Nova montagem Plantado - discus


editux

Recommended Posts

Boas a todos os aquariofilos

 

Sou um membro pouco participativo mas observador do que se passa no forum, mais por achar que pouco ou nada poderei acrescentar.

No entanto sou aquariofilista já para cerca 20 anos, de uma forma quase continua com algumas interrupções, principalmente quando existem mudanças de residência. O que por vezes dá jeito para mudar um pouco as coisas e reinventar os ambientes.

Hoje venho expor a minhas intenções futuras de curto prazo e pedir a vossa opinião no sentido de tentar tomar a melhores decisões, Partir pedra já lá vai e sai caro.

 

Tenho o Seguinte equipamento parado

 

Aqua 150x48x60 430 L

Filtro externo fluval FX5

aquecedor heim 300W

Iluminação 4x T5 em remodelação lâmpadas novas e acrescentar sistema de LED´s

sistema de CO2 c/ garrafa de 2kg

 

Mais 2 aqua de 60 litros e um 80L

mais dois filtros 1 heim 2015 e um hydor de menor dimensão

aquecedores, bombas externas, filtro internos, etc.

Diverso equipamento adquirido ao longo dos anos

 

 

A minha intenção é montar um plantado com discos e um ou dois cardumes (neon, outro)

Começar por plantas com menor exigência e ir acrescentado algumas mais complexas.

Definir um substrato com qualidade para inicio e efectuar de forma mais automática possível a fertilização liquida.

Aproveitar o areao já existente e acrescentar areão vulcânico.

 

Layout a desenvolver

 

Aqua 150x48x60 430 L

Filtro externo fluval FX5

Aquecedor heim 300W

Iluminação 4x T5 em remodelação lâmpadas novas e acrescentar sistema de LED´s

Sistema de CO2 c/ garrafa de 2kg com analise permanente de PH

Sistema UV 9W a ligar ao sistema de iluminação

Tanque externo para deposito de transferência entre mudas de agua aprox. 120litros

Introduzir Osmose inversa para reposição de aguas evaporadas (pequenas quantidades)

Alimentador automático.

Tenho a necessidade de torna o sistema o mais autonomo possível, por motivos profissionais tenho fase de menor disponibilidade.

 

Gostaria da vossa opiniões, experiências e sugestões de possíveis alterações.

A Flora a utilizar uma vez que é a parte que menos domino.

 

Pedro Portugal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostava que explica-se melhor:

" Tenho a necessidade de torna o sistema o mais autonomo possível, por motivos profissionais tenho fase de menor disponibilidade."

Pela pouca experiência que tenho ter Discus requer algum tempo disponivel todos os dias.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sem problema, automatizar quase quererá dizer tocar no "botão" e executar as tarefas ou programar

TPA - Água passa para um tanque de apoio após uns dias de repouso efectua-se o TPA através de bomba (abrir e fechar torneira)

Reposição de agua tipo gota a gota.

Alimentação automatizada á excepção do final do dia.

por aí adiante, o objectivo é autonomizar o mais possível.

O mais possível, quer dizer que arranjam-se sempre 15m diários, existem alturas que não será possível durante alguns dias mas parece-me pacífico.

 

Cps

 

Pedro Portugal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais