1º Plantado de 300L


SrTobias

Recommended Posts

Se puseres um pouco de comida todos os dias, estás a alimentar e a fomentar o crescimento das bactérias necessárias para a redução da amónia (proveniente da decomposição da comida) em nitratos.

 

Basicamente estás a ajudar a colonizar o filtro com as bactérias necessárias ao ciclo do azoto. Assim, quando puseres os peixes, o ciclo estará feito, e terás bactérias suficientes para consumirem os produtos originados pela decomposição da comida e das fezes dos animais.

 

Se não houver bactérias suficientes a produção de amónia irá aumentar até níveis tóxicos para os peixes.

 

Para perceberes a importância de pôres comida todos os dias lê este tópico

 

http://www.aquariofi...pic=199032&st=0

 

Repara no que ele concluí no post #15! ;)

 

Abraço

 

 

Obrigado Paul, :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Helimax encaixa perfeitamente nas mangueiras da Eheim 16/22, que são as mangueiras que eu uso no Eheim 2180 sem qualquer estrangulamento, isso podes confiar a 100%

 

Se falares com o Nuno do Quadro Vivo ele dir-te-á qual é o diâmetro das mangueiras que a bomba utiliza

 

Vou falar então com ele para ver se consigo ter um reactor. Já agora, achas que o reactor faz muito barulho a trabalhar ou não é nada de especial?

 

Não sei há quanto tempo estás a ciclar o aquário, mas o ideal será pores um bocado de comida dos peixes todos os dias (não te esqueças de pôr todos os dias, é muito importante) durante duas a 3 semanas e só depois pôres 3 a 5 peixes (os corydoras são uma excelente opção). As introduções seguintes devem ser separadas de uma semana (preferencialmente) e sempre poucos peixes de cada vez

 

O aquário está montado desde dia 16 deste mês. Relativamente à questão da comida de peixe para criar as bactérias, penso não ser necessário uma vez que uma das matéria filtrantes que tenho é o Bio Rio da Ada que já tem bactérias. Achas que mesmo assim deveria pôr comida? Pelas análises que tenho feito à água, o Ciclo está a progredir bem.

 

Deixo aqui uns números de análises feitas, sendo que hoje irei actualizá-los com novos testes que vou fazer mais ao final do dia:

 

captureisw.png

Editado por SrTobias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O reactor não faz barulho nenhum, funciona através do fluxo criado pelo filtro.

 

Em relação às bactérias, não é pq tens as bactérias que não tens de colocar comida, pois é pela produção de amónia que elas se alimentam, se só colocares bactérias e não alimento para elas, as bactérias acabam por morrer

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica.

 

Já agora... devia colocar isto no teu post, mas vai já por aqui a pergunta: no teu setup usaste leds iguais aos meus, e referes também que tens um sistema de nascer / pôr do sol da TMC. O que tens é o "Aquaray 2 Channel Controller"?

 

Em caso afirmativo, basta ter este módulo e ligar os dois cubos de leds que tenho, fazer a programação e fica a funcionar, ou tenho que ter mais algum equipamento adicional para fazer este efeito?

 

Li o teu post e faz todo o sentido que dizes... realmente ter as luzes a ligar de repente é capaz de ser um choque grande para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas análises feitas hoje:

 

captureprl.png

 

 

Parece-me que o ciclo está com bom andamento, e dependendo da evolução na próxima semana talvez no próximo fim de semana já lá ponha uns peixinhos para dar vida à coisa!

 

Entretanto aumentei o caudal de CO2 para ver se o drop-checker ficava com a cor pretendida, e parece-me que já consegui. Ora vejam lá e digam-me se estou a ver bem:

 

img2274yd.jpg

 

 

Um teste que estou a fazer, e isto para ver se consigo dar à volta da distribuição de CO2 no aquário sem recurso a um reactor, foi colocá-lo na Sump no compartimento da bomba de água. Vou deixar o CO2 ligado durante a noite toda e amanhã vejo se o drop-checker se mantém inalterado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim está melhor mas acho que continua verde demais...acho eu!!

 

O controlador que tenho acho que é esse mesmo que tenho, fui ver o nome e ele não apenas diz AquaRay Control, mas sim tem 2 canais. Ligas um canal a uma calha, ligas o outro canal a outra calha.

 

Aos outros dois canais das calhas ligas uma tomada com relógio das normais, os canais que têm o controlador ligam 30min mais cedo em modo "degradê" e quando ficarem nos 100% programas o outro canal das calhas a ligarem através da tomada relógio

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai mais uma actualização deste aquário.

 

No passado Sábado tivemos os 1ºs moradores no aqua, 4 Tetra neons, 4 Hemigrammus rhodostomus (Nariz de bêbado), 5 Otocinclus affinis, 6 julii e 14 Caridinas japonicas.

 

De referir que nesse mesmo dia antes de ir comprar os peixes fiz testes à água e ainda tinha 1 ppm de Nitrito, o que quase invalidava a compra dos bichos. Mas falando com a pessoa da loja, e tendo em conta que o aquário "cicla" bem a água, resolvi trazer um produto da Hagen, o Nutrafin Cycle, que ajuda a baixar Amónia e Nitritos. No dia seguinte a ter os peixes fiz novos testes, e os Nitritos baixaram para 0 ppm e a Amónia subiu ligeiramente para 0,1 ppm (antes dos peixes tinha 0).

 

No próximo Sábado vou ter mais Neons e Narizes para ficar com dois cardumes jeitosos!

 

Quanto à flora, penso que finalmente a coisa está a "pegar". As plantas estão mais saudáveis, já não tenho pés a boiar como tinha sido comum na 1ª semana e meia, e estou sempre a fertilizar. Ainda não é com fertilizantes em pó uma vez que estou ainda à espera deles desde a semana passada, por isso tem sido com os líquidos da Seachem.

 

Deixo-vos umas fotos, infelizmente sem grande qualidade porque o jeito não é muito e a máquina não ajuda... a ver se agora quando fizer anos sou surpreendido com uma máquina como deve ser :cool2:

 

img2296s.jpg

 

 

img2300io.jpg

 

(estes meninos limparam este tronco todo na 1ª noite...)

img2303oq.jpg

 

 

(nota-se já criação de algumas algas nos vidros)

img2323kl.jpg

 

 

 

img2324n.jpg

 

 

 

img2327g.jpg

Editado por SrTobias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim está melhor mas acho que continua verde demais...acho eu!!

 

O controlador que tenho acho que é esse mesmo que tenho, fui ver o nome e ele não apenas diz AquaRay Control, mas sim tem 2 canais. Ligas um canal a uma calha, ligas o outro canal a outra calha.

 

Aos outros dois canais das calhas ligas uma tomada com relógio das normais, os canais que têm o controlador ligam 30min mais cedo em modo "degradê" e quando ficarem nos 100% programas o outro canal das calhas a ligarem através da tomada relógio

 

Bom, fui na tua conversa e lá comprei também os controladores de nascer e pôr do sol! Mas acabei por ter de comprar um controlador para cada cubo de leds porque o controlador dá para mais de um cubo, desde que não seja o Aquabeam 1500...

 

Já agora vê na foto se são iguais aos teus.

 

img2332q.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jpospr, deixa-me agradecer-te a ajuda que me deste relativamente ao reactor de CO2, assim como o uso de CO2 com sump.

 

Acabei por não comprar um reactor propriamente dito, mas um conjunto de duas coisas que fazem o mesmo efeito: uma bomba de áqua (bem pequena) com um difusor da AquaGro (Power Diffuser 500). A vantagem deste sistema para mim foi o de não ter de fazer o costume com um reactor tradicional: colocá-lo a meio do tubo que leva a água da sump com a bomba para o aqua.

 

Com este sistema, envio água para o difusor com a bomba, o CO2 entra também no difusor, e a água sai já com o CO2 diluído (mesmo princípio do reactor). Depois aponto a saída dessa água para a entrada da bomba de água que suga para o aqua. Espero terem entendido o que disse, mas para ajudar aqui vai uma foto da coisa (menos da bomba que por tão pequena que é nem se vê :fart004: ).

 

img2334u.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai mais uma actualização deste aquário.

 

No passado Sábado tivemos os 1ºs moradores no aqua, 4 Tetra neons, 4 Hemigrammus rhodostomus (Nariz de bêbado), 5 Otocinclus affinis, 6 julii e 14 Caridinas japonicas....

No próximo Sábado vou ter mais Neons e Narizes para ficar com dois cardumes jeitosos!...

 

 

boas

 

acho que inseres muitos peixes ao mesmo tempo no aqua, penso que um membro aqui já te explicou que só se deve meter no maximo cinco..

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boa noite aquariófilos!

 

Depois de largos meses sem actualizações a este post, eis que reinicio a actividade com umas fotos actuais do aquário, mas antes deixem-me contar-vos o que se passou entretanto (não se preocupem que não vai sair um grande testamento :character0050: ).

 

Tivemos dois pontos críticos:

  1. Um dia olhámos para o aquário e pensámos "Epá, isto não está nada como queríamos" - foi o suficiente para no dia a seguir (vá lá que tivemos este pensamento numa 6a Feira) tirar os peixes todos do aquário, remodelar o hardscape, comprar a rocha grande que se vê nas fotos do lado esquerdo do áqua, plantar massivamente Cryptocoryne wendtii "green", e mais umas pequenas afinações. O resultado é o que está à vista... espero que gostem. Para nós fez uma diferença enorme, e achamos que a população que lá reside também gostou!
  2. Outro dia, acabou o CO2. Entre afazeres de trabalho e outros problemas, estivemos praticamente duas semanas sem carregar a garrafa de CO2, e sem fertilizar. O resultado foi um crescimento de todo o tipo de algas que possam imaginar. As que ganharam a corrida foram a Spirogyra e a Black-Beard. O aquário ficou praticamente irreconhecível (parecia mato) durante algum tempo, sempre a tentarmos limpar as rochas com escovas de dentes e puxar os fios da Spirogyra. Aliado ao facto de não termos muitos "limpadores" de algas, a situação estava impossível. Tínhamos uns camarões que tinham sido adquiridos inicialmente como sendo Caridinas japonica, tal não se verificou, e eram afinal Neocaridinas (não sei que espécie em concreto) que não fazem nada demais a não ser reproduzirem-se tipo ratos na Sump. A solução milagrosa surgiu numa das visitas à Aqua-Eden, onde expliquei ao Rui o meu problema e ele arranjou uma soluçao milagrosa - usar o Algae Stop (Equo), e comprar Caridinas japonicas. Se não me falha a memória, o tratamento demorou 7 dias, e em 3 semanas o aquário modificou-se completamente. Claro está que ainda hoje, e vão ver nas fotos que se seguem, ainda tenho bastantes algas, mas nada se compara ao que estava, e até dão um ar engraçado às sepas e às rochas.

 

Pronto, vou parar de falar e passo a expor algumas fotos tiradas hoje ao aquário. Os vossos comentários são e sempre serão bem vindos!

 

 

dsc0556c.jpg

 

 

dsc0558tn.jpg

 

 

dsc0560gn.jpg

 

 

dsc0561n.jpg

 

 

dsc0562i.jpg

 

 

dsc0563oo.jpg

 

 

dsc0566jf.jpg

 

 

dsc0569pu.jpg

 

 

dsc0570b.jpg

 

 

dsc0574ha.jpg

 


dsc0576z.jpg

 

 

dsc0584bz.jpg

 

 

dsc0587a.jpg

 

 

dsc0588z.jpg

 

 

E pronto, espero que tenham gostado!

Editado por SrTobias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.