Duvida em Calha led diy


Recommended Posts

Ola amigos, eu sou dos aquarios de agua doce aquecida mas venho postar aqui porque como o pessoal da agua salgada é mais experiente em leds, talvez me saibam ajudar.

Estou a apensar usar leds num aquario de 120x41x43,5 e ja vi muitos posts de calhas diy mas continuo com uma duvida:

Vamos supor que compo 20 leds e distribuo pelo aquario. Leds de 5w va....( nao estou a fazer contas). E que eu pretendo ter uns 0,7w/L... Nunca sabemos quantos watts/lumens temos ao certo nao é?

 

A montagem vai ser um estilo holandes, ou seja, super plantado, como tal o solo vai ter que ser bem iluminado.

Vamos supor que compro estes leds:

http://www.aqualed-light.com/pdfs/5W_PG1C-5Lxx_v2.0.pdf

Vi na net que 0,7w/L corresponde prai a 60/65lumens/L

Visto que essas leds Têm prai 400lumens, vamos fazer contas... 200L brutos(uso brutos?) x 65(lumens necessarios por litro) = 13000. Preciso de 13000 lumens. 13000/400(lumens de cada led) = 32,5

Preciso de 32 leds destes...é assim?

 

Depois ainda tem a parte dos angulos...este tem um angulo de 140 graus. Tinha que fazer contas aos angulos:

Ora... Vamos imaginar que faço 3 filas de leds:

O. O. O. O. O. O. O. O. O. O. O. O.

O. O. O. O. O. O. O. O. O. O. O

O. O. O. O. O. O. O. O. O. O. O. O.

 

120cm a dividir por 12(numero de leds por fila) = 10 ou seja, um angulo de 15 graus dava para nao deixar nenhuma zona sem luz e emitia bastanta luz para o solo.

Pessoalmente acho 15 graus muito pouco mas apenas quero-me fazer entender e perceber como é que posso fazer.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Assim nao faz sentido...

32 leds x 5w = 160w lol isso é uma locura! Se eu usasse supomos 120w com lampadas, com leds devia ir para os 70w.... Em que eu errei?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo, só agora consegui vir ao computador, mas estou de saída, mais logo com calma eu tento ajudar naquilo que conseguir, á partida não precisa de tanta iluminação

até logo

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo, só agora consegui vir ao computador, mas estou de saída, mais logo com calma eu tento ajudar naquilo que conseguir, á partida não precisa de tanta iluminação

até logo

abraço

 

Obrigado sr afonso! Ate logo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diodo

vou tentar ajudar o melhor que puder, penso que começar por explicar como está montada a minha calha talvez seja útil vai tirar dúvidas e depois vá perguntando , até pode aparecer alguém com mais conhecimentos que dê outras ideias.

evidentemente que hoje faria a calha de maneira diferente, a nossa cabeça não pára e estamos sempre a inovar.

como sabe eu fiz a minha calha para o salgado portanto as exigencias são outras mas foi assim:

aquário com 160x60x60cm calha com 140x35x9cm conforme vou tentar meter umas fotos

Tinha uma calha com HQI's e T5 = 700W

esta de leds tem 127 leds de 3W =381W, tenho mais luz e muito menos consumo

cada led destes trabalha entre os 3,2V e os 3,8V assim estão ligados em grupos de 10 em série e ligados através de um transformador de 36V. da seguinte forma:

3 grupos de 10 leds ligados a um transformador de 36V. de 100W/3A - cada grupo destes (10+10+10) soma 90W e tem um consumo de 2,5A assim este transformador está ligeiramente folgado, o que permite maior duração e um pouco menos aquecimento.

como pode ver tenho 4 conjuntos destes e os outro 7 leds tem um pequenos transformador á parte, já foi um upgrade.

 

não esquecer os ventiladores pois o conjunto aquece

DSCF3406.jpg

 

DSCF3361.jpg

 

DSCF3363.jpg

 

aqui as moonligth acesas

DSCF3380.jpg

 

DSCF3379.jpg

 

só as brancas

DSCF3389.jpg

 

só as azuis

DSCF3388.jpg

 

e o conjunto

DSCF3392.jpg

 

e agora o aspecto final

todosodLeds.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á sua calha penso que a escolha de leds de 5W é uma boa opção pois para já, tem muito menos trabalho em soldaduras, parece-me que a potencia de 110W ou seja 22 leds de 5W é suficiente para o seu sistema, se a calha que fizer tiver folga mais tarde tem sempre hipótese de aumentar o número de leds (se necessário). a distribuição deve ser uniforme tanto quanto possível para não haver zonas de sombra, por ter medo disto é que eu escolhi leds de 3W como são mais não há zonas de sombra, mas hoje escolheria os leds de 5W pois tive uma trabalheira dos diabos.

Tenha em consideração os preços dos diversos materiais, pois diferem em relação aos de 3W, deixo-lhe um ou dois link's de onde eu comprei todo o material assim pode verificar preços, potencias, lúmens e temperatura de cor que também é importante

http://www.ebay.es/i...=item19d1fb8d98

http://www.ebay.es/i...=item19d1fb8ddf

vou estando disponivel

um abraço

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado sr afonso!!

Percebi tudo e fez tudo sentido! Mas tenho umas duvidas.

Voce disse 22 leds de 5w, ora, isso da 110w... Visto que se eu utilizasse lampadas t5, e quizesse utilizar 0,7w/L entao utilizaria uns 140w. Visto que vou usar leds, deveria ficar quase em metade, ou seja, uns 80w...não?

E na parte das contas, se tudo estiver certo, vi que tinha que utilizar 13000 lumens e 22(leds) x 400(lumens que cada ked tem) = 8800, ou seja....falta lumens aqui...nao?

 

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Diogo

20 leds de 5W = 100W devem chegar, (experiencia prática apenas), embora na verdade tudo dependa dos Lumens que se pretenda, a verdade é que de marca para marca existe uma grande variação nestas especificações, pelo que tenho lido os leds CREE são talvez os mais eficientes, mas também um pouco mais caros, parece-me agora que você tem de estabelecer qual a quantidade de luz que pretende e depois em função disso escolher os leds.

espere mais um pouco pois certamente haverá aqui algum membro mais habilitado que queira dar uma ajuda.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizei leds cree XP com potência máxima de 3W (317 lumens cada a 1A. Dá para puxar para 1.5A e ir para os 400 e tal lumens mas não vi necessidade). Tenho uma calha montada com 10 leds desses (consumo 30W) e um pouco mais de 3000 lumens... o que para um aquário de 60 x 35 x 30 e mais do que suficiente. Para um aquário com o dobro da largura meteria uns 25 leds desses (75W) mas há aqui dois fatores a ter em conta.

 

1. Precisa de arranjar arrefecimento porque se 10 leds já fervem mesmo com barras dissipadoras, 25 então... tem que arranjar um esquema qualquer de duas ventoinhas laterais a puxarem o ar e mandarem o ar fora do outro lado.

 

2. Na minha primeira versão da calha, apontei os leds diretos para baixo por detrás de um vidro. O ângulo útil é acima de 140 graus. Metade da sala também ficava iluminada. Na segunda versão, utilizei lentes de 42 graus que me concentraram a luz para o aquário. Se fizesse hoje, tentaria com uma lente de maior abertura (na altura não havia) mas sempre qualquer coisa abaixo dos 90 graus.

 

Com isso acredito que faça crescer qualquer tipo de planta. Há um utilizador aqui no fórum (jpospr) que tem um aquário de 540 ltrs e que utiliza duas ou três Beams 1000 da TMC. Ora cada Beam daqueles leva 10 leds Cree XPG. O aquário dele está espetacular.... se ele faz isso com 20 ou 30 leds destes, então 25 para um aquário do seu género, deve ser canja.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizei leds cree XP com potência máxima de 3W (317 lumens cada a 1A. Dá para puxar para 1.5A e ir para os 400 e tal lumens mas não vi necessidade). Tenho uma calha montada com 10 leds desses (consumo 30W) e um pouco mais de 3000 lumens... o que para um aquário de 60 x 35 x 30 e mais do que suficiente. Para um aquário com o dobro da largura meteria uns 25 leds desses (75W) mas há aqui dois fatores a ter em conta.

 

1. Precisa de arranjar arrefecimento porque se 10 leds já fervem mesmo com barras dissipadoras, 25 então... tem que arranjar um esquema qualquer de duas ventoinhas laterais a puxarem o ar e mandarem o ar fora do outro lado.

 

2. Na minha primeira versão da calha, apontei os leds diretos para baixo por detrás de um vidro. O ângulo útil é acima de 140 graus. Metade da sala também ficava iluminada. Na segunda versão, utilizei lentes de 42 graus que me concentraram a luz para o aquário. Se fizesse hoje, tentaria com uma lente de maior abertura (na altura não havia) mas sempre qualquer coisa abaixo dos 90 graus.

 

Com isso acredito que faça crescer qualquer tipo de planta. Há um utilizador aqui no fórum (jpospr) que tem um aquário de 540 ltrs e que utiliza duas ou três Beams 1000 da TMC. Ora cada Beam daqueles leva 10 leds Cree XPG. O aquário dele está espetacular.... se ele faz isso com 20 ou 30 leds destes, então 25 para um aquário do seu género, deve ser canja.

 

Abraços

 

Tony

 

 

Tonych, muito obrigado! Ajudaste muito!!

Entao vamos la a 'contas'...

Bem..eu ja ia comçar aqui a fazer contas...mas ja estava a complicar....o que eu pretendo é nao umailuminaçao muito forte para nao aumentar demasiado o metabolismo....

Usaste leds de 3w mas tens 30cm de altura..eu com 43,5 de altura nao era melhor 5w? Ou da bem 3w?

Quanto ao angulo podia por uns 60 graus...

 

O. O. O. O. O. O. O. O.

O. O. O. O. O. O. O.

O. O. O. O. O. O. O. O.

 

Para os leds ficarem desta forma, compraria 23 leds e entao se eu achasse luz de mais poderia regular. Estou a falar com leds de 3w, ficarei a espera de opinioes quanto aos 5w ou 3w...

Se for leds de 5w terei de usar menos...

 

Se 23leds de 3w dao um total de 69w, com leds de 5w teria de comprar 14 leds..

 

O. O. O. O. O

O. O. O. O

O. O. O. O. O

 

A vantagem a meu ver é que o fundo iria ser muito melhor iluminado, o que é importante porque como vai haver muitas plantas ao lado umas das outras......

 

agradeço mais uma vez a si e ao Sr Afonso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usaste leds de 3w mas tens 30cm de altura.

 

tenho 35cm de altura e os leds estão 6cm por cima do aquário portanto estão a 41cm do fundo. A frente tenho uns 4cm de substrato portanto fica em 36cm mas não me parece que faça grande diferença. O jpospr tem 50cm de profundidade se não me engano. No teu caso preocupava-me em arranjar as lentes primeiro. Quando eu comprei, o melhor que consegui foi 42 graus. Ouvi dizer que já havia com mais graus mas não procurei e não sei se servem para os xp-g pois essas lentes são específicas para cada tipo de led.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

tenho 35cm de altura e os leds estão 6cm por cima do aquário portanto estão a 41cm do fundo. A frente tenho uns 4cm de substrato portanto fica em 36cm mas não me parece que faça grande diferença. O jpospr tem 50cm de profundidade se não me engano. No teu caso preocupava-me em arranjar as lentes primeiro. Quando eu comprei, o melhor que consegui foi 42 graus. Ouvi dizer que já havia com mais graus mas não procurei e não sei se servem para os xp-g pois essas lentes são específicas para cada tipo de led.

 

Podes-me enviar o link da montagem do teu aquario? O teu fundo entao esta bem iluminado, certo? As minhas leds entao iriam estar a 50cm do fundo, sim nao faz muita diferença....tambem dizer que nao aumentaste a potencia toda... Nesse caso eu poderia aumentar se precisasse..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As medidas do meu aqua são 150x60x60, como o Tony disse utilizo 3x AquaBeam 1500 XG Ultima, cada Aquabeam tem 10 Leds de 10.000k com uma lente de 120º e pelas especificações da TMC tem mais potencia em 52% que o Aquabeam 1000 pois utiliza Leds CREE XP.

 

No meu caso eu desprezava a altura que os leds estão até à coluna de água, pois sejam 10cm ou 15cm o importante é mesmo a massa de água que a luz tem de atravessar para chegar ao solo. Não considero um factor importante a distancia dos leds à superfície da água e parece-me desprezível, obviamente que esse factor não deverá ser contabilizado desde que a distancia não seja muito grande, aqui julgo até que o mais importante até seja que quanto mais altos estiverem maior será a área final abrangida pelos leds.

 

No teu caso apesar de teres uma altura relativamente baixa, o teu objectivo é bastante exigente. Julgo que terás que ter bastante intensidade para que as plantas de fundo tenham a intensidade de luz mínima para o seu crescimento saudável, isto para dizer que realmente deves apostar em leds potentes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diodo

vou tentar ajudar o melhor que puder, penso que começar por explicar como está montada a minha calha talvez seja útil vai tirar dúvidas e depois vá perguntando , até pode aparecer alguém com mais conhecimentos que dê outras ideias.

evidentemente que hoje faria a calha de maneira diferente, a nossa cabeça não pára e estamos sempre a inovar.

como sabe eu fiz a minha calha para o salgado portanto as exigencias são outras mas foi assim:

aquário com 160x60x60cm calha com 140x35x9cm conforme vou tentar meter umas fotos

Tinha uma calha com HQI's e T5 = 700W

esta de leds tem 127 leds de 3W =381W, tenho mais luz e muito menos consumo

cada led destes trabalha entre os 3,2V e os 3,8V assim estão ligados em grupos de 10 em série e ligados através de um transformador de 36V. da seguinte forma:

3 grupos de 10 leds ligados a um transformador de 36V. de 100W/3A - cada grupo destes (10+10+10) soma 90W e tem um consumo de 2,5A assim este transformador está ligeiramente folgado, o que permite maior duração e um pouco menos aquecimento.

como pode ver tenho 4 conjuntos destes e os outro 7 leds tem um pequenos transformador á parte, já foi um upgrade.

 

não esquecer os ventiladores pois o conjunto aquece

DSCF3406.jpg

 

DSCF3361.jpg

 

DSCF3363.jpg

 

aqui as moonligth acesas

DSCF3380.jpg

 

DSCF3379.jpg

 

só as brancas

DSCF3389.jpg

 

só as azuis

DSCF3388.jpg

 

e o conjunto

DSCF3392.jpg

 

e agora o aspecto final

todosodLeds.jpg

 

Boas Afonso,

 

É bom ver o resultado final, esta com muito bom aspecto e parece que funciona na perfeição!!!

 

Como está a se comportar o aquecimento dos leds ?

 

qual a sua opnião em relação a iluminação anterior e aos leds ?

 

Cumprimentos,

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As medidas do meu aqua são 150x60x60, como o Tony disse utilizo 3x AquaBeam 1500 XG Ultima, cada Aquabeam tem 10 Leds de 10.000k com uma lente de 120º e pelas especificações da TMC tem mais potencia em 52% que o Aquabeam 1000 pois utiliza Leds CREE XP.

 

No meu caso eu desprezava a altura que os leds estão até à coluna de água, pois sejam 10cm ou 15cm o importante é mesmo a massa de água que a luz tem de atravessar para chegar ao solo. Não considero um factor importante a distancia dos leds à superfície da água e parece-me desprezível, obviamente que esse factor não deverá ser contabilizado desde que a distancia não seja muito grande, aqui julgo até que o mais importante até seja que quanto mais altos estiverem maior será a área final abrangida pelos leds.

 

No teu caso apesar de teres uma altura relativamente baixa, o teu objectivo é bastante exigente. Julgo que terás que ter bastante intensidade para que as plantas de fundo tenham a intensidade de luz mínima para o seu crescimento saudável, isto para dizer que realmente deves apostar em leds potentes

 

Obrigado pospr!

E qual a tua opinião sobre o que devo utilizar? 5w com umas lentes de 60graus ja deve ser potente, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que deve ser potente mas lentes de 60º não será demasiado fechado?

 

 

"Se 23leds de 3w dao um total de 69w, com leds de 5w teria de comprar 14 leds..

 

O. O. O. O. O

O. O. O. O

O. O. O. O. O

 

A vantagem a meu ver é que o fundo iria ser muito melhor iluminado, o que é importante porque como vai haver muitas plantas ao lado umas das outras......"

 

A minha logica é a seguinte...

Se o meu aquario tem 1,20cm comprimento, 120 a dividir pelas 5leds(leds de uma fila) = 24 ou seja, é preciso ter ums 30/35 cm de diametro de luz de cada led... 60 nao seria o suficiente? Eu nao percebo nada de leds, apenas estou a dar uma ideia..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pospr!

E qual a tua opinião sobre o que devo utilizar? 5w com umas lentes de 60graus ja deve ser potente, certo?

 

Boas eu tenho leds com lentes de 105º, tive com 60º e achei que fazia zonas de sombra. mas só vendo em loco para perceber melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas eu tenho leds com lentes de 105º, tive com 60º e achei que fazia zonas de sombra. mas só vendo em loco para perceber melhor.

Ola artur,

Qual é a altura do teu aquario? Em qu altura estao as leds? Sao de 5w tambem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20w acho muitos poucos leds.... Vais ficar pouco distribuido pelo aquario....nao achas? Pelo menos 6 leds....

 

Tenho 10 leds brancos de 20 watts e 4 leds azuis (450nm) de 20 watts e estão bem distribuidos, pelo menos na minha opnião, tenho luz suficiente a meu ver. os corais tem crescido muito desde a colocação dos leds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite mais uma vez.

Tal como eu disse ao Diogo com o tempo aparece sempre mais membros a dar uma ajudinha.

Diogo, eu já estive em casa do Artur Alves e vi que a iluminação está melhor do que eu pensava, uniforme e suficiente para os corais que são mais exigentes do que as plantas.

para responder ao Artur, de facto estou satisfeito com os resultado da minha calha noto uma melhoria significativa em relação á armadura que tinho de 2 HQI 150W e 7 T5 54W, tenho mais luz com 381W Leds e muito uniforme.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola artur!

Eu estava a dizer porque :

Com 5w ficaria assim:

O. O. O. O. O

O. O. O. O

O. O. O. O. O

Com 3 de 20w vai ficar assim:

 

O. O. O

 

Ou seja, embora ilumine muito mais o fundo, por estar menos distribuido na superficie, nao foca a luz em todas as direcçoes para uma planta nao fazer sombra a outra ou algo do genero...faço.me entender? Se fosse por exemplo:

 

O. O

 

O. O

 

Talvez teria uma iluminacao mais bem distribuida...penso que me fiz entender.

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais