1º Projecto de Camarões


João Marujo

Recommended Posts

Bom dia!

 

Um amigo meu deu-me um tanque de aprox. 31 litros (40x26x30) e decidi que o iria usar para me aventurar nesta área da aquariofilia!

 

Os meus conhecimentos são bastante reduzidos pois ainda me encontro na fase de pesquisa e aprendizagem de todos os aspectos relativos aos camarões mas para isso também conto com a vossa ajuda! :)

 

Neste momento, os equipamentos que tenho disponiveis é um filtro interno EHEIM 2008 mas parece-me que, dadas as dimensões do tanque, não será a melhor opção. O que me aconselham?

Vou ter que comprar também uma luminária e penso que isto dependerá do tipo de plantas que colocar no aqua, correcto? Em principio, as plantas que irei colocar serão fetos de java, musgo de java e talvez umas anubias nana e/ou valsineiras. Concordam com a selecção de plantas? Para este tipo de plantas, que tipo de luminária deverei adquirir? e lâmpadas?

 

Em termos de areão, já vi que a maior parte aconselha um areão de quartzo preto. Por acaso, tinha pensado em areia branca...é muito "mau" se optar por esta?

 

Agora vamos ao mais importante...os vivos! :) Dado que é a minha primeira aventura, com que especie devo avnaçar? E tendo em conta as dimensões do tanque, com quantos camarões devo começar?

 

Agradeço antecipadamente toda a ajuda, conselhos e sugestões!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O filtro que referes não sei se será o mais indicado, para pelo menos para servir para camarões terás de tapar a entrada por exemplo com meia de vidro (daquelas que as senhoras usam), porque no caso de os camarões terem crias sem essa protecção irão ser todas sugadas. Se queres trocar de filtro tens várias opções, desde filtros cascata, filtro esponja ou filtro externo. Essa parte vai depender do gosto e da disponibilidade (€).

 

Quanto às plantas acho que será uma boa opção, pois são plantas que requerem poucos cuidados e não necessitam fertilizações e uma iluminação muito exigente. Isso complementado com um tronco e uma rocha fica engraçado.

 

Quanto à iluminação não sou muito entendido nisso mas penso que uma luminária com 11w ou 18w servirá perfeitamente.

 

O substrato tens ai pessoas que te vão ajudar melhor que eu, mas penso que se costuma comprar quartzo preto por ser o mais barato, pois existem um sem numero de substratos que se podem colocar em aquários com camarões.

 

Será importante teres testes para controlares os parametros da água, pois não é suficiente colocar água, areão, plantas e vivos. Convém controlar os parametros da agua.

 

Por fim os vivos, qualquer pessoa que se inicie nos camarões vai ser aconselhada por começar pelo mais simples, ou seja Neocaridina heteropoda var. red ou wild, serão a melhor escolha. Quanto a quantidade, basta uns 5 ou 10 que eles rapidamente se irão reproduzir.

 

Se tiver interesse numa colónia de Neocaridina heteropoda var. wild terei todo gosto em lhe oferecer uns quantos juvenis, tendo só de pagar os portes.

 

Cumprimentos e boa sorte

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta Stevens.

 

No que toca ao filtro, estou a pensar comprar um filtro de cascata. Penso que será suficiente para as necessidades (se estiver enganado, corrijam-me por favor).

 

Relativamente aos testes, tenho quase todos os que a Sera tem disponivel no mercado (pH, NO2, NO3, NH4/NH3, kH e gH). Penso que só me faltam os de forsfatos e ferro, penso eu!

 

Em relação aos vivos, já reparei que os reds ou wild são os mais aconselhados para quem se está a iniciar neste ramo da aquáriofilia...e como não sou excepção, esta deverá ser a minha opção. Agradeço a oferta mas falaremos lá mais para a frente dado que este projecto irá avançar devagar. Quero fazer as coisas com calma para não cometer erros.

 

Se tiverem mais conselhos, agradeço!

:)

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Sim eu tenho um aquário com filtro cascata e camarões e serve perfeitamente. No entanto deve precisar é de uma rede para colocar na entrada do filtro para que quando houver crias elas não serem sugadas pelo filtro, mas a malta para poupar uns trocos "rouba" umas meias de vidro à mulher ou à mãe, que bem esticada e depois devidamente atada faz uma optima protecção. Senão tem algumas esponjas à venda para a entrada.

 

deve fazer uma ciclagem com calma ao aquário, para depois não ter problemas com a introdução dos camarões. Se vai optar por um aquário para camarões terá de escolher plantas resistentes, para que não seja necessário a introdução de fertilizantes ou CO2. Plantas como anubias, fetos de java ou musgos são alguns exemplos de plantas que pode ter em conjunto com os camarões e apresentar um aquário bonito.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!

 

Relativamente à ciclagem, recomendas que comece do "inicio" ou posso colocar agua do outro aqua para acelerar o processo?

 

No que toca às plantas, como referi no primeiro post, a selecção deverá recair nas anubias nana, fetos e musgo de java. Ainda estou à procura de um tronco red moor wood que goste e que se adeque às dimenções do tanque.

 

Isto anda mesmo no principio mas é preferível pensar o projecto passo-a-passo do que querer fazer tudo à pressa e dar asneira! Lol

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua acho que não te irá ajudar muito, o que ajuda mais é porcelanas já com a ciclagem feita, pois tem as colonias de bacteiras. Mas eu prefiro sempre fazer a ciclagem toda, pois fico mais descansado e assim sei mais ou menos quanto tempo é preciso para fazer uma ciclagem nova.

 

Enviei MP relativamente ao tronco, pode ajudar-te se quiseres.

 

Abraço

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais