Recommended Posts

Boas hoje estive a fazer os testes á água e deparei-me que o o pH está nos 5-5,5 e ás uns tempos estava a 6.5-7.

 

Fui ver com que ph saia da torneira e deu-me 7-7,5.

 

As unicas coisas que tenho que podem baixar é um tronco pequeno (15cm) e duas metades de coco.

 

Pk será que o ph está tao baixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material

Aquário Aquatlantis - 54 L

Filtro Eheim 2213 - 440 L/H

Termostato Aquapor 200 W - 26º

Iluminação - 1* 15 W - 9 horas/dia

 

Hardscape

Substrato fértil - JBL Aquabasis PLus (2,5L)

Substrato não fértil – 10kg areao preto e areao vulcanico

Tronco

 

Parâmetros

Gh - 5

Nitratos (NO3) - 50 mg/L

Nitritos (NO2) – 0,05 mg/L

pH – 5-6

Kh - 2

 

Plantas

Ceratophilum demersum foxtail

Anubia "nana"

Rotala indica

Ludwigia red Reapens

Valisnéria

Musgo de Java

E mais duas que não sei o nome

 

Peixes

Vários Guppys

6 Platys

1 Pleco

1 Ancistrus Chirrosus

1 Ottocinclus

2 Tetra Santa Filomena

Vários Planorbis

 

Fertilização

TPA - 15 Litros quinzenalmente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consigo apostar ctg que o teu pH se deve a esse KH=2 é bastante baixo o que te pode trazer flutuações de pH. Provavelmente se colocares conchas no filtro ou decorações á base de calcário esse KH vai subir o pH tb, contudo ficamos à mesma sem saber o pq desse pH tão baixo

 

Os troncos são recentes? De que cor está a tua água?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tronco já está no aquario á muito tempo. mas nao sei se isto está relacionado com as alterações que eu fiz na quinta feira passada.

tinha umas plantas novas para plantar, e resolvi tirar cerca de 40% da água, removi umas 5 valisnerias que estava muito grandes, andei a apanhar o musgo que estava espalhado no aquario e ateio a uma pedra. Mas como mechi muito no fundo a água ficou um bastante turva e penso que devido a isso já perdi uns 6 guppys..

Amanha vou voltar a testar o ph e se estiver na mesma vou colocar um pedra calcaria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se mexeste no fundo terá havido libertação de amónia...

 

... e a Nitrificação da mesma liberta ácidos, matéria em decomposição (acidos humicos), etc baixando o pH.

 

Devias de fazer umas TPA de forma a baixares a amónia, nitritos e nitratos (50 mg/l é muito).

Eu mudava mais 40% de água como fizeste e passados 2 ou 3 dias via como é que isso estava. Se os Nitratos continuarem altos mudava mais 40%.

 

Cumprimentos

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como foi dito anteriormente a variação que tens no aquario deve-se á movimentação do substracto libertando a amonia que é altamente toxica, alerto também que para a quantidade de fauna que tens no aquario exige um bom filtro e tpa's frequentes pois o nitrato dispara com a acumulação de detritos tens de ter atenção a isto. O que está me intrigando é como tens nitrito no aquario fizeste bem o ciclo do azoto? Se foste apressado neste aspecto pode ocorrer varias mortes no teu aquario devido a este aspecto.

 

Abraço

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario está montado á mais de um ano...

 

Boas,

 

isto está mais do que ciclado :alberteinstein: o meu conselho são tpa' s frequentes até normalizar esta situação, já agora qual o filtro que tens no aquario?

 

Abraço

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso que foi mesmo de ter mexido no fundo. tenho que comprar um aspirador a pilhas ou daqueles que se liga a uma bombar de ar.

 

O filtro é um Eheim 2213, penso que seja suficiente, faço-lhe uma limpeza completa de 2 em 2 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação ao aspirador uso daqueles de mangeira que até trazem uma bomba de sucção manual arranjas disto barato até nos hiperes depois é so repor a agua para mim é uma opçao mais viavel a sujidade levanta e sai em vez de ficar retida nos resenvatoris ou sacos na versao a pilhas ou a ar.

 

Em relação ao filtro conheço bem o modelo pois tenho um aquario equipado com 2 deles, no meu caso nunca lavo os 2 ao mesmo tempo para manter sempre a biologia da agua e as bacterias no filtro o que é muito importante e lavo as ceramicas so com agua do proprio aquario. Tambem acrescento umas gotinhas de SERA Biostar para ajudar na biologia do aquario.

O que estás a utilizar no filtro para promover a filtragem? (materias filtrantes)

 

Abraço

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

quando poderes tens de fazer um upgrade a isto, nos meus filtros utilizo a seguinte combinação de cima para baixo:

- lã filtrante branca

- esponja azul

- ceramicas sera siporax

- esponja azul

- ceramicas sera biopur

 

desaconselho as biobols existem no mercado ceramicas muito mais eficazes como por exemplo sera siporax assim que colocares no filtro vais ver a diferença da água é excelente experimenta, não vais querer outra coisa.

 

Abraço

 

BP

Editado por BrunoPereira_44091
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.