duvida com pastilhas co2 sera


Recommended Posts

boas

 

uso daquelas pastilhas de co2 da sera, no meu aqua de 120lts, 1 pastilha de 2 em 2 dias. pretendo aumentar a dose, sera poxivel/perigoso?

 

ja pensei em utilizar co2 caseiro, mas queria parar o fornecimento durante a noite é poxivel?

 

cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é perigoso ou não só tu podes dizer fazendo a medição actual da concentração de CO2 dissolvido no teu aquário, eu pessoalmente em relação a CO2 caseiro fechar o sistema pode trazer problemas, se não queres injectar à noite o melhor é retirares a saída de CO2 dentro do aquário

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não existe outra forma de fechar o sistema sem colocar em perigo ?

 

Olha já agora aproveito para ver se me podes ajudar em relação a fertilização, estive a medir os valores e tenho 0 mg/l de nitratos e 0,25 mg/l de fosfatos o que penso ser insuficiente para a flora do meu aquario, que fertilizantes devo colocar? Se Fertilizante tiver magnésio e cálcio não me irá endurecer a agua ?

 

cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esses valores de nitratos usa o TPN+ da tropica ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema disso é a difusão contínua. Se fosse só durante o fotoperíodo dizia para avançares... assim não faço ideia, o ideal era medires os valores ou retirares as pastilhas quando as luzes apagam

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 Só é utilizado pelas plantas durante o foto periodo. Por essa razão, no caso do CO2 pressurizado, se deve ligar 1 hora antes do foto periodo comecar (para que assim que este comece já haja CO2 dissolvido na água) e se deve desligar 1 hora antes do final do fotoperiodo.

 

Quanto tempo demora 1 pastilha a dissolver-se na totalidade?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tão rápido? pensei que demorasse umas horas... então se colocares uma pastilha quando as luzes acenderem não deve haver problema... digo eu, mas sem certeza :P

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

demora prai 1min

Boas.

Boas.

Tens razão quando dizes que a pastilha demora um minuto a desaparecer mas repara que o recepiente onde pões a pastilha fica sem água e e vai enchendo novamente bem devagar quando liberta o co2 o que demora cerca de um dia ou dois dependendo da litragem do aquário.

Tens de ter atenção em colocar o difusor junto da saída de água para que a corrente espalhe o co2 por todo o aquário.

Cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas.

Boas.

Tens razão quando dizes que a pastilha demora um minuto a desaparecer mas repara que o recepiente onde pões a pastilha fica sem água e e vai enchendo novamente bem devagar quando liberta o co2 o que demora cerca de um dia ou dois dependendo da litragem do aquário.

Tens de ter atenção em colocar o difusor junto da saída de água para que a corrente espalhe o co2 por todo o aquário.

Cumprimentos

 

penso que no meu demora menos de um dia

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso com o sistema que usas de pastilhas não tens forma de retirar a injecção de CO2 à noite, a pastilha é do género de uma pastilha daquelas de vitaminas que se coloca na água se dissolve na altura libertando o CO2 todo no momento e ficando retido no sistema da Sera

 

Nunca usei esse sistema mas pela forma que é feito e pelo que conheço parece-me que não será grave deixares o recipiente dentro de água ainda com CO2 dentro do aquário durante a noite, pois as trocas gasosas entre o CO2 e a coluna de água dão-se numa zona relativamente pequena, isto para dizer que é lento o processo. Não é utilizado um reactor de CO2 nem um difusor de cerâmica.

 

Fica tranquilo com esse sistema

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso com o sistema que usas de pastilhas não tens forma de retirar a injecção de CO2 à noite, a pastilha é do género de uma pastilha daquelas de vitaminas que se coloca na água se dissolve na altura libertando o CO2 todo no momento e ficando retido no sistema da Sera

 

Nunca usei esse sistema mas pela forma que é feito e pelo que conheço parece-me que não será grave deixares o recipiente dentro de água ainda com CO2 dentro do aquário durante a noite, pois as trocas gasosas entre o CO2 e a coluna de água dão-se numa zona relativamente pequena, isto para dizer que é lento o processo. Não é utilizado um reactor de CO2 nem um difusor de cerâmica.

 

Fica tranquilo com esse sistema

 

eu tava a pensar era usar 1 pastilha tds os dias em vez das 2 que eles dizem.

 

em relaçao a fechar o sistema, tinha duvidas sobre o uso de co2 caseiro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usas as pastilhas conforme a quantidade de CO2 que fica disponível para o dia seguinte, se houver excesso de CO2 no recipiente ele irá perder-se sem ser aproveitado e isso não tens interesse nenhum em fazer.

 

Fechar o sistema de CO2 caseiro há quem diga que as garrafas de Coca-cola aguentam pressões enorme e que não estoiram, o problema é que se não estoira a garrafa pode estoirar um tubo ou alguma ligação mais à frente, resultado? Igual quando chocalhas uma garrafa e abres depressa, mistura caseira por tudo o que é lado a sair a alta pressão.

 

Tens 3 hipóteses

 

Manter o sistema dentro do aquário como se estivesses dentro do fotoperíodo e arriscar-te a teres uma concentração de CO2 elevado no aqua matando-te a fauna toda, pode ser minimizado se tiveres a saída do filtro mais à superfície aumentando as trocas gasosas.

 

Retirar o sistema de CO2 caseiro de dentro de água durante a noite, vais desperdiçar CO2 para a atmosfera mas arriscas-te menos a teres um pico de CO2

 

Fechar o sistema de CO2 durante a noite e arriscas-te a que durante a noite rebente ou que quando o voltares a ligar a mistura com a pressão suba para dentro do aqua, matando-te a fauna toda, pois a mistura é "perita" a queimar oxigénio

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive uma ideia!

 

pegar numa garrafa, colocar um pouco de agua, fazer as ligacoes como de co2 caseiro, meter um regulador de prexao de uma bomba d ar, colocar a pastilha da SERA no inicio do fotoperiodo e meter a funcionar. assim axo que deve ser melhor

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.