Problemas no desenvolvimento das plantas


tixxa

Recommended Posts

Boa tarde

 

tenho vindo a ter problemas com o desenvolvimento das minhas plantas que não crescem. No espaço de um ano modifiquei o meu aqua 2 vezes com o intuito de colocar este ou outro elemento que não tinha mas as plantas continuam a não querer crescer. No início apenas tinha sílica, ha uns meses coloquei jbl aquabasic e manado e nada, introduzi co2 caseiro e nada, faço fertilizaçoes com seacheam (micros), potassio e ferro, uma vez por semana e nao sei o que se passa com o aqua pois apesar de melhora-lo nao vejo resultados.

 

O meu ph e de 7.0 (baixa para 6.5 depois de retirado o co2)

nitratos: 10

po4: 0,75

 

Iluminaçao 5h diarias 2x21w(anteriormentetive 7h e como nao via resultados baixei) (nao sei os kelvins)

TPA's regra geral nao faço, apenas adiciono a agua evaporada de semana a semana ou de 15 em 15 dias (não sei se será "obrigatorio" fazer TPA mais frequente com o intuito de restabelecer micros mas como fertilizo semanalmente acho que nao e necessario, mas corrijam-me se estou errada)

 

Plantas:

- limnophila

- feto de java

- anubias

- lotus red

- cryptocoryne

 

as plantas mais faceis como a limnophila e a cryptocoryne simplesmente nao crescem, a limnophila que deveria crescer imenso apenas cresceu 1 cm em um mês (desde que lhe coloquei o substrato fertil).

 

O que acham que se passa aqui?

A unica ideia que me ocorre será talvez a falta de macros, mas no pouco que percebo acho que, de acordo com os parametros e tipo de plantas que tenho os macros nao sao necessarios, mesmo tendo o co2. é que ja coloquei o co2 precisamente porque as plantas nao cresciam e, apesar de o ter colocado nao vi grandes diferenças, a unica diferença que vi foi na lotus que anteriormente nao dava folhas e depois de colocar o co2 ja da as folhas no entanto sao muito pequenas. Nas restantes plantas nao vi modificaçoes.

 

Alguem me podera ajudar?

Ja nao sei o que fazer do aqua, estou a ficar desanimada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta faltar um nutriente que as plantas já não fazem nada com o resto. Lei dos mínimos. Precisas de macros NPK e de micros o costume (entre os quais o mais importante é ferro).

 

Tenho algumas dúvidas e outros também deverão ter:

 

Qual o tamanho do aquário?

As lâmpadas têm que idade? (É que também vão perdendo potência...)

Já agora... tens fauna? É que coitados dos bichos... sem TPA's... admira-me como é que só tens 10 de nitratos.

 

 

cump

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem 75litros, as lampadas uma tem cerca de 2 anos, a outra e nova (nao noto diferença de perda de luz de uma para a outra lampada). De fauna tenho 4 betodia geayii, 2 nanacara, 2 corys e 1 ancistrus.

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem, não sou nenhum expert mas pelo que tenho visto no meu aquário assim pelas incontáveis horas que passei a volta do tema o que posso dizer é que as plantas desenvolvem-se de acordo com a disponibilidade mínima de qualquer nutriente i.e. podes ter toneladas de todos os nutrientes exceto um e as plantas vão crescer de acordo com a disponibilidade desse nutriente em falta.

 

Tens 10 de nitratos o que até acho muito pouco tendo em conta que não fazes TPA's. Devia ser bastante mais. É uma pergunta estúpida mas fizeste o teste à risca conforme as instruções? É que já me aconteceu não agitar como deve ser a fase 2 (testes da API) e aquilo dava-me sempre 10 quando na realidade tinha 40. De qualquer das formas vamos assumir os tais 10. É pouco pois os teus animais devem produzir isso no espaço de 1 a duas semanas. Potássio? Não sabemos quanto tens, tens que ver se o nível de potássio acompanha os nitratos na mesma proporção. Pelo que vi nos rótulos de muitos fertilizantes, as quantidades são muito poucas. Não dizes qual o fertilizante que usas nem se é completo ou não.

 

A questão de fosfatos... acho pouco outra vez. O recomendado costuma ser de 1 a 2ppm. A maioria dos fertilizantes comerciais não contêm fosfatos (pela crença errada de isso fomentar algas). Uma situação a verificar.

