Platy Doente


jplonga

Recommended Posts

Boa tarde,

 

A situação é a seguinte:

 

Tenho o aquário montado à uma semana, ontem ia buscar um peixe para fazera ciclagem, mas trouxe dois.

 

Duas Platys Hawai ( Machos )

 

Acontece que um deles não sai da superficie, a "respirar". O outro percorre todo o aquário sem nenhm problema aparente.

 

Setup:

 

Aquário: 78x38x38

 

Filtro Cascata Eheim Liberty 200 760l/h - C/Cerâmicas Siporax dentro.

 

Termostato 125w

 

Flora:

 

1 Anubia nana- só amanhã é que vou amarra-la

 

---

 

Ph: 7,5

 

Nitratos: 0

 

Cloro: 0

 

gh: Não consigo medir (sou daltónico) lol.

 

São os únicos testes que tenho.

 

Tpa de 15% Feita ontem À hora do almoço, peixes introduzidos à noite.

 

Fica o video, agradeço ajuda, obrigado

http://youtu.be/zmlaN2NXwwU

 

 

http://youtu.be/tYuCnhJGDNg

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

A situação é a seguinte:

 

Tenho o aquário montado à uma semana, ontem ia buscar um peixe para fazera ciclagem, mas trouxe dois.

 

Duas Platys Hawai ( Machos )

 

Acontece que um deles não sai da superficie, a "respirar". O outro percorre todo o aquário sem nenhm problema aparente.

 

Setup:

 

Aquário: 78x38x38

 

Filtro Cascata Eheim Liberty 200 760l/h - C/Cerâmicas Siporax dentro.

 

Termostato 125w

 

Flora:

 

1 Anubia nana- só amanhã é que vou amarra-la

 

---

 

Ph: 7,5

 

Nitratos: 0

 

Cloro: 0

 

gh: Não consigo medir (sou daltónico) lol.

 

São os únicos testes que tenho.

 

Tpa de 15% Feita ontem À hora do almoço, peixes introduzidos à noite.

 

Fica o video, agradeço ajuda, obrigado

http://youtu.be/zmlaN2NXwwU

 

 

http://youtu.be/tYuCnhJGDNg

 

sinceramente não concordo nem 1% com essa ideia que agora está na moda de meter peixes para ciclar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

"sinceramente não concordo nem 1% com essa ideia que agora está na moda de meter peixes para ciclar.."

 

Kiko, já reparei que não é a melhor politica, mas tenho me baseado pelo faq do fórum e lá diz que o ciclo só se inicia quando se colocar UM ou dois peixes. Mas já me informaram que existem outras maneiras. Mas de qualquer forma o erro já está.

 

Agora jp, o teste de amonia estava esgotado na aquoporto, acabei por me esquecer dos nitritos, tenho que ver se consigo ir hoje a outro lado qualquer comprar um.

 

Mas eu fiz um tpa de 15% na sexta, não devia a água estar limpa, isto é, isenta de amónia? Mal a coloquei no aquario ficou logo com este comportamento.

 

 

A outra plati está a 100% aparentemente, claro que peixes diferentes podem ter comportamentos diferentes, ela tambem não come nada desde que chegou. Mesmo com a comida a passar-lhe ao lado. A outra come normalmente.

 

Posso fazer algum TPA maior para ver se ela melhora?

 

Cumps

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

"sinceramente não concordo nem 1% com essa ideia que agora está na moda de meter peixes para ciclar.."

 

Kiko, já reparei que não é a melhor politica, mas tenho me baseado pelo faq do fórum e lá diz que o ciclo só se inicia quando se colocar UM ou dois peixes. Mas já me informaram que existem outras maneiras. Mas de qualquer forma o erro já está.

 

Agora jp, o teste de amonia estava esgotado na aquoporto, acabei por me esquecer dos nitritos, tenho que ver se consigo ir hoje a outro lado qualquer comprar um.

 

Mas eu fiz um tpa de 15% na sexta, não devia a água estar limpa, isto é, isenta de amónia? Mal a coloquei no aquario ficou logo com este comportamento.

 

 

A outra plati está a 100% aparentemente, claro que peixes diferentes podem ter comportamentos diferentes, ela tambem não come nada desde que chegou. Mesmo com a comida a passar-lhe ao lado. A outra come normalmente.

 

Posso fazer algum TPA maior para ver se ela melhora?

 

Cumps

 

O peixe alguma vez esteve bem? Digo isto porque por vezes o pessoal compra peixes em lojas que não conheçe e depois sem querer acaba por trazer peixes já doentes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No meu aquário não, teve desde o momento em que entrou na agua, segui os passos todos de inserção "gota-a-gota"...

 

Quanto à qualidade da loja não coloco em causa, foi na Aquoporto, bons feedbacks... Foram os ultimos dois, mas na loja até foi dificil apanhar os peixes.Aparentavam estar bem.

 

 

Obrigado pela ajuda,

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No meu aquário não, teve desde o momento em que entrou na agua, segui os passos todos de inserção "gota-a-gota"...

 

Quanto à qualidade da loja não coloco em causa, foi na Aquoporto, bons feedbacks... Foram os ultimos dois, mas na loja até foi dificil apanhar os peixes.Aparentavam estar bem.

 

 

Obrigado pela ajuda,

 

Não sei se platys sãos os peixes certos quando se coloca para o ciclo porque pessoalmente como já percebeste sou completamente compra no entanto parece-me um peixe que não é indicado.

 

Podes experimentar trocar mais água mas pessoalmente não sei até que ponto fará diferença uma vez que os teus parametros ainda não devem estar bons e provavelmente ainda nem criou as bacterias no filtro.

 

Abraço

Kikoscp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim obrigado pela ajuda...

 

Devia-se alterar o Guia para principiantes porque já vi que não existe consenso neste aspecto...

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz o clico por 3 semanas e só na 4 é que meti um Guppy. Na altura correu tudo bem. Na 5ª semana coloquei outro, na sexta outro. Ao fim da 3ª semana inicio da quarta já tinha terminado o ciclo e já tinha os valores ideais.

 

Usaste algum acondicionador de água?

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim obrigado pela ajuda...

 

Devia-se alterar o Guia para principiantes porque já vi que não existe consenso neste aspecto...

 

Abraço

 

Não é uma questão de consenso é uma questão de consciência. Colocar um peixe num ambiente que lhe pode causar a morte apenas para o aquario ficar ciclado mais rapido não é para mim hipotese mas claro que cada um age de acordo consigo mesmo

 

 

Abraço

 

Kikoscp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kikoslb,

 

Tenho me baseado no inicio para principiantes, tópico fixo aqui no forum onde passo a citar:

"

:arrow: Quimica da água - Ciclo do azoto

Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.

No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.

Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.

O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.

O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico."

 

Não fala em mortes de peixes nem em stress de peixes, nunca foi esse o meu intuito. Se assim o fosse não estaria tão preocupado, nem estava com este trabalho todo a salvar o peixe ou a tentar...

 

No tópico não fala em acelerar, mas sim começar. Não indicando nenhuma possibilidade de o fazer doutra forma.

 

 

Abraço,

 

 

PS. O slb foi só para me meter contigo lol.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kikoslb,

 

Tenho me baseado no inicio para principiantes, tópico fixo aqui no forum onde passo a citar:

"

:arrow: Quimica da água - Ciclo do azoto

Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.

No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.

Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.

O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.

O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico."

 

Não fala em mortes de peixes nem em stress de peixes, nunca foi esse o meu intuito. Se assim o fosse não estaria tão preocupado, nem estava com este trabalho todo a salvar o peixe ou a tentar...

 

No tópico não fala em acelerar, mas sim começar. Não indicando nenhuma possibilidade de o fazer doutra forma.

 

 

Abraço,

 

 

PS. O slb foi só para me meter contigo lol.

 

nunca disse que quizeste fazer mal ao peixe apenas te mostrei o meu ponto de vista

 

Quando falar nesse peixe por normal são plecos ou assim que são peixes super resistentes.embora continue a ser contra

 

Ahah eu percebi :P:scpsmile:

 

PS: Boa sorte com o peixe

 

Abraço

 

Kikoscp

Editado por kikoscp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondi noutro tópico sobre este assunto.

 

No entanto, quanto à introdução ou não de peixes durante o ciclo... eu já vi muito pessoal deixar o aquário a "ciclar" durante 3 semanas, depois vão ver os valores (Amonia = 0, nitritos = 0, nitratos = 0) e acham que está tudo bem e toca a meter peixes. Depois admiram-se que surge um pico de amónia, nitritos etc (os que medem... há pessoal que não mede nada e não se apercebe a não ser que seja tão mau que os peixes morram). Porquê? Porque andaram 3 semanas a olhar para o aquário (mesmo adicionando bactérias) e não houve ciclo nenhum. É preciso uma fonte constante de amónia para criar e MANTER as bactérias nitrificantes. Podem deitar os frascos/químicos de bactérias que quiserem que se não houver "paparoca" para as bactérias, em 48 horas estão mortas e fica tudo igual. Eu fui um dos idiotas que fez isso. Após 3 semanas introduzi 4 corydoras (que tem capacidade de absorver O2 através dos intestinos quando vai a superfície) e admirei me porque é que começou a aparecer amónia, nitritos etc... claro... o verdadeiro ciclo só começou quando meti as corydoras! Sobreviveram todas e passado 1 ano e meio continuam felizes mas se soubesse o que sei hoje, teria metido só uma em vez de expor 4 ao verdadeiro ciclo.

 

Há que faça o ciclo com introdução artificial de amónia ou pedacinhos de comida (2 em 2 dias sempre) e funciona. Olhar só para o aquário durante 3 semanas não resolve nada.

 

Portanto, em resumo... ciclar só com frasco de amónia na mão ou um peixe resistente tipo UMA corydora ou UM ancistrus(visto que ambas as espécies são muito resistentes e têm capacidade de ir buscar O2 à superfície no caso do pico de amónia ou nitritos ser tão mau que comece a impedir a normal respiração debaixo de água.

 

É só a minha opinião claro.

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tony, agora é que já não vai haver consenso.

 

Às pessoas que derem a sua opinião à cerca do ciclo com ou sem peixes, têm que primeiro ver os videos e comentar a possivel doença.

 

Que foi pela doença que abri o tópico.

 

Obrigado e abraço a todos...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te expliquei a doença noutro tópico. Amónia, nitritos, ambos impedem a oxigenação do bicho. Pode ser apenas 1 porque o outro por alguma razão está a suportar melhor o pico de amónia ou nitritos.

 

Também pode ser outra coisa qualquer não relacionada (os platys não são propriamente peixes de fundo) mas continuo a achar que essa que anda ai "pendurada" está com falta de ar. Se fosse um aquário ciclado até te diria que essa platy apenas estava a comer o biofilme que se cria na linha de água mas não me parece neste caso. De qualquer das maneiras, eu já tive peixes ainda mais ofegantes que esses que punham a boca mesmo fora de água.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já tinha lido,

 

Estava-me a referir a quem viesse comentar a seguir. Ela ontem de vez em quando ainda tentava ir a baixo, mas sem sucesso.

 

Circulação, o filtro está a trabalhar ligeiramente acima do nivel da àgua para a oxigenar, e o wave maker é ligado cerca de 45m por dia alternados.( So comecei ontem)

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não percebi uma coisa montaste o aquario há uma semana e ontem já fizeste um tpa de 15%?

Não poderá estar ai o problema, diferença de temperatura, falta de bacterias no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpas, dentro do razoável, não me parecem ser prejudiciais ao ciclo. Neste caso particular, em que há fauna envolvida, até é aconselhável fazer tpas frequentes para tentar aliviar o stress da amónia, nitritos etc. Julgo ter lido em qualquer lado que até 30-50% de TPA's não afetavam muito o ciclo e até promovia trocas gasosas, reintrodução de nutrientes, elementos quimicos, etc.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Venhoaqui apenas actualizar o estado da platy que estava doente.

 

Faz amanha 2 semanas que está dentro do meu aquário, primeira semana muito complicada para ela, não saía da superficie, não comia e estava constantemente a abrir e fechar a boca. Enquanto a outra aparentemente com comportamento normal.

 

Esta segunda semana, melhorou substancialmente, ontem já não vinha à superficie, e muito menos se mantinha, penso que já come normalmente, até já dá uns "coices" à outra lol, e já não está constantemente a abrir e fechar a boca, mas este último sintoma ainda não desapareceu por completo.

 

A última introdução no aquário, um tronco médio mopani, apesar de não estar a gostar muito da cor de chá e de uma substância branca a envolvê-lo, as platys estão a adorar, ganham bastantes esconderijos, protegem-se da luz e do wave maker.

 

Abraço a todos e o meu obrigado a quem ajudou e tambem a quem tentou ajudar participando no tópico.

 

Em especial à Susana Paço e ao amigo da platy, o Tony.

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um conselho adiciona bactérias nitrificantes, e mete uma bomba de ar... Pode ser falta de oxigénio. 02.

Pedra Difusora - e uma bomba de ar só para desenrascar até o ciclo ter terminado, deves de ter picos de amónia, em princípio....

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo um filtro de mochila, já deve haver suficiente agitação da superfície para promover as trocas gasosas mas mal também não fará :)

 

Cump

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais