Recommended Posts

Publicado

Boas

Eu tive já há muito tempo atrás UMA guppy que eu gostava imenso. Ela chegou a estar barriguda, mas eu sei que ela demora um mês a dar à luz.

Ela estava barriguda há mais de 1 mês, acho que ia fazer dois meses.

Chegava a haver vezes em que era "vítima" de pequenas brincadeiras, como perseguição ou pequenos empurrões e eu punha-a dentro de uma maternidade para ela não se magoar. A maternidade não tinha tampa, portanto na manhã seguinte ela estava sempre fora dela.

Ora uma vez, numa manhã, deparei-me com ela fora da maternidade, no fundo do aquário de barriga para o ar.

Só tenho três dúvidas:

1- Eu tive um guppy macho e pu-lo uma vez dentro da maternidade com a guppy e ele estava morto no dia seguinte. Ela tinha dado marradas nele. Porque é que ela dava marradas nele?;

2- Porque é que ela estava tão barriguda durante tanto tempo sem dar à luz, não pondo de parte algum outro problema que ela poderia ter tido;

3- Porque é que ela morreu, logo fora da maternidade?

Estas dúvidas mantive-as até agora :D . Se alguém tiver alguma explicação, eu agradeço imenso.

Publicado:

Bem da femea tar mto gorda pode ser de alimentaçao exessiva! ou morreu ao dar á luz! isto pode ser provocado pelo stres que a submetes em pequenas maternidades do tipo plastico! o macho n dá pra ter a certeza mas ja vinha doente ou n aclimatizastes como deve ser ou tb devido ao stres dos dois dentro da maternidade morreram!

Aconcelho vivamente a nao utilizar maternidades de plastico!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

• 4 semanas depois...
Publicado:

1- As marradas são normais, já que o espaço é muito pequeno. Há uma luta pelo território, principalmente nas fêmeas. Já comprei peixes onde duas fêmeas vinham no mesmo saquinho, em casa vi elas se matando dentro do saquinho, a mais fraca morreu. Isto é muito comum, disputa de territorio.

2. Pode ser apenas excesso de alimentação, mas também fêmeas mais velhas (de 6 ou 7 meses para cima) costumam ter uma gestação mais longa e com cada vez menos filhotes. E também pela idade morrem com mais facilidade a gestações complicadas.

3. Morrer fora da maternidade pode ser só uma coincidência, provavelmente toda a manipulação que vc fez nela tenha a estressado e, consequentemente, levada-a morte.

Abraço

Abraço