bailling light + zeolith vs redsea reef care program


izaak

Recommended Posts

boas

estou em fase de montagem de um aquario e gostaria de saber a vossa opinião acerca ,de como o titulo indica, as vantagens e desvantagens destas duas soluções para manter os parametros do aquario.

ouvi falar bastante bem destas duas marcas, fauna marin e red sea, o sistema da red sea parece mais simplificado.

gostaria de saber o que acham que devo escolher

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Em termos de método acho que o método zeovit tem mais provas dadas... mas porque tem mais tempo de utilização.

 

Já tens algum aquário de agua salgada? Experiência etc... isso é muito importante, principalmente nestes métodos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola sergio

este vai ser o meu primeiro aquario, basicamente queria saber a vossa opniao em relação ao metodo zeovit vs o poxnox da red rea que e um produto a base de carvao para redução de nitratos e fosfatos.visto que a 1º parte do programa da rea sea a foundation funciona como balling, julgo que posso comprar os foundation a, b e c em pó e fazer as soluçoes e dosear com bombas tol como no bailling light da fauna marin.

~tou no inicio mas tenho lido muito e julgo que a diferença destes dois sistemas e basicamente na parte de redução de carga orgãnica do sistema. estou inclinado em experimentar a red sea pois dispensa o reactor de zeolitos.

que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que relativamente ao balling podes realmente avançar com ele... não é muito difícil de regular e tem bons resultados a longo prazo.

 

Quanto aos outros métodos acho-os pouco indicados para iniciante na aquariofilia de salgados... muito honestamente. São métodos complexos e com algumas possibilidades de insucesso, e normalmente beneficiam com o aditivo mais importante do aquário - a paciência do aquariofilista :D

 

Quem se inicia no hobby tem alguma dificuldade neste ponto - tende a apressar os resultados e normalmente dá sempre muito mau resultado, mesmo que muitas vezes a procedimento em si esteja correcto. Para além disso, mesmo com todos os produtos que possas adicionar, os factores mais relevantes são os mais básicos...

 

Caso queiras decidir pelo método, acho que o zeovit é mais completo e com mais provas dadas... mas também exige mais do aquariofilista. O Red Sea parece-me bem estruturado no geral mas ainda é relativamente recente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas entendo e agradeço todos os conselhos e encaro o inicio deste hobby com muita calma e paciencia.

irei optar então pela fauna marin e pelo metodo balling light e ultralith.

deverei começar com o bailing logo de inicio ou so depois de ciclar o aquario?

terei algum beneficio se usar o metodo ultralith logo de inicio para ajudar na ciclagem?

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so vais precisar quando começares a ter uma grande cargar de corais e os consumos começem a ser elevados. ate lá basta ires adicionando kalk na agua de reposição que te vai manter os parametros que presicas no inicio quando ainda tens poucos corais , alem de que nao preciamos logo de gastar 300 euros numa bomba doseadora quando ainda o aquario esta no inicio e nem corais suficientes tem. logo o kalk chega bem para os consumos iniciais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so vais precisar quando começares a ter uma grande cargar de corais e os consumos começem a ser elevados. ate lá basta ires adicionando kalk na agua de reposição que te vai manter os parametros que presicas no inicio quando ainda tens poucos corais , alem de que nao preciamos logo de gastar 300 euros numa bomba doseadora quando ainda o aquario esta no inicio e nem corais suficientes tem. logo o kalk chega bem para os consumos iniciais...

 

boas

de inicio nao vou usar bombas doseadoras farei o bailling manual quando necessário. e quanto ao ultralith a fauna marina diz que é bom usar desde o inicio para diminuir o tempo de ciclagem do aqua. que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai ja nao sei.. pois nunca usei esse metodo assim. eu no inicio e agora com este grande continuo a colocar kalk , alem de ser mais pratico pois mesmo que um dia me esqueca ou nao consiga colocar como esta na agua de reposição é sempre adicionado no aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Izaak,

Estás a fazer alguma confusão em alguns métodos, mas nada de especial.

Quando falas no método ZEOVIT é da Koralen Zunkt, um método ultra completo para manter boas condições da água, crescimentos de corais e coloração dos mesmos.

O Método Ultralith é da Fauna Marin e é basicamente igual ao ZEOVIT (Foi a Fauna Marin de inventou os Lith's (Zeolitos na KZ), segundo me disseram).

Destes dois métodos vou falar em conjunto mais virado para o KZ que é o que conheço mais (de ler).

O reactor de Zeolitos tem um papel importante na colonização de bactérias, mas não é essencial, há quem faça o método sem o reactor. Logicamente o reactor é uma grande ajuda, mas tem que se mexer preferencialmente duas vezes por dia.

De inicio, à parte do reactor são normalmente usados três produtos:

ZEO START3 - Para redução de NO3 e PO4;

ZEO BAK - Introdução de bactérias no aquário;

ZEO FOOD - Alimentação para essa bactérias.

 

À parte disto terás que ter alguma forma de equilibrar os valores de CA, MG e KH (quando começares a ter corais, principalmente LPS e SPS)

 

O REDSEA Reef Program, foi desenhado para abranger todas as necessidades do aquariofilista com o mínimo de produtos.

Se vais montar um Nano, talvez este metodo seja uma boa escolha, eu vou começar a usar, e tenho um amigo meu a usar e está a gostar.

Este acho que já conheces, com o reef foudations para o CA, MG e KH. e o NO3:PO4-X para equilibrar os valores de nitartos e fosfatos.

Depois vem a parte de alimentação e coloração de corais mais para a frente.

 

Concluindo, que não existe a solução perfeita, ambas as 3 marcas são boas, ambos os metodos parecem bons. é uma questão de escolher pelo preço, ou pelos resultados de outras pessoas.

O que acho mais importante é não misturar métodos, por isso, se queres colocar o reactor de zeolitos, deves usar os outros produtos da mesma marca e seguir as indicações dessa marca.

Espero ter ajudado.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

obrigado pelo esclarecimento.

realmente referia-me ao ultralicht e nao ao zeovit, se bem que como referis-te são basicamente o mesma coisa.

a minha questão prende-se com o uso do reefcare da redsea vs o balling light mais ultralicht na fauna marin.

no futuro irei adquirir um sistema de bombas doseadoras que a meu ver tanto darão para o balling light como para o reef foundation se usar a versão em pó. procuro um sistema automatizado para a manutenção dos valores da agua , visto que a estabilidade dos parametros ser talvez dos fatores mais importantes para a manutenção de lps e sps.

relativamente a nitratos e fosfatos e a sua exportação para fora do sistema estou um pouco na duvida pois qual será o melhor metodo em termos de eficacia e de automatismo de modo a os valores serem o mais controlados e estaveis .

palpites e opiniões são muito bem vindos

 

p.s- o aqua terá 90x50x50 cm

Editado por izaak
Link to comment
Partilhar nas redes sociais