Ramiresis doente...


Claire

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Há cerca de 1 mês e meio que o meu Ramiresis (macho) esta sem comer e completamente apático...

No inicio pensei que seria pela fêmea estar quase em postura, entretanto a postura fez-se e ele continua olhando para comida sem lhe tocar... hoje passei numa loja especializada, expliquei o problema e disseram-me que devia ser parasitas. Comprei um fármaco desparasitante para misturar a artemia mas o problema e que ele não lhe toca...

 

Primeiro gostaria de saber o vosso parecer... e depois se há mais alguma coisa a fazer...

 

Deixo aqui uma foto para poderem ver, ele esta magríssimo, com pouca cor, mas as barbatanas estão intactas. As manchinhas brancas são c02, que ele ando a passear perto do difusor um pouco antes da foto...

um aparte que pode ter uma ligação, há uns 15 dias atrás tive 2 mortes inexplicadas de corys...

 

 

 

201205191629.jpg

 

 

 

 

Agradeço desde já a atenção,

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Acabei de perder outra cory que aparentava estar bem =\

já agora os parâmetros da agua são:

 

ph - 6.5

nh3 - 0

no2 - 0.1

no3 - 10

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa situação é estranha os parametros parecem estar correctos, se ele não toca na comida podes colocar o produto da água, tens por exemplo o Flagellol da Sera é um óptimo produto e permite diluir na água.

 

Mas não estou a ver ligação entre as mortes das corys com os parasitas internos do Ramiresi

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta jpospr, tou já a ficar passada com isso...

tenho que separa-lo dos outros peixes para injectar esse produto que falas na agua ou não há problema?

eu penso que a única ligação possível entre o ramiresi e as cory's seria o parasita interno... sei la já =S

 

 

Obrigada pela ajuda!

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francamente nada... nem estava a espera...

as outras vi-as 'moles'/paradas e desconfiei logo, uma delas estava magra, agora esta de hoje não dei conta de nada.

observei-a bem e não tinha manchas... tava gordinha... não percebo. e acho que já tenho outra a ir pelo mesmo caminho...

amanha vou tentar comprar o flagellol...

 

acham que poderia ser do tal desparazitante? chama-se METROPLEX

coloquei meia colher como indicado e diz que até a sobre dosagem não é perigosa...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um comunitário com 80l brutos / 70l reais +/-

para alem do casal de ramiresis tenho 2 escalares, 2 botias, 10 neons, 3 corys, 2 siamesis

não tenho nada de decorações plásticas....

 

 

esta aqui um tópico com imagem, apesar do aqua já n ter tanta fauna e ter c02 pressurizado

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194305&hl=

 

 

Obrigada

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flageloll podes colcoar num comunitário sem problemas o outro medicamento que dizes não conheço.

 

Não houve pulverizações de ambientadores ou de "limpa-pó" perto do aqua é que não estou a ver ligação nas mortes das corys com o problema do Ramirezi a mim parecem-me 2 problemas distintos

 

Isto pq se houve sprays por perto, são causa de morte por envenenamento e é coisa para ser rápida, no caso do ramirezi como se prolonga no tempo provavelmente o problema de parasitas internos é a hipótese mais acertada

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

toda a bancada e arredores do do aquário são limpos só com agua... a única coisa que teve contacto com a agua estes últimos dias é os pelos da minha cachorra (ta numa muda de pelos terrível)... faço tpa's semanais, por acaso limpei as esponjas e mangueiras do filtro há uns dias, também só com agua...

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não não... como referi, ele passou perto do difusor de c02 pouco antes da foto, a luz do aqua já se desligou, se não tirava-lhe já outra... mas vou tentar postar um video que fiz há pouco aqui num estantito...

 

obrigada a todos pela ajuda

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses pontos brancos são permanentes no RAM?

 

"As manchinhas brancas são c02, que ele ando a passear perto do difusor um pouco antes da foto..."

 

a única coisa que teve contacto com a agua estes últimos dias é os pelos da minha cachorra

A tua cachorra tem coleira anti-pulgas carraça ou deste-lhe recentemente gotas desparasitantes que se colocam no pêlo?

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloquei-lhe a coleira há uma semana sim... encontrei já algumas vezes 2 ou três pelos a superfície ... =S será?!

mas como as mortes dos cory's tem vindo a acontecer já mais para trás não sei... mas pode ser sim...

 

 

ta aqui um pequeno video... não é muito elucidativo mas pronto...

 

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se 2 ou 3 pelos sejam suficientes para isso, mas tb esses são os que apanhas, o filtro deve apanhar outros que nem vês, lembrei-me disso pq na altura do verão é quando se tem de ter mais cuidado com carraças e pulgas...se for envenenamento por insecticida os testes que tens não vão acusar nada, só fazendo algumas TPA's é que podes resolver a questão e tapar o aquário para evitar entrada de pêlos.

 

De qualquer das formas continuo a achar que não há ligação entre a morte das corys e o problema do ramirezi que de facto está magro, mas comporta-se normalmente. Já lhe tentaste dar papa caseira, mudar para outro tipo de alimentação?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a dar JBL Gala e ao fins de semana dou sempre artemia congelada. Hoje comprei Spirulina super forte, D-Allio plus e Cichlid gran... productos tropical.

coloquei o tratamento junto a artemia hoje mas ele fica a olhar pra comida...

 

esta aqui a descrição do fármaco que me aconselharam...

http://www.seachem.com/Products/product_pages/Metronidazole.html

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto da Seachem apesar de não conhecer esse medicamento, como dizem retira carvão activo e se tiveres desliga o reactor de UV-C, eu sei que se ele não come há 1 mês não deve ter fezes, mas consegues ver a cor delas?

 

A comida que estás a dar parece ser suficientemente apetitosa para ele se atirar a ela sem restrições...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o tratamento mais natural, 3 dentes de alho em lume médio no fogão com cerca de 1 litro de agua. Usas uma colher de sopa por cada 10 l de agua uns 5 min antes de tentares dar a comida. Usa também betadine liquido, uma gota por cada 10 litros de agua. Como anti bacteriano e anti vírico é o mais rápido a agir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde que ele deixou de comer pensei logo que pudesse ser parasitas e pelo o que li de alguns post's tentei logo analisar isso mas nc mais o apanhei a defecar... entretanto pensei que fosse nervos pela fêmea estar a preparar a postura... mas continuo sem comer ate agora...

pois ele deveria atirar-se a ela... mas fica a olhar a olhar.... nem bica =S

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o tratamento mais natural, 3 dentes de alho em lume médio no fogão com cerca de 1 litro de agua. Usas uma colher de sopa por cada 10 l de agua uns 5 min antes de tentares dar a comida. Usa também betadine liquido, uma gota por cada 10 litros de agua. Como anti bacteriano e anti vírico é o mais rápido a agir

 

Obrigada Susana, amanha vou experimentar. pelo o que percebi o primeiro passo será para lhe abrir o apetite e o segundo passo para o tratar, no entanto continuo a colocar esse fármaco na artemia? ou vou para granulados?

 

 

entretanto amanha faço a normal tpa semanal...

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia,

 

queria iniciar o tratamento do Ramiresi em conjunto com a dieta aconselhada pela Susana, comprei o flagellol indicado por jpospr, mas disseram-me que era melhor isolar o peixe para tal, pois parece que este tratamento da cabo do eco sistema... pelo o que li convêm fazer de 3 a 7 dias... e no fim fazer uma tpa de 80%... gostava uma opinião vossa.

 

 

Agradecida, Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claire

 

Eu já fiz esse tratamento no meu aquário, e por precaução retirei as matérias filtrantes dos filtros, mas o SERA diz que não será necessário. Mas uma coisa que não entendi, tu não ias usar aquele produto da Seachem? Se o tens não acho que houvesse a necessidade de ir comprar o da SERA.

 

Se vais usar o da SERA o que eu faria era o seguinte:

  • retirava as matérias filtrantes do teu filtro
  • colocava-as num recipiente com água do aquário
  • colocava uma bomba ou um filtro interno a fazer a circulação dessa recipiente para manter a colónia de bactérias
  • fazia o tratamento durante 3 dias, monitorizava os valores de amónia e nitritos, em principio não vais ter problemas
  • findo o tratamento voltava a encher o filtro com as matérias filtrantes, não te esqueças que a SERA recomenda que no final do tratamento faças uma TPA de 80% e coloques carvão activo no filtro, eu diria por 3 ou 4 dias

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais