Novo projecto plantado 1º experiência (O melhor de 2 mundos)


Recommended Posts

Boas a todo o pessoal,

 

Em tempos cheguei a ter um pequeno aquario de agua quente quando era muido, e o meu sonho de ter um aquario na sala da minha própria casa esteve sempre presente até que esse tempo chegou, e tinha que ser um plantado com discus sem duvida.

 

Decidi que queria um aqua quase que dividido em 2 temáticas, a praia e a amazonia, tentar criar 2 ambientes num só aqua!!!

 

Aqua 120x40x60 120l

Filtro Ehein 2215 (620l/h)

Aquecedor Ehein 3616 150w

Iluminação Boyu 118w

Co2 TMC com valvula solenoide botija 562g (1 bolha p/segundo)

 

Temp - 28º

PH - 7

Amonia - 0

Nitratos - 0.5

 

 

 

Comecei po comprar o aqua num site online a uma pessoa que estava a desmontar o seu neste estado (desculpem não colocar a montagem pois esqueci-me de tirar fotos :0) )

 

fotografia3o.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

Vinha com filtro interno mas após a montagem pareceu-me que o filtro e a iluminação não irriam ser suficientes para o objectivo que queria e a longo tempo só ma traria problemas então optei por retirar o filtro e comecei a por a madeira de molho para começar a ganhar peso e comprei um filtro externo

 

 

fotografia4y.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Depois acabei por retirar a tampa e comprar uma iluminação nova da boyu com 118w com calha externa e coloquei os meus primeiros neos azuis e laranja

 

 

fotografia5b.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Depois de instalados, tive que substituir o aquecedor de origem pelo da ehein pois estava me sempre a oscilar bastante a temperatura e depois coloquei as minhas plantinhas

 

fotografia7.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

A minha ideia para o aqua era ter o melhor de 2 mundos, um lugar de areia tipo praia e outro de amazonia com madeira e plantas, é esta a ideia que tentei recriar

 

 

fotografia8d.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

fotografia9.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Depois foi só instalar o co2 para por estas plantinhas a correr...

 

fotografia6s.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

 

 

Neste momento aguardo o seu crescimento e aguardo a chegada dos novos inquilinos para os colocar e voltar a por mais fotos da continuação do meu aqua.....

 

Um abraço ao pessoal e deixem a vossa opinião naquilo que possa vir a ter cuidado e com ideias para melhorar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Gosto bastante do aspecto final, só uma questão, em 100 litros é muito complicado manter discus, o pessoal "Fish Police" vai te dar na cabeça lol.

 

Os discus são peixes que gostam de ter companhia (mais discus) e precisam de muito espaço, penso que o mínimo aceitável serão 250l, mas alguém me virá corrigir se estiver errado.

 

De qualquer das formas, tens um bom aquário para ter espécies muito engraçadas sem ser os discus.

 

Abraços e boa sorte

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal, eu pensei em colocar 20 neons e 4/6 discos nao mais do que isto! Que acham??? Em relação ao relvado a ver se cresce mas os limpa fundos ainda nao decidi nem limPá vidros pois estou a espera que cheguem outros diferentes daqueles que tem lá! Vocês que aconselham???

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho que deves começar a fertilizar,quanto ao ficar com as pontas castanhas (melting) costuma ser normal devido á mudança de ambiente/parametros de água,aguarda com paciência por desenvolvimento delas mas aconselhava-te a começar já a fertilização e se tiveres oportunidade retira a fauna para outro aqua e deixa "bombar co2 aí 1 dia ou 2...foi o que fiz no meu...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado costa pela ajuda, infelizmente ainda estou a montar o outro Aqua de 80 l que vai servir de apoio e nao tenho como retirar para já as plantas! Já deitei fertilizante liquido e achas que agora devo esperar? Devo podar as folhas mais castanhas ou deixo estar???

