AJUDA URGENTE GUPPYS DOENÇA DESCONHECIDA :(


PFMA

Recommended Posts

Boas tardes ou talvez não :(

 

Há duas semanas fiz um TPA ( ONDE ME DESCUIDEI) acho que tirei agua a mais, cerca de 30% +-, quando vi já estava.

Coloquei agua nova, a temperatura desceu claro, mas depressa recuperou para 29º.

Ontem á noite deparei-me com esta vista desagradavel e assustadora.

Bem isto é ictio, pensei eu.

Retirei a femea para ver e tratar com o EXIT, mas para meu espanto vi que afinal não era mancha mas sim um buraco enorme,mas mesmo assim passei com cuidado o EXIT, não sei como ela está tão activa a comer e a andar em todo o aqua perfeitamente normal.

Hoje de manhã fui ver e apareceu uma outra com vestigios de manchas.

Fico na duvida do que será.

 

Tenho andado a ver mas não é é parecido com as doenças que vi e ao mesmo tempo parecem todas.

ICTIO

OODINOSE

Buraco na Cabeça (Hole-in-Head) ( MAS NÃO TEM BURACO NA CABEÇA SÓ NO CORPO)

Chondrococcus (Limo dos peixes)

Tricodiníase

Furunculose

 

Como podem ver nas fotos.

Por agora não tenho visto as femeas a coçarem-se onde quer que seja.

 

Agradecia ajuda o mais rápido possivel, se tenho que isolar ou fazer tratamento dentro do aqua, onde tenho plantas tambem.

 

1º femea

 

img2650nr.th.jpg

 

img2652rq.th.jpg

 

img2657d.th.jpg

 

img2659m.th.jpg

 

2º femea

 

img2677i.th.jpg

 

img2680qu.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

setup do aquario

Data de montagem: Fevereiro 2012-04

Aquário: Aquatlantis

Dimensões: 80x30x40

Volume: +- 90 útil

Iluminação: 1 x flora Sun FT17T8 /24” não sei os w

Aquecimento/Refrigeração: resitência 75w

Filtro: biobox 2

Peixes:

- 8 gupy

- 3 moly

- 1 tubarão bala

- 1 limpa vidros

- 3 corys

- 6 escalares (novas ainda, apenas para ficar com duas)

Plantas:

2 anúbias

Pineirinho

Hygrophila polysperma

 

Feto de java

Rotala

HZ

Mattogrossense

Valisnerias

Hydrila verticillata

Musgo de java

Tenho mais uma de cor avermelhada mas não sei o nome

 

 

Manutenção:

- limpeza filtro 1 vez/mes

- troca 10% a 15% de agua

Parâmetros:

pH: 7.0 sempre estável

Decorações:

-troco oliveira

Pedras vulcânicas

Pedras de rio

Areão com substrato

 

img25861.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das fotos parece necrose.

Ocorre quando os factores ambientais não estão favoráveis.

Compra ums testes de Nitritos, Nitratos e Amónia, pois alguns deles devem andar fora do normal.

Faz TPAs e usa anti-cloro (por ex. AquaSafe).

Para os peixes afectados podes fazer banhos de sal (3 a 5g/L) [não fazer aos coridoras e outros limpa-fundos...] noutro recipiente durante 24 a 48 horas.

 

Quanto à limpeza do filtro, 1 vêz pode mês, pode ser essa a causa.

O aqua ainda é muito novo ainda não está maduro, ou seja o ciclo (do azoto) é afectado pela limpeza do filtro. Ou então andas a limpar o filtro bem demais e matas as [poucas] bactérias que nele residem.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, amigo, isso está mais para algum tipo de infecção bacteriana, creio eu.

 

Como o alfapa citou, pode ser provavelmente desencadeada pela manutenção, que a meu ver está com um intervalo de tempo muito grande.

 

Abraço e boa sorte.

Editado por Daniel Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes

Desde de já um obrigado, pelas dicas.

Ainda não sei o que poderá te sido.Neste momento apenas estou atento para ver se ñ surge mais nada.

 

Estou no 3º dia de tratamento ESHA 2000(será colocada a 3º dose do medicamento hoje ao fim da tarde)

E a femea tem as feridas mais secas e mais pequenas, já não estão tão rosa como mostra nas fotos.

Mas no folheto do medicamento diz se a zona afectada for muito grave, para continuar a medicação (mais 1 ou 2 dias).

E o comportamento dela perfeitamente normal, nada bem come bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma, as tpa's nao devem ultrapassar os 50%

 

a meu ver o que tens será uma hemorragia septicémica, comum em guppies. mantém o tratamento com o esha2000 e se puderes reforça com um concentrado de vitaminas a comida deles :)

 

(desculpa o atraso, adoeci :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noticias não muito boas :(

Infelizmente já não a vejo, tenho procurado, mas não a consigo ver.

Hoje é o 4º dia de tratamento, e depois paro.

No folheto dizia 3 dias mas se fosse peixes muito doentes podia continuar com a dose do 2º e 3º dias (1º dia 25 gotas /100lts, 2º e 3º dia 12 gotas)

Devo fazer algum tpa ou esperar até ao proximo fim de semana, para ver se não há mais baixas, entretanto dava o tal concentrado de vitaminas, qual.

Sugestões aceitam-se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso sei alfapa. e não foi o primeiro guppy que me apareceu com esta evolução de sintomas. :) os guppys têm uma valente chatice que é de contraírem mais do que um tipo de infecção em feridas destas originando este conjunto de sintomas. a maior parte destas oportunistas o guppy é capaz de lidar com elas se for ajudado reforçando a força do sistema imunitário. Desculpa se usei um termo menos usado mas é aquele pelo qual é cientificamente conhecido :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Encontrei-a logo no dia a segui de manhãzinha (nem dormi)

Já começei a dar artemia congelada.

Por agora vai ser:

Flocos

1cubo 100g por semana (será pouco?)

 

Tenho num balde algumas plantas que ñ coloquei no aquario, mas fiquei com elas.Mudei alguma agua este fim de semana e agora apareceu a larva do mosquito, isso tambem é bom para a alimentação deles certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma septicemia pode provocar hemorragias ou não, agora o termo "hemorragia septicemia" não conhecia nem nunca ouvi falar mas se calhar até existe.

Esse termo onde foste desencantar ? A um livro ?

 

Um abraço e boa sorte com o peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Livro de ictiologia Manuel, comum em ovoviparos :) os guppys sofrem um corte e a má qualidade da agua (ou outros factores como outros peixes doentes) pode provocar-lhes o aparecimento de oportunistas que por sua vez alastram no corpo. A melhor maneira de prevenir isto é assegurar um sistema imunitário forte aos guppys com vitaminas e uma alimentação variada.

Nao há mais afectados para além da pobre coitada que morreu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por agora não, tenho já a cara espalmada de estar sempre encostado ao aquario lol :)

Estão todos na boa.

Movimentam-se em todo o aquario,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou é com as anubias amareladas.

Tinha dado na semana passada JBL Ferropol fertilizante liquido, mas depois com a visita deste virus, deixei de dar, só tinha dado uma vez, foi aquela.

Mas vou agardar até ao fim de semana para ver se estão todos bem e depois é outra guerra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais