Recommended Posts

Boas, peço desculpa pela minha pergunta disparatada, mas antes que faça asneira e melhor perguntar, tenho uma calha que adquiri em segunda mao com 2 hqi de 250w de 14000, estou para adquirir duas lampadas novas, mas gostava de saber se devo de manter os 14000 ou devo de trocar para 20000k. O que pretendo e uma tonalidade mais azulada.

 

Obrigado

 

Rui Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm tenho as T5 para suplementar a cor, quando as hqi estao ligadas as t5 tambem estao.

Tenho uma especie de uma alga ou algo do genero de tonalidade vermelha, que me esta a aparecer na areia e na rocha, disseram-me que poderia ter a ver com a iluminaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa alga que referes deve ser cianobactéria.

 

Se tens T5 devias deixar a cor mais azulada para as T5... há muita gente a usar actínicas nas slots de T5 para dar o tal azul ao aqua.

 

A questão é que se utilizares lâmpadas de 20000K vais ter crescimentos muito baixos... para além de que muitos corais não vão gostar.

 

Quanto à questão das ciano dificilmente estão apenas ligadas à questão de iluminação... podes e deves mudar se as lâmpadas já forem muito antigas, mas não contes com o desaparecimento das ciano só por esse factor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tramado. ::D:

O aqua tem 92x50x50 - 230 lt

A sump tem 75x36x40 - 100 lt

Escumador e um nac 7

Bomba de retorno Eihem 3000

Bomba de circulaçao e uma tunze 6055 + controlador 7096

Calha Blau Plus 4x T5 e 2xHqi - As T5 sao duas blue special, uma reef white 10000k e uma fiji purple, as hqi sao duas de 250 w e 14000k

Tem cerca de 15 kg de rocha viva, e areia de aragonite e de coral(penso que isto)

 

Em termos de vivos tenho:

 

2 Oceallaris

1 Zebrasoma

1 Olivaceous

2 Kauderns Cardinal

2 Chromis

1 Red Scooter Dragonet

1 Tail Spot Blenny

1 Six Line

 

1 Lysmata

1 Banded Coral Shrimp

1 Eremita Patas Azuis

1 Strombus

1 Astropecten Polychantus

E mais uns 10 eremitas e alguns 12 nassarius

 

Corais tenho pouca coisa e em termos de peixes ja encerrei a loja, agora so mesmo corais para rechear a pedra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impressão minha ou tens uma calha maior que o aquário?

Acho excessiva a iluminação. Possivelmente a iluminação excessiva e a possibilidade de algum fosfato presente pelo excesso de peixes possam estar a provocar as cianos.

Num Aqua destes teria optado mais para uma calha com as T5 e 2x150w ou então só T5 e colocava 2 6055 ou 2 6045. Apesar de teres cerca de 20x o volume do aquário em circulação, esta faz-se numa só frente e variável.

O Aqua tem quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, nao a calha e de 92 cm e praticamente do tamanho do aqua, comprei-a em segunda mao e a calha foi alterada pois era 2x150 wat, mas o antigo proprietario meteu-lhe 2x250 wat, pois mas olha que em termos de valores estava tudo a 0.

O aqua tem cerca de 3 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So mais uma pergunta disparatada, se eu por ventura quiser trocar as lampadas tenho que trocar tudo os balastros e aquilo tudo ou basta so trocar as lampadas e pronto e que de electronica nao percebo nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário com 3 meses é normal apresentar ciano. Deverás ter fosfatos inorgânicos. Tem paciência que com tempo e maturação isso vai desaparecendo. Vai aspirando a ciano.

Sobre a trocas das lâmpadas, tens de trocar tudo, não é só a lâmpada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais