Duvida substracto


Tom_112

Recommended Posts

Boas,

 

eu tenho uma duvida... qual o melhor substracto?

TROPICA PLANT SUBSTRATE - http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/tropica-plant-substrate.html

 

ou

 

JBL MANADO - http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/jbl-manado.html

 

A minha duvida é tanto a nivel de durabilidade, relaçao qualidade/preço, qual o melhor para as plantas e qual o melhor para a criaçao e manutençao de bacterias (penso nao estar errado mas corrijam-me se estiver... as bacterias que se formal no substracto/areao vao ajudar a decompor as fezes dos peixes, certo?)

 

Desde já muito obrigado,

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amboas os substratos são coisas diferentes.. Podes é usar os 2 em conjunto.. Isso sim.. :)

 

O da tropica que apresentas é um substrato fertil, logo tem que ser " tapado " com algo, não podec ficar em contacto com a coluna de agua..

 

Podes é cobrir esse com o Manado..

 

Ou então dependente do que queres plantar usar só o manado..

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nadac, me parecec decompoem as fezes...

Dai ter que sec ter bons sistemas de filtragem, e de " aspirar " o substrato de maneira a apanhar essas " fezes " e folhas mortas .. restos de comida e assim por diante...

 

Pelo menos assim, me parece que seja.. LOOL..

 

Cumps

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem as bacterias

Obrigado Wesley... e em relação às bacterias que decompoem as fezes? de facto existem ou tou enganado?

 

Existem as bactérias nitrificantes que entram no ciclo do azoto convertem Amónia (vindo de fezes, folhas mortas, etc), em Nitritos menos tóxico que o anterior e outras que que convertem os Nitritos em Nitratos menos tóxico que este último. Mas estas não dão conta se tiveres muita matéria orgânica acumulada, daá as TPA's (Trocas Parciais de Agua) e a remoção por aspiração.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem as bacterias

 

Existem as bactérias nitrificantes que entram no ciclo do azoto convertem Amónia (vindo de fezes, folhas mortas, etc), em Nitritos menos tóxico que o anterior e outras que que convertem os Nitritos em Nitratos menos tóxico que este último. Mas estas não dão conta se tiveres muita matéria orgânica acumulada, daá as TPA's (Trocas Parciais de Agua) e a remoção por aspiração.

 

Pois, eu tive um aquario cujo problema era o exagerado acumular de fezes que nao conseguia aspirar muito bem porque o areao entrava no tubo e começava a infiltrar, ate que deixei de tirar as fezes e com o passar do tempo tive de tirar os peixes e colocar num mini aquario de 7L, onde ainda estão... =( agora queria ver se voltava a fazer um aquario mas desta vez sem o GRANDE problema das fezes que se acumularam sem que eu as conseguisse eliminar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não por exemplo:

 

tamanho do Aquario: Largura x Comprimento x altura em cm

 

Filtro:

 

Iluminação:

 

Substrato:

 

Valor dos teste:

 

Ph:

Nitratos:

etc...

 

Flora (Plantas):

 

Fauna (Peixes):

 

etc...

 

E se tiveres fotos melhor.

 

Quando se tem algum problema metem-se estes dados para o pessoal ajudar melhor.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tenho uma duvida... qual o melhor substracto?

TROPICA PLANT SUBSTRATE - http://www.pet4you.n...-substrate.html

 

ou

 

JBL MANADO - http://www.pet4you.n...jbl-manado.html

 

A minha duvida é tanto a nivel de durabilidade, relaçao qualidade/preço, qual o melhor para as plantas e qual o melhor para a criaçao e manutençao de bacterias (penso nao estar errado mas corrijam-me se estiver... as bacterias que se formal no substracto/areao vao ajudar a decompor as fezes dos peixes, certo?)

 

Desde já muito obrigado,

Tomás

 

Se quiseres meter plantas, podes meter um substrato fértil, e depois uma camada de 5 cm inerte de areia ou então esse JBL manado. Se não for para plantas não vale a pena teres substrato fértil. As bactérias existem sempre no aquário e depois dele ter completado o ciclo do azoto podes por peixes, respeitando sempre 1 cm de peixe para cada litro de água. É que se tiveres peixes a mais é prejudicial para eles e para ti que tens que mudar a água mais vezes, ou seja mais trabalho a manter.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não por exemplo:

 

tamanho do Aquario: Largura x Comprimento x altura em cm

 

Filtro:

 

Iluminação:

 

Substrato:

 

Valor dos teste:

 

Ph:

Nitratos:

etc...

 

Flora (Plantas):

 

Fauna (Peixes):

 

etc...

 

E se tiveres fotos melhor.

 

Quando se tem algum problema metem-se estes dados para o pessoal ajudar melhor.

 

Sim, eu percebi...mas tas a perguntar isso em relaçao ao aquario onde pus os peixes ou em relaçao ao aquario com que tive problemas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres meter plantas, podes meter um substrato fértil, e depois uma camada de 5 cm inerte de areia ou então esse JBL manado. Se não for para plantas não vale a pena teres substrato fértil. As bactérias existem sempre no aquário e depois dele ter completado o ciclo do azoto podes por peixes, respeitando sempre 1 cm de peixe para cada litro de água. É que se tiveres peixes a mais é prejudicial para eles e para ti que tens que mudar a água mais vezes, ou seja mais trabalho a manter.

 

Se de facto avançar com a contruçao de um novo aquario tou a pensar por plantas... por isso seria o substracto fertil e depois talvez fizesse uma zona com areia e outra com o manado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu percebi...mas tas a perguntar isso em relaçao ao aquario onde pus os peixes ou em relaçao ao aquario com que tive problemas?

 

Sim ao aquario que tiveste problemas... até porque estou a achar estranho teres que ter tirado os peixes por acumulação de fezes... nunca me aconteceu tal, mesmo até num aquario que tenho de 40x20x25 com peixes a mais.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ao aquario que tiveste problemas... até porque estou a achar estranho teres que ter tirado os peixes por acumulação de fezes... nunca me aconteceu tal, mesmo até num aquario que tenho de 40x20x25 com peixes a mais.

 

é que as fezes foram acumulando e infiltrando no areao e como eu tive uns tempos fora de casa e quem cuidou do aquario nao fui eu...

 

As dimensoes do aqua sao: 80x30x30, com um eheim 2213. Tinha 2 anubias nana, um tronco (não me lembro que tipo), musgo de java, egeria densa, cabomba, uma outra planta que não sei o nome e 2 bolas de musgo. Tinha 5 Danios leopardo, 6 neons, 6 guppies, 3 mollies, 1 betta femea, 1 limpa vidros dourado e uma corydora albina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinhas muitos peixes, mas tb não era um exagero..., se calhar o areao que tinhas tinha uma granulometria muito grande. Normalmente recomenda-se 2 a 3mm, porque se for muito grande começa-se a entranhar e não consegues remover a porcaria. Se fores a ver o JBL manado tem uma granulometria de 2 a 3mm.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinhas muitos peixes, mas tb não era um exagero..., se calhar o areao que tinhas tinha uma granulometria muito grande. Normalmente recomenda-se 2 a 3mm, porque se for muito grande começa-se a entranhar e não consegues remover a porcaria. Se fores a ver o JBL manado tem uma granulometria de 2 a 3mm.

 

neste topico tao umas fotos do aquario... nessa altura foi quando ainda era eu a cuidar do aquario

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=183537&hl=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais