Duvidas sobre iluminação


Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aqua de 1C x 30L x 40A fechado só tem espaço para 1 T8 de 74cm

 

Pergunta 1 só T8 chega para manter plantas baixa média dificuldade?

 

Estive a pensar em mudar para leds ( com fita de leds ), mas até agora não fui bem sucedido.

 

A unica condição que tinha era não estragar a tampa do aquário.

 

1ª tentativa, coloquei 2 fitas de leds resistente água,com 57 leds 5050 smd dentro da tampa mas passado quase 1 mês a funcionar 1 led fundiu fui verificar e a água estava a apodrecer a fita e o silicone que a envolve começou a ficar branco meio derretido.

resultado terei tudo.

 

2ª tentativa, coloquei as fitas dentro de uma mangueira e tentei color tudo na tampa, mas sem sucesso.

 

Algumas imagens:

fotografia0125.jpgfotografia0124.jpg

 

Agora factos com que me deparei:

  1. o problema de as isolar da água; nunca bem resolvido.
  2. grande problema aquecem bastante; nunca resolvido, o que tira tempo de vida aos leds.
  3. saber se resultam com as plantas; já testado e mais ao menos convencido

Imagens da iluminação com os leds nas mangueiras.

 

fotografia0119.jpgfotografia0118a.jpg

 

fotografia0116.jpgfotografia0126.jpg

não liguem a qualidade das imagens não é muito boa.

 

Devo mudar a tampa por uma feita por mim em que a estrutura de iluminação fica de fora e isolada da água? tanto para leds como para as outras.

 

O que me parece é que uma só T8 não dá boa luz, podem aconselhar?

Mas com 2 se calhar a conversa é outra, mas depois o problema da conta da luz.

 

Estive a ver vários projetos sobre leds e a poupança pode ser grande mas o problema é o investimento inicial.

 

Gostava de saber algumas opiniões.

 

Obrigado

Editado por MOX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Em principio a lãmpada que tens é de 25W. É pouco e ainda por cima é uma T8. Para plantas que exigem uma luz mediana podes sempre por uma lâmpada compacta de 55W e não ias gastar muito dinheiro. Agora dependendo do espaço que tens na tampa se desse para meter até podias por 2 x 40W ou até mesmo 2 x 55W e fazias algo xpto, mas isto depende da area que tens na tampa. Mas com a de 55W já fazes uma coisa jeitosa.

Em relação aos LED's acho interessante, mas ainda não me aventurei por essas bandas..., mas já faltou mais!

 

Mais alguma dúvida apita!

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Em principio a lãmpada que tens é de 25W. É pouco e ainda por cima é uma T8. Para plantas que exigem uma luz mediana podes sempre por uma lâmpada compacta de 55W e não ias gastar muito dinheiro. Agora dependendo do espaço que tens na tampa se desse para meter até podias por 2 x 40W ou até mesmo 2 x 55W e fazias algo xpto, mas isto depende da area que tens na tampa. Mas com a de 55W já fazes uma coisa jeitosa.

Em relação aos LED's acho interessante, mas ainda não me aventurei por essas bandas..., mas já faltou mais!

 

Mais alguma dúvida apita!

Cumprimentos

Aires Justo

 

Boas

 

Muito obrigado pela informação.

 

O espaço na calha não é muito, acho que não dá para duas lâmpadas, e o aquecimento dentro seria brutal.

Estou muito inclinado a fazer uma nova tampa onde possa fazer os melhoramentos que quiser.

Mas se calhar antes vou comprar uma lâmpada ou esperar que os leds aguenta mais um tempo, para poder reunir o material necessário.

 

Obrigado

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.