My new aqua... Mbunas


Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Chamo-me Sérgio... sou de Benfica e já faz 2 aninhos em que entrei para o mundo da aquariofilia... inicialmente tive um aquatlantis um aquadream de 80x30x40, com 2 oscares... entretanto com o tamanho dos meninos tiveram que sofrer uma transferencia para um outro aqua, entao decidi da-los a um colega que tinha um aqua de 1,20m, mas senti uma certa falta deles. De seguida mas nao menos importante tive 2 jack dempseys ao qual ainda tenho um....com sensivelmente 13/14 cm. então optei por trocar de aqua e comprei um de 1,20x40x50 ja com movel.... e decidi mudar de fauna, pois os ciclideos americanos sao bastante grandes e teria que se ter um grande aqua. para evitar mordidelas e coisas...assim sendo decidi os grande Mbunas... neste momento tenho 13 mbunas... 4 Labeotropheus trewavasae “Chilumba”, 4 Melanochromis parallelus, 5 Melanochromis cyaneorhabdos, mais o jack dempsey, 3 botias e o pleco... eu sei tenho fauna a mais,... mas o pleco e o jack dempsey vao sair.. tenho que colocar o leilao dos 2... no entanto tenho ainda algumas duvidas sobre machos e femeas embora sejam pequenos.

Seguem algumas fotos do que tenho,

 

http://imageshack.us/photo/my-images/41/img20120603102348.jpg/

 

http://imageshack.us/f/821/img20120607192936.jpg/

 

Material,

 

Calha 120 arcadia 3 x 40w

powerhead de 1000 lts

Sun sun 303 1200 l/h com uv, brevemente vem o fluval 405 ou jbl e1501... ainda nao sei bem...

areia silica e acadame do lado drto do aqua.

rochas vulcanicas e xisto, em breve vou substituir as vulcanicas... hoje fui ao guincho apanhar umas pedrinhas.... falta lava-las e ferve-las....

termostato de 200w

bomba de ar elite 800

 

 

Pois bem isto tem sido o meu os meus tempos livres... ainda que algumas alterações... dêm a vossa opiniao... e opinioes construtivas agradeço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gremlyn agradeco o teu comentario sim ainda tenho poucas rochas... embora tenha ido buscar algumas ao guincho, hoje ja as tive a lavar com maquina de pressao para retirar tdo o tipo de imporesas... queria arranjar umas pedras grandes redondas em preto....ja as vi na boca do inferno mas estao bem la em baixo nem arrisco a descer la abaixo.... eheheheh ja agora se me poderes dizer onde arranjar aqui por lisboa... em questoes de flora tava a pensar em vallisnerias... e uma tipo carpete so para a zona da acadama... tipo parvula o que dizem? quanto a fauna creio que ja esteja excessivo... comentem... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais umas vez agora sim em casa...

 

Aquário como comprei com estas lâmpadas todas solar de 38w:

 

http://imageshack.us/f/29/img20120530135137.jpg/

 

http://imageshack.us/f/819/img20120521121257.jpg/

 

Uma semana de existência decidi colocar um ambiente mais marinho... então:

 

http://imageshack.us/f/821/img20120607192936.jpg/

 

http://imageshack.us/f/41/img20120603102348.jpg/

 

http://imageshack.us/f/195/img20120604103504.jpg/

 

http://imageshack.us/f/31/img20120604103718.jpg/

 

O jack dempsey:

 

http://imageshack.us/photo/my-images/259/dscf3260u.jpg/

 

http://imageshack.us/f/88/dscf3259d.jpg/

 

http://imageshack.us/f/252/dscf3256z.jpg/

 

http://imageshack.us/f/832/dscf3253o.jpg/ (nesta acho que estava meio desconfiado... com a crista levantada.)

