Discu que cospe a comida toda


ncavalheiro

Recommended Posts

Olá !

 

Faz Hoje 3 semanas que comprei um discu selvagem com +- 16 cm que na altura pareceu-me estar de perfeita saude, o que acontece é que o discu quando chega na hora de comer é logo um dos primeiros ( tenho 5 discus ) mas cospe toda a comida que apanha. O disco já está bastante magro.

Já esperimentei comida congelada ( Mistura para discus , larva de mosquito vermelho) e granulado, mas ele faz sempre o mesmo , já não sei o que fazer, alguem me pode ajudar ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Amigo !

 

 

Pela experiencia que tenho com Discus , juntar um peixe selvagem deppis de adquirido no aquario comunitário ...pode ser uma bomba relogio ! tive á alguns anos atras grandes dissabores . De qualquer forma se já esta no teu aquario á 3 semanas se tivesse algo já teria sido perceptivel. Mas cuidado no futuro , sempre um aquario de quarentena ! Estar a emagrecer é natural depois de 3 semanas de adpatação ao aquario sem comer. Vitaminas , aumento de temperatura , etc . Entre os dados do teu setup falta alguns testes importantes nitratos , nitritos , amonia são fundamentais. Um abraço

Um sincero abraço

 

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Hugo

Muito obrigado pelo apoio, defacto costumo colocar sempre qualquer peixe de quarentena, mas este na loja já estava isolado á algum tempo na loja ( 2 semanas ) e a loja é de confiança .

Quanto á amonia e aos nitritos estão a 0 os nitratos é que estão a cerca de 5 ppm mas como é um aquario plantado acho que é normal pois até dá um certo jeito para as plantas.

Quanto á comida, sera que ele só comerá comida viva ? neste momento estou a juntar á agua do aquario vitaminas da sera para ver se ajuda nalguma coisa.

 

Obrigado mais uma vez

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se ele se faz a comida e pk n esta mt stressado ou doente, tenta comprar larvas mm vivas para dares aos teus discus e ai tiras a prova dos nove se ele comer e sinar que n estah mt habituado a comida que lhe deitas mas quanto a mim mais tarde ou mais cedo ele vai acabar por come-la. tenta tb perguntar a loja o que e que ele la comida e dalhe isso(n acredito que ele na loja so n comesse).

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu peixe tem sintomas tipicos de uma infecção avançada por Spironucleus ( erradamente conhecido por Hexamita ) .Deves fazer um tratamento com metronidazol ( flagyl, por exemplo ) na dose de 250 mg ( 1 comp ) por 40 litros de água de manhã e á noite , durante 6 dias com mudanças de água de 30% entre cada tratamento ,num total de 12 tratamentos . Coloca a temperatura a 32º.

Eu sou daqueles que não acredita nas viatminas na água ,mas sim na comida ( embebe a comida numas gotas de vitaminas durante uma hora ou idealmente de um dia para o outro ,se deixares a comida a descogelar dentro do frigorífico) . Poupas mais, não poluis a água , não alimentas as algas e as bactérias e se calhar consegues que os peixes absorvam muito mais.

Claro que se não comem .....tens que esperar resultados do metronidazol.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno!

 

Pessoalmente não fazia qualquer tratamento , alias estar a fazer medicamento para um só peixe num aquario comunitário , é como em casa todos tomarem um cegripe quando apenas um está constipado ! :P

Bom tenho algo que já testei em peixes que entram em anorexia como esse selvagem entrou que muitas vezes já resultou . Chama-se Garlic e poderei arramjar um pouco se quiseres , no objectivo de salvar esse peixe que deve estar magro depois de 3 semanas sem comer! biggrin De qualquer forma poderás de futuro misturar algum metradinazole na comida congelada ( coração de boi ou outra) para desparazitares todos os teus Discus biggrin ( não sei se já o fazes ), na água não vejo grande eficiencia . Contacta-me por Mp como a maioria faz , poderei dar-te mais umas dicas e combinar a forma de dar-te este producto as vezes milagroso!!!

 

Um sincero abraço

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.cichlid-forum.com/articles/spironucleus.php

 

Este é, na minha opinião, o melhor artigo escrito, que eu conheça, sobre Spironucleus e tratamento com metronidazol ( também falam sobre vitaminas e alho ou se preferirmos a designação anglo-saxonica - garlic), em Discus com dados cientificos e experimentais e não apenas empíricos .

 

Quanto a outros tratamentos e novidades estamos todos ansiosos por aprender .

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno e Rui Ferreira !!

 

Nuno provavelmente lês-te todo o artigo e PODERÁ ser o tal Spironucleus que o Rui Ferreira diagnosticou. Excelente artigo que também recomendo . Antes demais importa salvar o peixe do Nuno e mete-lo a comer! Empiricamente ou cientificamente . :shock: !! Habitualmente não gosto de fazer diagnósticos sem ver os peixes , muito menos receitar medicamentos . Esta é a minha maneira de trabalhar com discus diariamente á alguns anos ! Poderei aconselhar-te como poderás fazer através de um Mp que vou enviar-te em breve ! Meter o peixe a comer sem recorrer de imediato a metradinazole ou outro químico qualquer , no aquário comunitário! Diagnósticos sem ver os peixes é muito complicado ! Prefiro o Garlic que já deu excelentes resultados , na pratica ! Vamos baixar por exemplo ligeiramente o Ph para baixo a fim do peixe sentir-se numa agua mais confortavel , mais mole , como no seu estado natural.

 

Rui em relação a tratamentos e novidades tens de pesquisar mais na Net , já te ensinei tudo o que tinha a ensinar-te sobre discus ... :shock: não leves a mal ! Na ultima feira de Discus em Duisburg revelaram grandes novidades em relação a doenças e medicamentos para Discus. foi pena não estares presente . Talvez no proximo ano !

 

Um abraço

 

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

Por isso é que vens a este forúm ,espero, para nos ensinar a todos. Pela minha parte gosto sempre de aprender. Aliás, o que aprecio mais neste hobby , é a oportunidade de adquirir conhecimento, e isso nunca levo a mal. Como vês ainda não me ensinaste tudo, especialmente essa ultimas novidades de Duisburg. Espero que não seja preciso uma Mp para todos no forúm, poderem beneficiar dos teus conhecimentos senão a tua caixa de mensagens concerteza terá que ser aumentada .

Por mim retiro-me deste topico e fico ávidamente, na primeira fila da plateia, à espera de aprender mais neste caso os truques do mestre.

Nuno,

faço votos que o Hugo cure o teu peixe Nuno especialmente sem recorrer ao metronidazol, porque eu já dei a minha simples opinião.

Muito Obrigado

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola !

 

 

 

Rui ! Já não me chamavas Mestre a algum tempo :shock::shock::shock::shock: Obrigado !!!!! Estar sempre a aprender é estar todos os dias como eu faço em contacto com os peixes é essa a vida que escolhi . Nunca sabemos tudo isso é um facto !! Faço com todo o prazer e estou sempre pronto a ajudar o próximo . Como sabes recebo diariamente dezenas de emails sobre Discus , não só de Portugal como de outros países e faço questão de responder a todos . Claro que cada caso é um caso e quando não sei vou tentar descobrir através de outros "Mestres" que andam nesta vida á mais anos do que eu . Didier Undergrasser , Gerald Bassler , etc são pessoas que habitualmente contacto, quando tenho duvidas . Também o podes fazer, todos eles foram-te apresentados por mim , ainda te lembras do nosso jantar em Cascais com o Undergrasser ? Bom isso agora também não interessa nada !

Mas é isso vamos tentar salvar o peixe do Nuno , primeiro sem recorrer logo a químicos de uma forma natural e só depois em ultimo caso vamos entrar nos medicamentos como aconselhas . Se os meus métodos resultarem depois serás informado , por isso não fiques avidamente á espera na primeira fila porque isto da aquariofilia é para ser tudo feito com muita paciência !! Já devias de saber isso ! :shock: Rui tenho de estar sempre a ensinar tudo :shock: !!

 

Fica bem ´

 

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, ainda há pouco tempo me tinhas ensinado sobre as Capillaria - "elas andem aí " a passear pelo aquário .

:idea::roll: :D hilariante ,de facto.

 

Como, entretanto não vi mais sugestões reforço a minha opinião .

 

Nuno alerto-te para as seguintes passagens do artigo :

 

1. Introduction – Common Symptoms

The majority of us will have heard of, or in many cases, have had fish that have suffered from the following symptoms:

 

 

A darkening in colours

 

 

A tendency to ‘hang’ in corners, or to remain in isolation from other fish, even at feeding

 

 

A tendency to stare at food but without eating it, or if it does take a sample it immediately spits it out again

Isto resume-se no titulo do teu post - "Discus que cospem a comida"

4. Treatments

Today the most common treatments propounded are ‘vitamins and minerals - that is all you need this will cure everything’, ‘heat treatment - crank the temps and kill all bugs’, ‘metronidazole the fish - chuck it in the tank and in 3 days your fish will be breeding babies by the millions and be laughing and smiling’, or ‘it’s a wire, it’s a wire, your fish has eaten halfway through the heater cable and is being blasted by stray voltage’, and finally I suspect that there are those that think S. vortens is in fact a killer bug devised by some discus super power (which happens to be the only person with a cure) and is simply one step in global discus domination.

4.1.2.1 Dosage in water

This is the option for non-eating discus. Firstly it should be remembered that metronidazole in water is assumed to enter the fish like most antibiotics, across the gill membranes and directly into the blood stream - and many of the ‘older’ doses were calculated on just that. However, it is our opinion that the delivered dose is considerably lower than the ‘older hobby science’ portrays. The evidence to support this is that the medical literature states that metronidazole in IV solutions has a 6 - 8 hr half life, it is temperature sensitive either side of its optimum, and at temperatures under ~ 28oC it can precipitate out of solution. Furthermore, it is light sensitive whilst in solution, and will begin breaking down on exposure. Now none of us IV our discus, but we do expose the metronidazole to an illuminated aquatic environment, high temps, and for some considerable period of time. Therefore, there is no way that a professional ‘standard’ dose can be calculated if the metro is going to be added to the water in this manner – there are simply to many individual random variables to take into consideration. At best, one can come up with an ‘informed’ suggested dosage – that may need adapting according to individual parameters and needs.

 

Therefore the dosages we list below are based on our personal experience, informed reading and the results of application.Ainda neste mesmo artigo sobre Spironucleus, que eu gostei e coloquei o link, vale a pena ler a seguinte passagem :

 

 

Science and the fish hobbyist – a final word

 

It is sad to see the effect of a small minority of ‘hobbyist forum posters’ for this total disregard for easily proven and researched science. Often we read the quote ‘the simple way’ and ‘always worked before’ or the even better ‘if it isn’t broken, don’t fix it’. The way we see it is that:

 

. . . ‘simplicity’ is an art form not to be underestimated or used blindly;

 

 

 

it is not an excuse for gross stupidity;

 

 

 

it is correct to keep things simple because you have a wealth of: information, intelligence and experiences to back up the ‘on the surface simplicity’.

 

Dougall Stewart & Fred Goodall

In regards to high quality information, we are of the belief that the reader must draw on two key factors:

 

Consider peer reviewed journals e.g. Journal of Fish Diseases, Diseases of Aquatic Organisms etc.

 

• Whilst is it impossible nor desirable to state what peer review means for all journals, there are a few important points which underpin their academic validity and why they make a brilliant first point of call

 

• The process of peer reviewing is not just a case of reading and agreeing with the material. There is a tendency for 3 or more reviewers to be involved and for final comments to be made by the editors. On occasion, procedures are repeated by external parties and comparisons are made to the original study; often before results are published in the magazine. Frequently, there is a built in delay from the publishing arena or a ‘holding period’ whilst the article is sent out to key contributors/interested parties for investigation, correction or updating.

 

Consider experience – never underestimate experience, it is a vital ingredient in any rational justification for diagnosis, prognosis and treatment etc. However experience should always be tempered with scientific rationale and never followed blindly.

Estes 2 autores escrevem artigos para sites como :

- Discus Page Holland

- uk .discus.co.uk

etc

 

Volto a dizer que não percebo quase nada de criação de Discus a não ser o que o comum dos aquariofilistas sabe e o que vi o Hugo fazer . Também nunca foi um assunto que me despertasse interesse . E de criação de Discus, sem qualquer margem para dúvida, percebe muito o Vitor Hugo Quaresma.

 

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem eu sei que n sou ninguem perante estes dois grandes nomes da aquariofilia que aqui tem debatido este topico; mas n posso deixar de dizer que eu ja experimentei o garlic que o vitor hugo fala e realmente com os meus discus resultou,no entanto os meus discus viam a comida a carir e n lhe liganvam e depois do garlic passaram a comer,obviamente que posteriormente se veio a notar que o problema era mm parasitas intestinais, no teu caso ja que o peixe anda activo e e dos primeiros a comer n me parace que seja uma infestaçao de parazitas em estado avançado ja que eles com infestaçoes avançadas tendem a ficar super escuros e mt apaticos,mas isso e so a minha opiniao,de qualquer da maneiras acho que uma desparasitizaçao aos teus descus n calhava nada mal se e que ja n a fizes te.

 

fica aqui um pouco da minha pequenissima experiencia e a minha opiniao

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!

 

 

Por mim retiro-me deste tópico e fico ávidamente, na primeira fila da plateia, à espera de aprender mais neste caso os truques do mestre. Palavras do Rui !!!

Bom pelos vistos voltas-te á carga como te conheço tão bem, Rui ! Para quem tinha vontade de não intervir ...voltas-te novamente com os químicos e os sites de aonde tiras todos os teus conhecimentos ! Bem como já referi não era com medicamentos que lidava com esta situação , pelo menos inicialmente ! Está é a minha humilde opinião :( ! Posso dar minha opinião ,Rui? Obrigado !! :D :D :D :lol::lol::lol::lol:

Por isso e para não intervir mais neste post (assumo e só tenho uma palavra :lol: ) , vou apenas contactar o Nuno por Mp. A decisão cabe apenas ao dono do peixe que a esta hora deve estar a pensar o que fazer . :roll:

 

Rui não quero estar aqui a lembrar coisas do passado :idea: ! Não tenho tempo, feitio , nem paciência para estar aqui a falar do teu curto passado na aquariofilia ! Quem eras tu neste mundo quanto te conheci rapaz? :lol: Alias deves ter mais calma , ser mais paciente , menos nervozito e saber lidar e respeitar as opiniões dos outros ! ! Paz e Amor !!

 

 

 

Peço desculpas a todos !

 

Um abraço HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Five pra one

Eu não tenho nome nenhum na aquariofilia , nem quero vir a ter . Isso é uma questão ridícula . Eu gosto é de peixes. A tua opinião vale tanto como ados outros porque o que eu procuro é discutir vários pontos de vista e cada um tira sa conclusões que quer sem questões pessoais ( tenho mais que fazer ). Eu acho que todas as vias são válidas temos é que as discutir com elevação e sem pessoalizar .

Peço desculpa oa Nuno por o tópico ter descambado, mas eu procurei recentralizar sempre a discussão nas causas e soluçõres.

Não voltará a acontecer.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho optimas noticas para vos comunicar, o discu ontem á noite já comeu umas larvinhas de mosquito vermelho, e hoje deliciou-se com a mistura caseira para discus, agora só espero que ele fique bom.

 

quanto ao que eu fiz, foi só e apenas o que me foi sugerido pelo Vitor hugo

Baixei um pouco o PH (6,8 -> 6,4 ) e aumentei a temperatura ( 29 -> 30º )

quando ele já estiver melhor ( espero bem que sim ) vou voltar a repor os parametros aos poucos.

 

Quero agradecer a todos pela vossa ajuda e espero que tenhamos aprendido TODOS alguma coisinha.

 

Um abraço

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais