????

 

sim os valores deram me isso. sao uns testes da hagen que tenho que multiplicar o numero de gostas por 20 ou 10. agora nao me lembro qual deles e o de 20 ou o de 10.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh meninos... andam a dormir?

 

GH = 80

KH = 30

 

?????????????????

 

Boas Tony, ache estranho, mas deduzi que fosse ppm e não dgh. Logo o resultado é 8 e 3 . Não estou a ver ninguém a contar 80 gotas. Lol.

 

Realmente não é normal, alguma coisa tem que ser...

 

Abracoa

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony, ache estranho, mas deduzi que fosse ppm e não dgh. Logo o resultado é 8 e 3 . Não estou a ver ninguém a contar 80 gotas. Lol.

 

Realmente não é normal, alguma coisa tem que ser...

 

Abracoa

boas o gh deu me 4 gotas

e o kh deu 3 gotas.

no papel e que diz que dever ser multiplicado por 20 no caso do gh e por 10 no kh dai dar os 80 e 30

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande confusão que vai por ai...

 

vamos assumir então que são ppm...

 

GH = 80ppm = 80 x 0,056 = 4,48 dh

KH = 30ppm = 30 x 0,056 = 1,68 dh

 

Por outras palavras, a água é muito mole e tem pouco efeito tampão... o ph vai variar imenso de acordo com as variações KH.

 

Agora, a dúvida é se a água da torneira (supostamente PH 6) se mantem assim ou se vai aumentar em repouso... faz lá o teste à água da rede... guarda o copo durante 24 horas aberto e depois faz o teste.... aposto que já não vai ser 6...

 

Como tens pouco KH o que vai acontecer é que o ph da água vai mudar imenso cada vez que houver uma alteração nos parâmetros.

 

 

Solução?.. Bem... sei lá... aumentar o efeito tampão suponho mas isso vai aumentar, naturalmente, o ph.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Evax ultra resolvia isso lol...

 

No meu caso a agua sobe naturalmente o ph.

 

Mesmo num copo... Mas eu não sou exemplo deixeI de fazer testes, como sou daltónico mais vale não mexer do que fazer pior.

 

Mas isto não é conselho para ninguém

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande confusão que vai por ai...

 

vamos assumir então que são ppm...

 

GH = 80ppm = 80 x 0,056 = 4,48 dh

KH = 30ppm = 30 x 0,056 = 1,68 dh

 

Por outras palavras, a água é muito mole e tem pouco efeito tampão... o ph vai variar imenso de acordo com as variações KH.

 

Agora, a dúvida é se a água da torneira (supostamente PH 6) se mantem assim ou se vai aumentar em repouso... faz lá o teste à água da rede... guarda o copo durante 24 horas aberto e depois faz o teste.... aposto que já não vai ser 6...

 

Como tens pouco KH o que vai acontecer é que o ph da água vai mudar imenso cada vez que houver uma alteração nos parâmetros.

 

 

Solução?.. Bem... sei lá... aumentar o efeito tampão suponho mas isso vai aumentar, naturalmente, o ph.

ok vou fazr o teste à agua da rede. o que me aconselha para aumentar a os valores? e nao vai fazer mal aos peixes visto o ph ainda subir mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz o teste primeiro e depois já se vê... há várias maneiras de aumentar o tampão mas cada caso é um caso... temos que pensar no que se passa ai e como estabilizar o ph.

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz o teste primeiro e depois já se vê... há várias maneiras de aumentar o tampão mas cada caso é um caso... temos que pensar no que se passa ai e como estabilizar o ph.

 

 

Abraços

 

Tony

ja fiz o teste passou mais de 24 horas a agua dentro do copo nao sei se interfere com os valores.

os testes deram: quando sai da torneira o PH e de 6.

24 horas (mais umas horas) ficou entre 7 e 7.4 (a cor esta entre isso).

que acha que devo fazer mas aumentar o KH e estabilizar os parâmetros da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é uma água belíssima para camarões... Só a mim é que me calha água com ph 8, gh de 6 e kh de 4... bolas, bolas, bolas :(

 

Quanto ao que deves fazer... esquece... não mexas... a tua água no aquário não anda a subir, apenas está a libertar o CO2 que vem com ela da rede... como fizeste o teste e a água "arejada" é praticamente igual à do aquário, está tudo bem. Se a água no aquario tivesse um ph muito superior ao que saia da torneira depois de arejada podias ter qualquer coisa dentro do aquário mas assim, eu não mexia.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada tony.

entao isso nao vai prejudicar os meus peixes ou as plantas?

eu tenho um CO2 caseiro a funcionar no aquario isso é prejudicial ou nao ha problema. (sei que aqueles de botija sao melhores mas para ja esta crise para apostar nisso).

quanto aos camaroes para a semana ja tenho outro aqua so para eles ;) mas esses foi eu próprio que fiz com umas caixas da vodafone.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é uma água belíssima para camarões... Só a mim é que me calha água com ph 8, gh de 6 e kh de 4... bolas, bolas, bolas :(

 

Quanto ao que deves fazer... esquece... não mexas... a tua água no aquário não anda a subir, apenas está a libertar o CO2 que vem com ela da rede... como fizeste o teste e a água "arejada" é praticamente igual à do aquário, está tudo bem. Se a água no aquario tivesse um ph muito superior ao que saia da torneira depois de arejada podias ter qualquer coisa dentro do aquário mas assim, eu não mexia.

 

Abraços

 

Tony

obrigada tony.

entao isso nao vai prejudicar os meus peixes ou as plantas?

eu tenho um CO2 caseiro a funcionar no aquario isso é prejudicial ou nao ha problema. (sei que aqueles de botija sao melhores mas para ja esta crise para apostar nisso).

quanto aos camaroes para a semana ja tenho outro aqua so para eles ;) mas esses foi eu próprio que fiz com umas caixas da vodafone

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não vejo problema mas se te variar muito o ph, podes tirar a mangueira durante a noite (nunca fechar) e metes durante o dia... isso só para evitar que o co2 durante a noite se acumule mais e faça mal à fauna apesar de que, com co2 caseiro, isso não ser muito comum acontecer.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.