 

Em relação ao filtro faz 620l / h , achas insuficiente???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Há quem diga que para um plantado a filtragem ideal será 5x a litragem do aqua por hora,o que para o teu seria de +/- 1250 lts/h ,mas isso é como digo,acho que não há formulas exatas...eu referia-me mesmo era a tirares os peixes e exagerar um bocado no co2 para as plantas arrebitarem...fertilizar com micronutrientes de inicio ...podar,dá quase sempre bom resultado pois as plantas reagem sempre á poda e ganham sempre mais força...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao filtro pra já vou deixar estar este, se vir que nao chega, passo na loja e troco por outro melhor! Existe alguma forma de reparar que o filtro nao esta a ser suficiente??? É que eu tenho a ideia que esta a funcionar muito bem!!

 

Em relação as plantas deitei o fertilizante liquido e aumentei o CO2 para 1 bolha por segundo e fiz a poda das folhas que estavam a amarelar! Quanto tempo é que acham que demora a se notar alguma diferenca???

 

Obrigado a todos vos pela paciência e ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao filtro pra já vou deixar estar este, se vir que nao chega, passo na loja e troco por outro melhor! Existe alguma forma de reparar que o filtro nao esta a ser suficiente??? É que eu tenho a ideia que esta a funcionar muito bem!!

 

Em relação as plantas deitei o fertilizante liquido e aumentei o CO2 para 1 bolha por segundo e fiz a poda das folhas que estavam a amarelar! Quanto tempo é que acham que demora a se notar alguma diferenca???

 

Obrigado a todos vos pela paciência e ajuda

 

Boas,

Esse filtro é bigsmile deve é adquirir outro igual quando tiver tempo $$$$$$, pois o ideal será ter 2 a trab. e ir alternando a limpeza.

Esse aq. tem 288L, uteis deve ter uns 260L, Pode ter sem problemas uns 6 disquinhos. O único senão é a altura 40 cm é curto e vão ter tendencia qundo crescerem a andarem encolhidos, o ideal seria 50 cm.

Tem demasiada altura de areão á frente. Essa areia mais fina sobre o lado esq. irá desaparecer, aconselho a retirar o areão que tem por baixo da areia e deixar só uns 2 cm de areia fina e vai ficar 5*. Como os 40 cm na minha opinião são curtos devia aproveita-los todos.....

Atençao que esse aquecedor poderá ser curto quando chegar o Inverno.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao aquecedor tenho mais 2 guardados pro inverno! E meter outro filtro nao é muita coisa no Aqua! Isto daqui a pouco é só tubos e nada de peixes! Em reLacao ao areao arrependi me de nao ter comprado o da elos, tinha material pra um tempão! Agora acho que vou deixar estar como esta pois teria que tirar tudo do sítio agora! Vou ver se me aguento assim! Em relação ao filtro se este nao aguentar monto um maior!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tentares delimitar a fronteira da areia com o areao, com umas pedras maiores ou algo assim natural, consegues evitar que haja misturas..ou pelo menos consegues evitar grandes misturas, e podes ter umas cory todas contentes em ambos os tipos de fundo.

Em relação ao filtro, efectivamente deverias andar nos 1000L/h ou mais.

Se podes trocar de filtro fa-lo já, antes de introduzires mais fauna. Claro que a hipotese de colocares um segundo filtro é igualmente viavel, se não for mesmo melhor.

O problema é a questão do espaço e eventuais consumos energéticos.

 

De resto esta a ficar muito bonito.

Vai-me dizendo como corre a experiencia do relvado, pois estou a tentar fazer exactamente o mesmo.

 

Cumprimentos,

João Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

se é de 120 lts o filtro é ok

mas aviso-te desde já que não deves ter só 1 corydora,deves ter no minimo 5/6 e da mesma especie para elas se sentirem bem....quanto ao facto dela andar á tona...daqui a uns dias vais querer que ela ande lá sempre...o teu lindo tapete vai parecer o chão de um estaleiro :onfire:!!!

Que limpa vidros compraste?

Abraço

Editado por costa1975
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.