 

Agora vamos ao mais complicado (de nutrientes)... micros. As TPA's não servem só para diminuir os nitratos e retirar outros nutrientes em excesso do aquário. Também servem como fonte de inúmeros elementos como zinco, cobre, boro, ferro, cálcio, magnésio, manganês, etc etc... por incrível que pareça, as plantas também reduzem a assimilação de macros se houver muita falta de alguns micros. Está tudo interligado. Segundo algumas teorias (o método EI por exemplo) devemos fornecer nutrientes em excesso durante a semana e depois fazer uma "limpeza" com uma TPA de 50% ao sábado ou domingo, removendo o excesso de nutrientes que não foi consumido durante a semana.

 

CO2. Que tipo de CO2 tens? De botija, caseiro, pastilhas? É que isso também é importante sobretudo se for para fornecer um fluxo constante.

 

Finalmente, a luz... epa... a minha opinião é que tens ai uma salganhada de plantas com requerimentos muito diferentes e a luz que tens, serve para algumas mas não para outras. Senão vejamos

 

Anubias: Planta de crescimento muito lento que requer poucos nutrientes e pouca luz. Uma folha a cada duas semanas já é muito bom. CO2 e fertilização é um desperdício nesta planta.

 

Feto de Java: Pouca a média luz, planta de crescimento lento. Não necessita de fertilização.

 

Lotus red: Planta que requer média a muita luz (75W para o teu aquário não seriam errados), bons nutrientes e que tem um crescimento médio.

 

limnophila (não dizes qual): Requer muita luz, muitos nutrientes e tem um crescimento bastante rápido.

 

cryptocoryne (tb não dizes qual): requer média luz e tem um crescimento moderado.

 

Agora como podes ver, a luz que providencias é boa para anúbias e feto de java que são de crescimento lento logo não vais ver grande coisa e as outras plantas (as que requerem muita luz e nutrientes) ficam logo limitadas pela pouca luz e também vão crescer ainda mais devagar do que o costume.

 

Resultado: crescimento lento.

 

Pensa na Luz e CO2 como o motor das plantas e os nutrientes como a gasolina. Tens um motor fracote (luz e/ou Co2) e vais gastar pouca gasolina e andar devagarinho. Aumentas o motor para 300CV, é bom que tenhas gasolina porque se tiveres pouca, as plantas também não vão assapar.

 

Agora que já levaste com o meu testamento em cima o que te posso aconselhar para por essas plantas todas a esteroides (sem exageros, estamos a falar de plantas na sua maioria de crescimento lento)

 

Muito CO2, muitos nutrientes e muita luz... simples não? :P :P

 

Claro que tens que pensar... será que vale a pena o investimento e esforço para conseguir uma folha por semana de uma anúbia? Ou do feto de java? Eu melhorava a fertilização (gasolina) e metia um motor melhor (luzes, níveis de CO2). Se as plantas mais rápidas começassem a ficar malucas a crescer que nem doidas o teu plano resultou e podes começar a meter outras plantas de exigências maiores mas que também te vão dar prazer a vê-las crescer. Ou então continuar com estas espécies mais robustas, seguras mas também mais lentas.

 

Espero ter ajudado.

 

Cump

Tony

 

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

os nitratos vou entao confirmar daqui a uma semana se se mantêm a 10 (acabei de fazer TPA).

 

Todos os fertilizantes que coloco sao da seachem, micros, ferro e potassio.

 

O CO2 que tenho e caseiro, logo penso que ate debita um fluxo maior do que se fosse de garrafa pois e mais dificil de controlar.

 

A anubia que tenho esta a lancar uma folha de 2 em 2 ou de 2,5 em 2,5 semanas e o feto de java tambem se esta a reproduzir embora bastante mais devagar do que no inicio do aqua.

 

a limnophila e a sessiliflora-ambulia, a cryptocoryne e a wendtii trópica.

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se aumentarmos o motor, aumentamos o consumo e aumentamos a velocidade. Já tinha recomendado mais luz. Só há um senão. As anúbias vão começar a ter algas greenspot com muita luz. Claro que se controla com mais fosfatos mas é um factor a considerar.

 

Quanto à

 

CO2 que tenho e caseiro, logo penso que ate debita um fluxo maior do que se fosse de garrafa pois e mais dificil de controlar.

 

Nem imaginas quanto CO2 conseguimos injectar para dentro de um aquário... vou em 35-40ppm e de vez em quando lá subo mais um bocadito. Neste momento estou entre o suportável para os peixes e o dificilmente suportável para os caracois. Com o caseiro tinha que meter umas 3 garrafas e mesmo assim não tenho a certeza. Claro que tens a vantagem de trabalhar 24h/dia (eu só faço 7h/dia) mas pronto. Se depois de todas as alterações ainda parecer mal... é aumentar o CO2.

 

Quanto aos fertilizantes; tenho a seachem em muito alta conta (uso montes de produtos deles) mas depende das quantidades que usas. Pelo que vi da composição, usando o seachem flourish e o flourish trace, tens os micros cobertos (se em quantidades adequadas). Potássio não sei.

 

Qual é o teu regime de fertilização? Quantidade, frequència?

 

Seja como for, é impossível dar-te uma receita infalível. Começa por aumentar a luz e despejar mais nutrientes. Depois logo se vê.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Puxas Tony, eu vinha cá mandar um bitaite mas tu pegas num tópico e dás-lhe 3 ou 4 pancadas secas nas costelas até que não restem dúvidas ::D: lol boas respostas sim senhor.

 

Ps: ando a pensar começar a fertilizar com pós, calhando preciso de uma ajuda ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que devias aproveitar... e já agora pede-lhe o potássio que eu acabei de ver um caminhão cheio de potássio com destino ao Algarve, dizia na frente " Entrega Especial - TONY"

 

Abraço,

 

Ps. Peço desculpa pelo off topic à responsável do tópico.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CAMINHÃO? LOL - onde é que eu fui buscar isto.

 

Não consegui editar a mensagem, fica a correcção " Camião".

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fertilização em pó é a que me parece dar maior controlo sobre o que se fertiliza e em que quantidades. Não é uma solução para toda a gente. Não podemos esperar que a malta vá toda comprar quantidades industriais de fertilizante em pó, faça as contas todas, pese os componentes e faça a sua mistura. Também não podemos esperar que todas as pessoas têm pachorra para fertilizar, diariamente.

 

Para esses existem os fertilizantes comerciais. Aquários com pouca fauna podem beneficiar muito usando por exemplo TPN+ ou aqueles com muita carga apenas o TPN. Em ambas as situações, pessoalmente, adicionava ainda ferro senão temos que despejar, segundo as calculadoras 17ml disso várias vezes por semana o que acaba por sair muito caro.

 

Voltando diretamente à questão do tópico, reparei ontem, enquanto andava a passear pelo fórum, que a autora tinha colocado um tópico na secção de plantas há algumas semanas atrás em que se queixava que as plantas ganhavam pontos negros, amareleciam e abriam buracos. Na altura penso que ninguém respondeu mas a mim, pelo que tenho lido, parece ser uma deficiência em potássio. Era bom se aumentasse o regime de fertilização desse componente em particular.

 

Cump

 

Tony

 

PS - Jplonga: viste? Fixe. Finalmente vão chegar os restantes pós :)

Manik48: Pois às vezes não tenho nada melhor para fazer do que andar a passear no fórum... tenho que arranjar outro hobby ;)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

muito obrg pelas dicas!

 

em relaçao ao outro topico estava a referir me aos fetos de java, penso que seja um problema de ph baixo apesar de ele se encontrar a 7 e baixa para 6.5 depois de retirado o co2. (ate acho um nivel optimo de ph mas os fetos nao gostam!)

 

Normalmente fertilizo num dia micros, noutro ferro e outro potassio e fertilizo de acordo com as instruçoes da embalagem... Nao criei grande regra de fertilizaçao, e provavelmente tambem sera devido a isso. Se calhar deveria colocar mais fertilizantes por semana ou ate dividir a quantidade a fertilizar de cada um e fertilizar diariamente. (será preferível?)

 

Vou aumentar a carga horaria de luz e co2 para ver como corre.

 

Tenho mais uma duvida: estou e fertilizar na proporçao que o fabricante da seachem sugere, acha(m) que devo aumentar? Mais ou menos em quanto? O dobro será demais?

 

Ja agora... Qual a quantidade horaria de iluminaçao que se deve ter? Ha pessoal que diz que tem 7h, 8h, outros 10h, 12h... (Tambem penso que devera variar com o tipo de exigências que as diversas plantas têm.)

 

Cump

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já é a segunda vez que diz que o ph lhe baixa depois de tirar o co2. Visto que o co2 é convertido para ácido carbónico dentro do aquário, o que acontece normalmente é exactamente o oposto ie o ph desce com a introdução de co2 e sobe após remoção do mesmo. Será gralha da sua parte?

 

Quanto as quantidades, não sei o que o fabricante indica nem quantos ppms em que quantidade de água e que materiais o mesmo adiciona portanto qualquer sugestão será meramente especulativa. O que posso dizer (com experiência real) é que doseando mais do que o necessário não parece causar danos à fauna. Estou com falta de nitrato de potássio. Para remediar a situação estou a usar dois fertilizantes da Elos... 3 x a dose recomendada e não tenho problemas.

 

Alias, se se está a referir ao aparecimento de algas, não é o excesso de nutrientes que as provoca.

 

Cump.

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.