Dúvida na remontagem e transferência de fauna


Recommended Posts

Olá

 

Recentemente (há 1 semana) transferi a minha fauna, água e filtro para um contentor daqueles do modelo (42L). Tenho lá 6 Neons, 6 Rasboras, 2 ancistrus, 1 oto e 3 corydoras.

 

O meu aquário já foi remontado e tenho aproveitado esta semana para injectar CO2 à farta para ver se as plantas começam a enraizar e recuperar-se do stress da plantação. O aquário principal tem um filtrozito de mochila da Boyu e mais uma bomba submergida para fazer circular a água. Não espero a criação de batérias nitrificantes no filtro.

 

Hoje medi os parâmetros da água (do aquário principal) e infelizmente constatei 2ppm de amónia e 0.5ppm de nitritos.

 

Agora não sei bem o que faça. Não tenho filtragem capaz no aquário para resolver o problema nem daqui a 1 ano e o filtro principal está a manter a fauna no contentor Se meter a fauna e o filtro dentro do aquário principal, receio que o filtro não consiga acabar com a amonia e os nitritos antes que os peixes entrem em sofrimento mas por outro lado também não vejo possivel meter o filtro no aquário principal e deixar os peixes sem filtragem para além de algumas horas.

 

E agora? Comprar um filtro decente só para poder mudar os peixes? Esperar semanas na esperança que o aquário principal faça o ciclo do azoto (Que acho improvável tendo em conta que não existe filtragem real) e nesse periodo longo manter a fauna toda no contentor? O contentor tem 42L e o aquário tem 63L... se já estão à justa no aquário principal, o contentor esta sobrepovoado...

 

Ideias aceitam-se

 

Obrigado

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu esperaria que os valores ficassem perfeitos para colocar a fauna, nem que demorasse mais um bocado que o normal... ou então fazer tpa's até baixar a amónia e os nitritos a 0, colocar o filtro ciclado, e depois sim, passar a fauna, com a devida ambientação bem feita! Feita esta parte, ir sempre monitorizando os valores, e fazer tpas mais regulares nos primeiros tempos...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pois quem é que poderia responder ao meu tópico maluco? Já devia calcular hehehe :)

 

Vou fazer o que dizes. A amónia continua nos picos. Fiz TPA de 45% hoje. A análise continua verdinha.... vai levar mais uns dias. A cuba já está toda presa com "rebites" vamos la ver se aguentam com os ancistrus e corydoras daqui a uns tempos :)

 

Abraços e obrigado

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.