Plantas com falta de nutrientes


esilveira

Recommended Posts

Boas a todos,

É o meu primeiro post, e logo a pedir ajuda!

 

Tenho o meu aquário montado à cerca de 2 meses (a minha experiência em aquariofilia também não vai muito para além dos 2 meses), no entanto nas últimas semanas as plantas tem vindo a ficar com as folhas escuras. As novas folhas que nascem apresentam um verde vivo, mas daí a pouco tempo ficam verde escuro.

 

As algas filamentosas que apareceram nas primeiras semanas da montagem, praticamente desapareceram, mas as plantas tem vindo a ficar com um aspecto pouco saudável, apesar de crescerem a bom ritmo.

 

Setup

Aquário: 100 x 40 x 50 cm

Luz: 2x39 T5 (8 horas/dia)

Filtro: Eheim 2215

 

Parâmetros da água

Temp: 28º

pH: 7 - 7.4

NO3: 5ppm

 

Fertilização

CO2 Pressurizado (10 horas/dia)

Tropica Plant Nutrition+ (20 ml 1x semana)

 

TPA's: 1x semana ~ 20%

 

Fotos

dsc0535q.jpg

 

 

dsc0526n.jpg

Só as folhas novas apresentam um verde "normal".

 

dsc0528s.jpg

Não consigo identificar qual(ais) os tipos de algas.

 

Será falta de nutrientes? Se sim, quais e como devo fertilizar correctamente.

 

Obrigado,

Emanuel Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Essas plantas estão assim um bocado para o raquitico... estranho!

 

 

Tens 5ppm de NO3, não é falta deles senão estavam a zero! Folhas escuras? Fosfatos? Buracos na anúbia? Potassio? Bem já nem sei...

O TPN+ é "All in one" ou seja é um fertilizante completo. Não conheço pessoalmente mas dizem por aí que a Tropica recomenda 5ml em cada 50L por semana. No teu caso estas a fazer a coisa correcta.

 

Devias descrever melhor o Setup do teu aquario. Quanto mais informação melhor...

 

Fauna?

 

Flora?

 

Substratos?

 

CO2? Quantas bolhas por segundo - se soubesses em mg/L melhor (20 mg é um bom valor).

 

Tens alguma coisa de especial no filtro?

 

etc...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais