CO2 Que quantidade vs percentagem plantas


Recommended Posts

Bom dia,

 

Sou iniciado nesta questão do CO2, e pelo que tenho lido tenho ficado com algumas duvidas.

Adquiri um kit CO2 da TMC com uma contagem de bpm de 4.

 

O aqua é de 270 litros brutos de 120x45x50.

 

A ideia é tentar um plantado com discus, mas a experiencia com plantas de tapete não está a correr muito bem, e ainda é cedo para saber o resultado de algumas podas gentilmente oferecidas.

 

Assim sendo pergunto que quantidade de CO2 colocar, sabendo que cada planta tem as suas exigencias, mas será que existe algum valor médio?

quanto CO2 tem uma bolha?

 

Obrigado,

jtsoares1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo, mas olhando para a tabela teria de ver os resultados do teste de pH com o os do Kh certo?

Supoe, tenho pH de 6,7, com um teste de pH so vejo o pH...nao consigo saber o resto ou estarei a ver mal?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para medires a concentração de CO2 o melhor é usares um dropchecker com água lá dentro com KH=4 e com 3 gotas de reagente de pH conforme a cor que vai adquirindo podes ficar a saber que concentração de CO2 tens. Ter um pH de 6.7 podes consegui-lo sem introduzir CO2

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para medires a concentração de CO2 o melhor é usares um dropchecker com água lá dentro com KH=4 e com 3 gotas de reagente de pH conforme a cor que vai adquirindo podes ficar a saber que concentração de CO2 tens. Ter um pH de 6.7 podes consegui-lo sem introduzir CO2

 

Atenção que tb é possivel utilizar um numero diferente de gotas e água do aquário (creio até que é o método mais normal).

 

João, tens que saber o PH e KH para fazeres a relação, isto é, precisas de um teste de KH tb.

(atenção que esta tabela é indicativa, aquela relação é aproximada... mas tb é só isso que precisamos).

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com água de aquário é muito mais falível, pq podemos ter um pH de 6 (a titulo de exemplo) por outros motivos que não a injecção de CO2.

 

Se colocares no DP (Dropchecker) água do aquário medes o pH que estava o pH da água do aquário à cerca de 1h, pois é o tempo +/- que o DP demora a reagir, se colocares água com KH=4 medes a concentração de CO2 que estava sensivelmente há 1h atrás pelos mesmos motivos.

 

Ambos os valores podem ser importantes de saber dado que tu podes ter interesse em equilibrar a concentração de CO2 com a diminuição de pH já que se sabe que injecção de CO2 faz baixar o pH

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos respostas.

Assim já faz bem mais sentido.

 

Efectivamente o objectivo é ter um pH a rondar os 6.7 isto sem recurso ao CO2, mas sim com ajuda de alguns troncos.

Irei fazer os testes ao KH e pH e guiar-me pela tabela aproximadamente, para que consiga migrar a fauna do meu pequeno comunitario para o novo aqua.

 

Novamente obrigado,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa noite,

Tive finalmente um tempinho para fazer os respectivos testes à agua do aqua ao fim de 2 semanas de cheio (incluindo 20 litros de agua do comunitario) ha cerca de 1 semana e amanha levará mais 20 litros de agua com pH a 6.5

 

Aqui ficam 120x45x50 270L brutos

KH - 60 mg/L

GH - 100 mg/L

NO2 - 0

pH - 7.0

Nh3/NH4 - 0

 

Testes de gotas da nutrafim.

 

Ora segundo a minha interpretação da tabela acima, estou com 17,7 Mg/L de CO2.

Será indicado para as plantas e peixes? Ate ao momento so tenho os 2 ancistrus mudados e a habitar ha uma semana o aqua.

Estou desejoso de passar os neons e rasboras!! Será que convem aguardar ainda mais?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá ou eu estou confuso ou tu é que não percebeste.

 

Não é a quantidade de CO2 que te dita se a água está pronta para receber os peixes, é o ciclo de azoto que te diz que podes ou não. Se tiveres o ciclo completado ok, podes mudar, se não tiveres não arriscava. Pelos valores que nos dizes parece que pelo menos amónia e nitritos já não tens então passa os peixes, tens sempre de fazer a ambientação normal.

 

A zona vermelha da tabela é a zona em excesso, a zona amarela em carência e a zona a laranja é a intermédia. Convém mesmo assim para teres realmente noção da concentração de CO2 fazeres o teste de pH com uma solução em que a água tenha um KH de 4 só assim estará devidamente calibrado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Sim eu percebi essa parte. Se calhar expliquei-me mal. Tenho consciencia que o ciclio azoto nada tem a ver com o CO2 ou pH.

Ja deixei o aqua a ciclar 2 semanas ja com 60L de agua maturada bem como areao e troncos transferidos do aqua maduro.

Estou a arriscar a troca gradual dos pequenos peixes controlando os parametros da agua, especialmente em relaçao a amonia e nitritos.

 

Agradecido,

jtsoares1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na tabela seguinte poderás ter uma relação entre o KH e a concentração de CO2 (Mg/L) que te poderá guiar sobre que valores deverás ter no aquário

 

gallery_27303_1113_45592.jpg

 

Boas

 

vou aproveitar para tentar tirar as minhas duvidas

 

tenho ph de 6.6 e kh de 50 mg/L, possuo co2 caseiro, segundo estes dados que quantidade de co2 devo ter no meu aquario ?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O valor de pH que tens no teu aquário pode não ser devido à injecção de CO2 mas devido a outros factores, o melhor é com água destilada e bicabornato de sódio fazer levantar-lhe o KH e depois com um teste de pH verificar a cor com que fica, o pH / KH=4 dirá-te-à a concentração de CO2 no aquário

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O valor de pH que tens no teu aquário pode não ser devido à injecção de CO2 mas devido a outros factores, o melhor é com água destilada e bicabornato de sódio fazer levantar-lhe o KH e depois com um teste de pH verificar a cor com que fica, o pH / KH=4 dirá-te-à a concentração de CO2 no aquário

 

tenho feito tpa's com agua destilada para tentar baixar o gh k ta em 140 mg/l mas ao adicionar bicarbonato nao faz tambem subir o ph? coisa que eu nao queria

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.