FILTRAGEM BIO EM MARINHO


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Precisava da vossa opinião.

 

Estou a pensar em melhorar a minha filtragem. Tenho o seguinte setup:

 

Aqua: 100x60x60 + sump 70x40x40

Iluminação: 4 T5 39w (uma purple, duas 10000k e uma actínica) + 2 Aqualed 100cm (uma azul e uma branca) + controlador led+moon

Movimentação da água a cargo de duas SunSun, uma dupla e uma single.

Escumador Instant Ocean n me lembro o modelo mas com 1x e meia a litragem.

Bomba reposição 3500lts/h

2 aquecedores

Sistema Diy de reposição de água doce.

Refrigerador Hailea 150 (liga no verão)

 

Vivos tenho cerca de 12 peixes e uns quantos corais moles e 1 LPS, e cerca de 25kg de rocha. Tudo ok...

 

Mas tenho notado que a água não está cristalina....

Na sump apenas tenho rocha, biobolas, e carvão.

O escumador escuma bem...

Devo adicionar alguma coisa? Seria uma solução um filtro tipo fluidized, para biopellets? Zeovit?

 

Não tenho nem UV nem Ozonizador...ajudaria?

Os níveis neste momento apenas a apontar um cálcio excessivo (560) e um magnésio baixito (1050), o kh e ph ok.

Aha e faço TPA de 40 lts todas as semanas..

 

Que devo fazer para melhorar? Muito Obrigado.

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que carvão utilizas e mudas com que regularidade?

 

Essas biobolas... que tipo de manutenção lhes fazes?

 

O escumador dizes que escuma bem... achas que estará no limite? Tens visto o escumador a aumentar a quantidade de escumado ou ele escuma da mesma forma há muito tempo?

 

Antes de partires para soluções tipo biopellets e zeovit convinha uns testes aos nutrientes... NO3 e PO4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o carvão é daqueles xpto, sei que é mais eficaz, mas n te sei dizer a marca....

 

As biobolas, uma vez que nunca me preocupei muito com elas, a manutenção passa por mais ou menos uma vez por mês, lavar, com água da torneira...nunca fiz mais nada...isto é quando limpo a sump...filtro e aspiro a maior parte da água, tendo atenção aos detritos que se acumulam no fundo da sump e depois limpo com uns rolos de cozinha as paredes da sump.

 

Penso que o escumador está a funcionar bem, tem uma tiragem regular de porcaria, escuma da mesma forma à muito tempo.

 

Em relação aos nutrientes, eu uso água de osmose, com 4 estágios, costumo fazer testes de PH, Amónia, Nitritos, Nitratos, Magnésio e Cálcio..partindo do principio que a osmose funciona bem e ainda n tem um ano, fosfatos e silicatos devem estar a ser filtrados...

 

não sei...sugestões? n tenho....lol

 

Mas obrigado pela ajuda...

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que regularidade mudas o carvão? É em pellet ou mais em farripa?

 

As biobolas tens algum uso específico para elas? Qual a razão da sua utilização?

 

Se o escumador não varia muito a carga que retira pode indicar que está na sua capacidade máxima... vê bem a marca do escumador porque a capacidade pode mesmo estar no limite.

 

E tens alguns resultados recentes de Nitratos e Fosfatos? Seria importante nesta fase

 

Quanto à osmose provavelmente já passou muito o tempo da sua utilização... as resinas e os cartuchos de carvão e prefiltro já estão gastos de certeza, e a membrana já deverá estar bastante utilizada. Tenta arranjar alguém com TDS para te medir a água de saída...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, o carvão tento mudar de 2 em dois meses, às vezes, confesso, por preguiça nem isso :)

As biobolas apenas porque me disseram que eram uma boa forma de filtragem biologica em salgado...

Em relação ao escumador, vou averiguar...talvez esteja mesmo no limite.

 

Resultados de Nitratos de dia 16 de Março: 0.25 (fosfatos não tenho teste)

 

Em relação à Osmose tenho aqui um lojista que é capaz de ter uma TDS para medir a água. Talvez seja altura de mudar os cartuchos...conheces algum sitio porreiro e de preferência online, que não tenho muito tempo para andar em lojas...para mandar vir esse material (cartuchos) ?

 

Obrigado por toda a ajuda.

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o carvão é daqueles xpto, sei que é mais eficaz, mas n te sei dizer a marca....

 

As biobolas, uma vez que nunca me preocupei muito com elas, a manutenção passa por mais ou menos uma vez por mês, lavar, com água da torneira...nunca fiz mais nada...isto é quando limpo a sump...filtro e aspiro a maior parte da água, tendo atenção aos detritos que se acumulam no fundo da sump e depois limpo com uns rolos de cozinha as paredes da sump.

 

Penso que o escumador está a funcionar bem, tem uma tiragem regular de porcaria, escuma da mesma forma à muito tempo.

 

Em relação aos nutrientes, eu uso água de osmose, com 4 estágios, costumo fazer testes de PH, Amónia, Nitritos, Nitratos, Magnésio e Cálcio..partindo do principio que a osmose funciona bem e ainda n tem um ano, fosfatos e silicatos devem estar a ser filtrados...

 

não sei...sugestões? n tenho....lol

 

Mas obrigado pela ajuda...

 

Olá elvis

 

Independente das opiniões acerca do uso das bio-bolas (há + de 20 anos que as uso),quando as lavares fá-lo com a àgua do próprio àqua...isto porque as bactérias e filtradores a elas agregadas,vão à vida quando o fazes com àgua doce.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carvão deve ser mudado no máximo de 30 em 30 dias

 

As bioballs não são propriamente necessárias se utilizares rocha viva... se tiveres boa rocha podes retirar. Se não retirares ao menos limpa com frequência.

 

Verifica o escumador e os TDS da água de osmose...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, como sou sr para tomar decisões rápidas, decidi abandonar as biobolas, não estão lá a fazer nada pelos vistos, tendo eu a rocha viva na sump, irei ter atenção ao carvão, marca e trocas de máx 30 dias....e vou fazer uma upgrade do meu Escumador... que pensam do NAC7 ou NAC9 da Bubble Magus? Entre 160€ para 552lt/h de air intake e 245€ para 1020lt/h de air intake, que acham? O meu aquario tem incluindo sump +-470lts bruto, o NAC7 fala entre 500 e 700lts e o NAC9 para 1500/2000lts. Valerá a diferença ou o primeiro chega?

 

Obrigado pelas opiniões que tem colocado.

 

Abraços.

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O NAC7 deve chegar. O escumador que tens não é lá grande coisa. Troquei alguns em manutenções minhas.

As biobolas, num aquário salgado que tenha rocha viva, é bom para oxigenar a água, mas tem de estar fora de água e com uma queda de água a atravessar as bolas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais