Crescimento das plantas em espectros azuis


Recommended Posts

Li algures aqui no forum que lâmpadas com um espectro para o azul fazem com que as plantas cresçam na vertical. Pensando no pouco que percebo sobre a fenomenologia da luz, que aprendi numa cadeira de Multimédia, isso é capaz de ser verdade.

A cor dos objectos que vimos em nosso redor é precisamente a radição que não é absorvida pelo objecto. Por exemplo a maioria das plantas são verdes e não usam esse expectro para a fotossíntese, a luz é reflectida e permite-nos visualizar a planta com a cor verde. Tambem é devido a esse facto que as casa do alentejo são brancas. O branco possui todo o espectro de luz visível e é reflectido logo pouco ou nada é absorvido e não aquece. Já o preto é o contrario. Superfíces escuras são sempre mais quentes porque absovem uma maior gama de luz vísivel.

Pensando no caso das plantas provavelmente como a água tem uma tonalidade azul, então esse radiação de luz visível tem dificuldade em penetrar na água e é menos aproveitada e quanto maior a profundidade pior. A planta quando não tem luz suficiente crescerá na vertical a procura da mesma. Também li num livro que tenho que o espectro preferível das plantas é o vermelho embora também use o azul, mas tudo depende da tonalidade das suas folhas. Plantas vermelhas não usam esse espectro porque é reflectido. Se calhar como a luz é intensa vai buscar uma outra gama do espectro.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho interessante o que escreveste, e também já tinha lido sobre isso... mas na altura nunca cheguei a perceber se era "mito" ou não... mas lá no fundo sempre achei que tinha a sua razão de ser.

Mas como disse o BMSG82, também acho que poderá haver outras variáveis que alteram o modo como a planta cresce, nomeadamente o co2, pois a planta pode crescer mais ou menos com a necessidade dela para ir "à procura" do co2... penso eu.

mas interessante

 

 

grande abraço

carlosRusso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opiniao, tens razao mas nem sempre o crescimento vertical acontece por essas razoes que estas a afirmar, acredita em mim que eu estou a passar por isso......

 

Pois , pode haver outra variável no teu caso.

Tens esse assunto em que sitio do forum?

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EspectroClorofilaFinal.jpg

 

Aqui tens o espectro de absorção da clorofila a e b. O azul é efectivamente uma cor que favorece o crescimento das plantas.

 

Agora, quanto a vrescerem para cima, isso depende de a luz ter ou não intensidade suficiente. Tive uma planta num aquário que manteve um crescimento tapizante horizontal enquanto exposta a luz muito intensa, e quando mudei as lâmpadas para 2/3 da intensidade anterior a planta começou literalmente a crescer para cima. É impressionante

 

Ah! E a água não tem uma tonalidade azul, :), essa tonalidade a que te referes é a da água ao ar livre porque reflete literalmente a cor do céu. ;)

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! E a água não tem uma tonalidade azul, :), essa tonalidade a que te referes é a da água ao ar livre porque reflete literalmente a cor do céu. ;)

 

Isso é empírico. Então e a água numa piscina, com azulejos brancos de onde não se vê o céu?

 

Pesquisa no Google "Cor da água" ou "Color of Water" e dá-te alguns resultados:

 

http://en.wikipedia..../Color_of_water

 

http://www.lsbu.ac.uk/water/vibrat.html#blue

 

http://saude-joni.bl...ura-e-azul.html

 

http://www.meioambie...uia/quimica.htm

 

etc...

 

Agora posso-me ter enganado é quando digo que o azul tem dificuldade em penetrar na água. Talvez os outros espectros o tenham, como o vermelho, porque é absorvido pela água. A certas profundidades o vermelho já la não chega.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro amigo Aires Justo o topico ta "a ferver" em crescimento de glosso deficiente, é um topico que retrata bem que a luz ou falta desta nem sempre provoca o crescimento vertical das plantas existem outros factores como disse e muito bem o captainstuck o co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.