[DÚVIDA] - SUMP...


Recommended Posts

boas pessoal,

 

nunca 'trabalhei' com Sump's, ora um amigo meu vai montar um aquário, e eu estou a ajuda-lo na montagem, chegamos a conclusão que para o aquário em questão seria bom optar por uma Sump. Não sei se sera importante o aquário sera de água doce, Amazônico possivelmente e a unica coisa que temos definida a nível de fauna são colocar alguns discos.

 

ora algumas questões se levantaram.

 

1- Existe alguma regra para definir o volume da sump? por exemplo X litros de água do aquário = a X litros de volume da Sump. Costumam usar alguma regra?

 

2- Com divisórias ou sem divisórias? Já li quem prefira com, outros sem... uns porque preferem tudo organizado outros porque querem fazer 'corta-bolhas' (não sei o que é xD) outros ainda dizem que as divisórias só incomodam na hora da manutenção, e que promovem a perda de carga da bomba de retorno.

 

3- Como selecionar a bomba de retorno? que factores ter em conta?

 

 

Mais questões se levantarão mas por agora é só isto, peço a vossa colaboração pois não queria falhar com o rapaz e gostava de opiniões de quem estivesse mais habituado a trabalhar com este sistema.

 

obrigado a todos.

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno contributo,

Tenho uma sump para um aquário de 300 litros. O tamanho da sump está limitado pelo espaço disponível no armário que suporta o aquário principal. Não existem regras matemáticas para a sump. A única regra geral é: quanto maior, melhor.

Dividi a sump em três áreas iguais. A primeira recebe a agua e tem filtragem mecânica, a segunda câmara tem filtragem biológica e a ultima câmara tem a bomba de retorno, o termóstato e a bomba que alimenta um UV.

A bomba de retorno, deves apostar numa que faça circular a agua +- 10 vezes o volume de agua do aquário (exemplo: um aquário de 300 litros deve ter uma bomba de retorno de mais ou menos 3000 litros hora). Deve ser silenciosa, pois de outra forma é difícil de aguentar.

Abraços

 

Editado por joao reis bello
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João ja agora achas possivek arranjares ai umas imagens da tua sump? so para ver como estao organizados os compartimentos e ver a sua configuracao!

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho expriencia em sump´s, mas...

 

quanto maior melhor como foi dito.

eu pessoalmente dividia em partes. tipo 4, para a filtragem mecanica, biologica, os equipamentos (bomba, termostado, outros que precises) e um pequeno refugio caso haja necessidade de retirar um peixe para recuperar de uma tareia, por exemplo e colocar umas plantas tambem ajuda da filtragem biologica.

em relação as bombas, tens de varias marcas e preços, mais barulhentas e menos barulhentas, koralia, tuze.

podes dar uma vista de olhos na área dos salgados que tem muita informação sobre sump´s

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Raposeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não tenho sump mas ja andei a estudar isso e se quizerem esperimentar um DIY para fazer uma tamponagem para caso de falta de luz e poderem estar a puxar a aqua o mais fundo possivel do aqua eu tenho umas ideias que podem ajudar :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

normalmente o problemas das sump é que tem de ter as contas bem feitas para que se a luz falte (a bomba para) e não existe inundação pela casa por transborde da sump.

para tal a mangueira que retira a agua do aqua terá de ficar quase á supreficie (depende do volume da sump)

com uma ideia que tenho pensada (e se alguem quizer experimentar) com o volume da sump a subir faze-se uma tamponagem da mangueira evitando o transborde...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.