Recommended Posts

Publicado

Boas este é o meu primeiro tópico, estou a acabar o meu 3º aquario e tenho uma "duvida/incerteza":

o aquario é para ciclideos, criei o back em esferovite e a iluminação vai ficar a cargo de fita de leds 5050, a minha duvida é a seguinte nos outros aquarios sempre utilizei areão de rio mas neste gostaria de utilizar algo mais "claro" e tenho visto aqui falar da areia de silica e gostaria de saber a vossa opinião acerca da mesma em termos de manutenção , Obrigado.

Publicado:

Ola boas

Antes de mais, ciclideos Americanos ou Africanos? É que o pH é diferente para cada um deles...

Se for para Africanos que querem pH alcalino não terás qualquer problema, no tipo de areia de sílica, se for para Americanos tipo Discus terás que escolher muito bem onde vais comprar a areia de sílica pq não é raro acontecer trazer vestígios de material calcário fazendo-te subir o pH.

Em termos de manutenção, como é clara qualquer detrito fica facilmente visível, e com o tempo torna-se mais amarelada, tb há quem defenda que a areia de sílica por ter granulometria muito pequena compacta facilmente dificultando o enraizamento das plantas ou mesmo estrangulando-as.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

João obrigado pela resposta rápida, este vai ser para Africanos dai a ideia da silica e não tenciono por plantas a duvida era mesmo por causa da sujidade e da possivel alteração da cor da mesma, vou ter em conta a sua resposta e como ainda estou com a placa a curar ainda tenho tempo para me decidir qual utilizar, cumps., Mário.

Publicado: (editado)

boas

qunato a areia,tens por exemplo a areia de filtro de piscina,na leroy um saco de 25kg fica a 16 euros e tal.

é clara,mas nao é tao branca como a silica e é um pouco mais grossa.

quanto a manutençao da mesma,axo que nao vais ter qualquer dificuldade,visto entao que vai ser para ciclideos africanos menos dificuldade ainda porque eles estao sempre a remexer a areia e alem disso esteticamente axo que fica muito bem.

essa areia da leroy nao altera os parametros da agua.

cumprimentos

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!