Recommended Posts

Boas,

 

Preciso de um ajuda vossa. Tenho um aqua de 84L e tenho um filtro interno fluval 3plus. Tenho algumas plantas e uns neons e guppys. Há necessidade de ter pedra difusora? O filtro deve de estar no topo da agua para oxigenar ou pode ficar todo submerso? Tenho pesquisado sobre este tema e só vejo conversas sobre falta de ar nos peixes e afins...

O que faz falta num aqua destas dimensões?

Obrigado

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O filtro deve estar submerso com a saida de àgua à tona para criar movimento. Sobre a pedra difusora, eu não sei explicar concretamente, mas penso que não será "obrigatória".

Num aqua de 48l com guppies e neons é preciso um termostato, um filtro, uma iluminação para as plantas (é preciso estudar que plantas), substrato (chão) e pouco +. A necessidade de + ou - material depende das espécies de plantas, da quantidade de peixes (1litro por peixe se não estou em erro), se terá caracóis e/ou camarões e depois é uma questão de gosto pessoal na "decoração".

De filtro não está mal servido, pelo contrário (é só uma opinião) e se colocar aqui umas fotos, há quem explique melhor muitos procedimentos melhor que eu.

 

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, antes de mais bem vindo ao forum e ao mundo da peixada ::D:

 

Para te ajudarmos convenientemente vou pedir-te que coloques aqui o que chamamos de "setup" do aquário, ou seja, a lista de TODAS as características do aquário, fauna e flora que tens, e que por baixo coloques fotografias.

 

No setup devem constar:

 

Tamanhos do aqua

Litragem bruta e real

filtro que usas

termostato que usas e respectivos watt

temperatura da água

tipo de iluminação (nº de lampadas, tipo de lampadas, watt das lampadas)

qual o substrato (fertil, inerte, ambos, marcas, etc)

fertilização que fazes (se fizeres)

 

Quais as plantas que tens (com o nome delas)

 

Quais os peixes que tens (com número e género por espécie e respectivos nomes)

 

Posso adiantar-te que num aquário plantado não é preciso difusor de oxigénio para nada e num não plantado... também não (regra geral)

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Obrigado pela resposta. Eu tenho a iluminação, o substrato e o termostato. Só não mencionei porque o objectivo era mesma a nivel de oxigenacao da agua mas desculpa a ausencia de informação. o Aqua é de 84L e tenho cerca de 15 guppys e 8 neons e 3 corydoras. O meu unico receio é o filtro não ser suficiente e se deve ficar parcialmente de fora para oxigenar a agua ou se pode estar estar todo submerso (está na sala e faz barulho senão estiver todo submerso).

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes

 

Conforme as instruções do teu filtro, ele tem a capacidade de fazer 700L/h, ou seja bem mais que 5x o volume do teu aqua, apesar de haver grandes defensores que um filtro deve fazer bem mais que 5x do que o volume do aqua, a minha pergunta é, será que não tens corrente a mais no aqua para os peixes?

 

Independentemente da tua resposta, seja sim ou não, dada a potência do teu filtro não necessitas de pedra difusora nem de bomba dar ar, a agitação que o filtro provoca na película superficial da água é mais que suficiente para haver as necessárias trocas gasosas.

Deverás regular o filtro de forma a que essa agitação se dê, nem muito a baixo nem demasiado a cima a fim de evitar barulhos desnecessários.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(1litro por peixe se não estou em erro),

 

Vão-me desculpa o comentário, mas se não têm a certeza do que estão a dizer não digam nada!

 

Fazem melhor figura...

 

Ou então mostrem-me como se mete um Discu por exemplo num litro de água...

 

Em relação ao tópico em si, como os nossos amigos já disseram, sem um setup completo e o que pretendes do aquário torna-se um pouco difícil ajudar.

De qualquer forma a pedra difusora, presumo que estejas a referir à bomba de ar. Isso serve, como o João Pedro já disse noutro tópico, única e exclusivamente para encher balões! :P

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Obrigado pela resposta. Eu tenho a iluminação, o substrato e o termostato. Só não mencionei porque o objectivo era mesma a nivel de oxigenacao da agua mas desculpa a ausencia de informação. o Aqua é de 84L e tenho cerca de 15 guppys e 8 neons e 3 corydoras. O meu unico receio é o filtro não ser suficiente e se deve ficar parcialmente de fora para oxigenar a agua ou se pode estar estar todo submerso (está na sala e faz barulho senão estiver todo submerso).

 

Eu escrevi 48l, eram 84l :)

Num aquário onde existe seres vivos, de várias espécies, não nos podemos restringir apenas a um promenor, pois todos estão interligados. Como o membro Manik48 colocou no tópico, é preciso avaliar todo o setup e se possivel fotos. Não há promenores isolados. Quanto ao filtro, tem que fazer movimento sobre a água, exprimenta submergir todo e deixar só a "boca" à tona. Vai criar movimento, é isso que é preciso e o barulho acaba.

Não há que pedir desculpa por perguntares, eu também pergunto tudo o que não sei. O importante é aprender e melhorar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vão-me desculpa o comentário, mas se não têm a certeza do que estão a dizer não digam nada!

 

Fazem melhor figura...

 

Ou então mostrem-me como se mete um Discu por exemplo num litro de água...

 

Em relação ao tópico em si, como os nossos amigos já disseram, sem um setup completo e o que pretendes do aquário torna-se um pouco difícil ajudar.

De qualquer forma a pedra difusora, presumo que estejas a referir à bomba de ar. Isso serve, como o João Pedro já disse noutro tópico, única e exclusivamente para encher balões! :P

 

Abraço!

 

Caro membro

 

Foi engano meu que queria referir 1cm por litro.

Agradeço a sua preocupação com a minha figura, mas eu não tenho vergonha de admitir a minha ignorância. Nasci assim, ignorante, vou aprendendo e vou tentando ajudar o melhor que posso. Aquilo que eu não tenho é a arrogância de gozar ou criticar a ignorância dos outros. Ainda bem para si que sabe tudo.

Quanto a mim continuarei a ser humilde o suficiente para perguntar, aprender e tentar ajudar, tal como já me ajudaram a mim.

De facto não se coloca um Discu num litro de água, nem qualquer outro ser vivo num espaço insuficiente para o seu tamanho.

 

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta era simples

 

Aqua de 84L

Filtro Fluval 3 plus

 

Onde colocar o filtro?

Necessidade de pedra difusora?

 

Pesquisando um pouco o filtro faz 700L/h

 

Resposta: Como faz mais de 5x o volume do aqua por hora, excelente!

Zona onde colocar?

Num zona onde faça agitação na superfície da coluna de água para haver trocas gasosas

Necessidade de pedra difusora?Não, o filtro faz esse trabalho, dado que está bem dimensionado para o aqua

 

Para quê complicar o simples? Nem se falou das espécies que se vai lá colocar, ainda

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas desculpas se ofendi alguém!

 

A intenção não era essa! Mas canso-me de dizer sempre a mesma coisa...

 

E podes acreditar que também sou humilde... Leio muito antes de falar e não tenho problema nenhum em perguntar quando não sei!

 

Aliás só comecei na aquariofilia à 6 meses e perguntei muita coisa.

 

Não faço é afirmações do que não tenho a certeza em especial a pessoal com duvidas porque acho que isso não ajuda em nada, bem pelo contrário!...

 

Procurem um pouco este forum e encontram mais de uma dúzia de posts onde esclareço um pouco este mito do 1cm por litro de agua...

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá fica mais uma vez.

 

Já serve para o Bruno se orientar quando começar a pensar na fauna.

 

Segundo a Federação das Associações Alemãs de Aquários e Terrários:

  • Para peixes até 2 cm de comprimento - aplica-se a regra de 1l de água por cm de comprimento do corpo do peixe adulto;
  • Para peixes entre 2 e 5 cm - aplica-se a regra de 1.5l...
  • Para peixes entre 5 e 10 cm - aplica-se a regra de 2l...
  • Para peixes entre 1 0 e 15 cm - aplica-se a regra de 3l...
  • Para peixes com mais de 15 cm - aplica-se a regra de 4l...

 

Chamo a atenção para o facto de haver outros factores que condicionam a escolha do número e espécie dos elementos a colocar no nosso áqua.

 

Tudo terá que ser bem pensado e o bom senso terá que estar sempre presente.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes demais agradeço a todos as vossas respostas.

Setup do menino:

 

Tamanho: 80*30*40

84 Litros

filtro: fluval 3plus (na caixa a) indicação é para 130L

termostato: Fluval 300w

temperatura da água a 28 graus

tipo de iluminação (aqui não tenho informação. Já vinha com o aqua e está na calha)

Substrato: utilizo umas bolas que me disseram na loja que era concentrado

fertilização: não sei de que falas

Quais as plantas que tens Não faco ideia dos nomes mas acho que nas fotos são perceptiveis

Quais os peixes que tens: Uns 15 guppys, 8 neons e 3 corydoras

 

Foto do aqua

http://imageshack.us/photo/my-images/197/aquak.jpg/

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá fica mais uma vez. Já serve para o Bruno se orientar quando começar a pensar na fauna. Segundo a Federação das Associações Alemãs de Aquários e Terrários:
  • Para peixes até 2 cm de comprimento - aplica-se a regra de 1l de água por cm de comprimento do corpo do peixe adulto;
  • Para peixes entre 2 e 5 cm - aplica-se a regra de 1.5l...
  • Para peixes entre 5 e 10 cm - aplica-se a regra de 2l...
  • Para peixes entre 1 0 e 15 cm - aplica-se a regra de 3l...
  • Para peixes com mais de 15 cm - aplica-se a regra de 4l...

Chamo a atenção para o facto de haver outros factores que condicionam a escolha do número e espécie dos elementos a colocar no nosso áqua. Tudo terá que ser bem pensado e o bom senso terá que estar sempre presente. Abraço

 

Eu não estou ofendido e dou sempre 100% de razão a quem me corrige quando estou errado. Falei erradamente, não tenho que me ofender por isso e até agradeço. Apenas há palavras e palavras… Aprendi que devo de ser mais cuidadoso com as afirmações que faço e deixo aqui a promessa que o serei.

A tabela que publica eu desconhecia. Já estou a aprender algo novo novamente J Para mim faz sentido, não é regra geral, mas no reino animal quanto mais se cresce, maior necessidade de espaço (território) se tem.

Também não quis complicar a questão inicial, apenas tive intenção de alertar que há questões que é melhor serem pensadas simultaneamente e com antecedência. Pensar hoje no filtro, amanhã num peixe e no 3º dia nos litros que se dispõe, pode levar a erros de gastos desnecessários ou pior.

 

Cumprimentos e um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.