 

Ficam fotos do meu aquario...alguma sugestão..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sergio esse aquario nao esta muito bem pensado:

 

1 - parvulas, akadamas, etc etc em mbumas é dinheiro ao lixo, eles comem tudo e nao mantens nada

2 - Os teus peixes sao juvenis(parecem) quando forem maiores vais ter brigas e mortes (Racios desiquilibrados)

3 - Alem da mistura de biotopos que ai tens

4 - A filtragem que tens neste momento é insuficente para mbunas

5 - Tens pouca areia de silica, os mbunas gostam de escavar, pelo menos 5cm devias ter

 

Por fim e para manteres um aquario de mbunas, que nao e o mesmo que ter guppys e afins como maior parte mantem por aqui, aconselho a leres isto: (hiperligação retirada) e os demais artigos que por ai existem

 

Boa Sorte

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia passado, sim realmente quero alterar o meu aqua... e como iniciei africanos á relativamente pouco tempo toda a ajuda e bem vinda... tive já a passar os olhos por alto no link que mandas-te e realmente eram aquelas pedras que tencionaria ter...mas não sei onde as arranjar...se me souberes dizer por onde as encontro.. quanto as espécies não sei ainda muito bem conjuga-las e quais são as compatibilidades entre as espécies, logo, vou dar uma vistinha de olhos e ver como vai ser um aqua de mbunas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia passado, sim realmente quero alterar o meu aqua... e como iniciei africanos á relativamente pouco tempo toda a ajuda e bem vinda... tive já a passar os olhos por alto no link que mandas-te e realmente eram aquelas pedras que tencionaria ter...mas não sei onde as arranjar...se me souberes dizer por onde as encontro.. quanto as espécies não sei ainda muito bem conjuga-las e quais são as compatibilidades entre as espécies, logo, vou dar uma vistinha de olhos e ver como vai ser um aqua de mbunas.

 

Nao conheço bem as Prais de Lisboa, mas ouço falar muito na Praia do Abano nao sei se te fica perto ou nao...

Sobre especies: http://ciclideos.com/especies.html podes ver mais ou menos cada uma delas, e tens ai uma comunidade que esta sempre pronta a ajudar nesse tema,

Cuidado com as especies que compras, os mbunas sao das especies mais assasinadas no mercado e podes andar a comprar peixes sem qualidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja sei onde fica... fica perto do guincho... sexta-feita estarei de folga irei la buscar algumas pedras...a praia do abano... ate agora os peixes que comprei foi a malta aqui do forum,...que supostamente tiveram crias... e colocaram lotes a venda... visto ser novato nisto embora já tenha lido muita coisa... precisa-se sempre de umas opiniões de terceiros para servirem criticas construtivas para que possamos alterar o que no parece bem. Ainda bem que existe fóruns como a aquariofilia para nos integrarmos neste comunidade de um mundo tão extenso. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sergio esse aquario nao esta muito bem pensado:

 

1 - parvulas, akadamas, etc etc em mbumas é dinheiro ao lixo, eles comem tudo e nao mantens nada

2 - Os teus peixes sao juvenis(parecem) quando forem maiores vais ter brigas e mortes (Racios desiquilibrados)

3 - Alem da mistura de biotopos que ai tens

4 - A filtragem que tens neste momento é insuficente para mbunas

5 - Tens pouca areia de silica, os mbunas gostam de escavar, pelo menos 5cm devias ter

 

Por fim e para manteres um aquario de mbunas, que nao e o mesmo que ter guppys e afins como maior parte mantem por aqui, aconselho a leres isto: http://ciclideos.com...mbunas-a85.html e os demais artigos que por ai existem

 

Boa Sorte

 

Boas mais uma vez Passado, consegue-me explicar o que consiste um rácio desiquilibrado num aquário peço desculpa pela ignorância mas, como disse ando nisto á mto pouco tempo. quanto a areia sílica já arranjei mais para colocar... não quero que "discurtam" do dono... ehehehhe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um racio desequilibrado e por exemplo teres 3M e 1F de cada especie ou 4M, assim normalmente o racio preferivel sera 1M para 1F, e tendo em conta que o teu aquario nao é muito comprido assim consegues ter um maior numero de especies, ate porque normalmente o mbunas sao agressivos nao so fora da especie como dentro da especie, com 1M e 1F de cada especie E POPULAÇÃO, muito importante, mas tambem dentro da especie

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado estou neste preciso momento a ver a lista e a saber com o que fico... outra questão... estou surpreendido com esta prontidão... como e quando os começamos a distinguir macho e fêmea. neste momento estão com 4/5 cm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguns nao se conseguem distinguir com essa idade, depende da especie, tem muita atenção em manter sempre da mesma população o nome pode ser o mesmo e a população variar:

 

por exemplo:

 

Especie: Labeotropheus trewavasae

População: “Chilumba”

 

Tambem nao sou muito entendido, ajudo no que sei, tambem começei á pouco tempo e se procurares ai pelo meu topico como nao falei em manter guppys e plantas até ao teto praticamente cagaram para mim :) Mas encontrei refugiu, assim que se queres manter ciclidios de qualidade aconselhote a comunidade que te passei (Fica aqui tambem em tom de desabafo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite malta...

 

Ja estive a ver as espécies de Mbunas e a lista é a seguinte:

 

metriclimas -» metriclima sp.elongatus usisya (2 uni - 1M + 1F)

 

Pseudotropheus -» Pseudotropheus elegans (2 uni - 1M + 1F)

Pseudotropheus sp "polit" (3 uni - 1M + 2F)

 

Labidochromis -» Labidochromis caeruleus (2 uni 1M + 1F)

 

Melanochromis -» Melanochromis cyaneorhabdos (2 uni- 1M + 1F)

 

Labeotropheus-» Labeotropheus Trewavasae (3 uni - 1M + 2F)

 

 

Esta é a minha lista digam-me de sua justiça, quem mais experiente, será uma boa lista? tentei conjugar Ph's, com comportamentos (sendo que os mais agressivos têm duas Fêmeas para acalmarem os ânimos XD), com aspecto visual, etc.

 

agradeço que comentem construtivamente,

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ves Sergio :) Eu avisei....que aqui o teu topico ia morrer, nao tens guppys nem plantas até ao teto e nao te interessas por fertelizar, ja nao es um aquariofilista digno :P :D

 

Boas passado... nao faz mal... desde que alguem me ajude... ;) nao guardo rancores.... ehehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

desculpem intrometer-me

mas ah e tal guppys...

para quem é novato (tipo eu) são este tipo de peixes mais faceis de manter e desenvolver o gosto...

agora começar por ciclideos...hummm...ok pronto

mas não se esqueçam de que nem todos precebem de ciclideos, são dificeis de manter, agressivos, etc... mas tb para ja quem teve 2 oscares em 90 ltrs...vai ser canja...

o ppl não é estranho a quem pede ajuda...ja experimentaram fazer como deve ser? não é de crista levantada...(desculpem...foi em jeito de desabafo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

desculpem intrometer-me

mas ah e tal guppys...

para quem é novato (tipo eu) são este tipo de peixes mais faceis de manter e desenvolver o gosto...

agora começar por ciclideos...hummm...ok pronto

mas não se esqueçam de que nem todos precebem de ciclideos, são dificeis de manter, agressivos, etc... mas tb para ja quem teve 2 oscares em 90 ltrs...vai ser canja...

o ppl não é estranho a quem pede ajuda...ja experimentaram fazer como deve ser? não é de crista levantada...(desculpem...foi em jeito de desabafo)

 

 

Boa tarde Eliezer,

 

Queira por favor aceitar os meus sinceros cumprimentos,

 

É verdade, tem toda a razão quando diz que não deveríamos ter feito o que fizemos... no entanto estávamos só a constatar um facto... pois tive 240 visitas ao perfil e não ouve nenhuma pessoa que me soubesse esclarecer se a lista de espécies estava boa ou não, sei que os ciclideos são difíceis de manter, mas se fosse a abdicar de tudo o que é difícil de ter na minha vida, curta é certo, mas não teria feito se calha 1/4 do que fiz.... no entanto se tivesse lido o meu 1º post com mais atenção e sem pressa de criticar também, saberia que tenho aquários há 2 anos... não é tempo suficiente para saber tudo... mas é sim tempo suficiente para saber o que quero/gosto (creio).

 

 

Agradeço a sua opinião mas espero ter sido claro quando referi acima que realmente queria criticas realmente, mas construtivas, ;)

 

Cumprimentos,

 

Obrigado,

 

Sérgio Peres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

desculpem intrometer-me

mas ah e tal guppys...

para quem é novato (tipo eu) são este tipo de peixes mais faceis de manter e desenvolver o gosto...

agora começar por ciclideos...hummm...ok pronto

mas não se esqueçam de que nem todos precebem de ciclideos, são dificeis de manter, agressivos, etc... mas tb para ja quem teve 2 oscares em 90 ltrs...vai ser canja...

o ppl não é estranho a quem pede ajuda...ja experimentaram fazer como deve ser? não é de crista levantada...(desculpem...foi em jeito de desabafo)

 

Elizar, nao é um ataque pessoal e pesso desculpa ao Sergio por debafar isto no topico dele, mas como isto nem moderadores tem é a forma de o fazer...

E um facto é que qualquer membro que aqui chegue e que diga que pretende qualquer coisa que nao seja espetar plantas, meter guppys, plantas, substratos e fertelizantes simplesmente os membros mais activos nao ligam e faz de conta que nao é aquariolifia, porque nao dao um nome novo á casa? "casadoguppy.net" é uma boa hipotese....

Como o Sergio tenho visto varios utilizadores por aqui a passar-se o mesmo, eu mesmo "sofri" disso, cheguei expos as duvidas e tive duas respostas senao me engano...e as duas que tive foi enquanto falei meter escalares e algumas plantas. porque quando mudei para Malawi tive 0 respostas...

Senao fosse o google ainda hoje andava as aranhas, e o começar com ciclidios ou seja com o que for depende da tua capacidade de aceitar as criticas e tal como o Sergio nem tudo na vida é facil, eu começei com ciclideos e estou a ter bons resultados, e nao é preciso ter aquarios grandes nem dispensar mais dinheiro, é preciso ter vontade de ler e aprender....

Acredito que nao saibam tudo, mas para uma casa de referencia nacional quando se chega so ver topicos a falar sempre do mesmo e ver outros projectos metidos de lado...é triste...

Sobre a crista, nem vale apena dizer nada, porque realmente nao vejo ninguem de crista levantada e em outras casas onde iniciei participaçoes fiz copy paste do post que aqui tinha e ninguem me disse ate hoje que tinha participaçoes de crista levantada....Mas eu compreendo nao tenho plantas nao gosto de aquariofilia, fica bem e boa sorte

 

P.S:. Desculpa Sergio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Acho que o alarido é demasiado..

 

Falando por mim, a minha não participação neste tópico prende-se pelo simples facto de ser relativamente novo neste mundo, e não costumo falar do que não sei. De resto tenho o acompanhado sempre que possível porque acho que esses peixes são os mais bonitos de agua doce.

 

Continuação de um bom trabalho.

Abraços

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que consegues pôr as fotos diretamente é que queris ver e dizia que foi removida.... :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que consegues pôr as fotos diretamente é que queris ver e dizia que foi removida.... :tapfoot:

 

 

Boas joão,

 

tens razão eu removi as fotos que tinha colocado... mas já tenho umas novas no álbum,

 

http://imageshack.us/f/811/dscf3310k.jpg/

 

Depois é so andares para o lado, no canto superior direito, eu nao sei colocar fotos directamente!! :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o Jack Dempsey, mas o aqua precisa de mais decoração , não vi nenhum africano (estão escondidos,lol) , quando tirares o Dempsey tira o tronco pois não faz muito sentido ter um mun aqua de africanos e a água está um pouco turva.....

 

 

 

 

P.S- nesse aqua ponha americanos e com esse Dempsey :drool3: ....Mas tb tenho a certeza que com africanos vai ficar muito bom, vai postando.....

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.