Ph da àgua


Kryptoon

Recommended Posts

Boa Noite,

Gostava de saber se posso criar Cristal Red´s com um pH de 7.2 ou o que posso fazer para baixar o pH, eu tenho Red Cherry com esse pH e reproduzem muito bem mas já me disseram que os Cristal são mais difíceis de manter e eu antes de fazer asneira gostava que me dessem uma opinião.

Já ouvi dizer que as pinhas de amieiro usam-se para baixar o pH mas onde as arranjo?

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Com esse pH é complicado, tens de ter ph 6,8 pelo menos.

 

As pinhas de amieiro ajudam a acidificar mas só isso não chega. Existem várias formas de baixar o ph, turfa por exemplo. Mas a questão é que o pH assim não vai estar estável e basta subir um pouco e podem morrer os camarões.

 

O melhor é um substrato que te ajude a baixar o pH.

 

As pinhas de amieiro encontram-se bem junto aos rios, é só uma questão de conseguires encontrar amieiros.

 

Abraço e boa sorte com esses camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu substrato é o JBL Manado, ainda não tive tempo (€) de comprar outro. Diz-me uma coisa, em vez de utilizar agua da torneira, pode-se utilizar agua de alguma fonte ou mesmo da chuva?

Pois tenho de procurar os amieiros, eu sou da zona de Sintra deve haver por aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu tenho cristal red a 7.2 de ph.

isto porque tenho babaulti stripes no mesmo aqua e este requerem um ph ligeiramente mais alto.

a minha experiencia pessoal é que subidas e descidas de ph sao mais prejudiciais do que algumas decimas fora do ph recomendado.

 

nao dizes o tamanho do aqua, mas se for pequeno podes comprar garrafoes de agua com o ph que pretendes. nao é caro.

podes usar quimicos para baixar o ph.

podes meter troncos no aqua que ajuda a acidificar a agua.

 

tens muitas hipoteses, mas certefica-te que tens o ph estavel antes de introduzires os camaroes e nao te esqueças de ambienta-los quando os introduzires.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o aquário é pequeno tem 15L, mas preferia não ter de comprar os garrafões mas visto ser a alternativa mais adequada para não ter baixas é o que vou fazer antes de comprar os CRS. Quais são as outras opções que tenho para deixar a agua com pH mais baixo.

Mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sendo uma pessoa muito entendida, penso que tens um aquário com pouca litragem para CRS's para além disso eu já tive a fazer a ciclagem de um aquário recentemente onde coloquei JBL Manado e o pH daquilo andava sempre acima dos 7 e por sugestão do Fábio Silva acabei por comprar Akadama mas até ver tem compensado o investimento pois o pH estabilizou e depois da ciclagem feita já lá tenho os camarões e parecem-me bastante bem.

 

Com essa litragem e admitindo que vai mesmo colocar CRS's aí o ideal é gastares 1,5 € em 3 garrafões de água e tens isso cheio ao pH que pretendes e depois comprares 2 Kg se tanto se substrato que te permite manter um pH estável :) qualquer das opções que tomas terás sempre de ter uma filtragem bem feita e um aquário bem maturado antes de colocares aí os animais pois com tão poucos litros podes ter picos nocivos de repente.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já consegui baixar o pH da agua mas baixa de 7,2 para 6,2 testei num aquario que não tinha camaroes, depois de colocar o CO2 caseiro baixou e entretanto retirei o CO2 e voltou aos 7,2 existe alguma maneira de estabilizar o pH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

Eu desde Fevereiro que tenho CRS e sempre utilizei agua da torneira(em repouso + Dennerle crusta mineral em tpa´s de 10lt) anda com um ph7.5 e temp 26 e esta tudo a correr bem, e comecei com 5 agora é impossível conta-los no aquário de 54lt!

sem problema ;)

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardinhorl

 

Digo o mesmo, pH 7.6, agua directamente da torneira para o aquário. Comecei com 10, ja sairam muitos e continuo a ter muitos! ;)

 

 

Por vezes mais vale manter um pH estável embora "errado" do que manter o "certo" com muitas oscilações!

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso é bastante correcto João, mas se conseguires fazer o mesmo com acido tens melhores resultados ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho algumas duvidas se faz assim mesmo uma grande diferença que se note em utilizar agua de garrafão, ate mesmo pesquisando por alguns sites da para perceber que eles podem estar em um ph de 6 a 7.8, a única vantagem que vejo em utilizar esse tipo de agua é por causa de não conter metais pesados e estar a uma temperatura mais aceitável para as tpa´s

Talvez mais tarde experimente uma agua engarrafada tipo pingo doce ou fastio, para ver se a diferenças...

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais