Fêmea Red Cherry deixou cair os ovos?


Tiago Sabino

Recommended Posts

Boas ppl.

 

Tenho um nano de 16 L +- com 5 RCS, 1 macho e 4 fêmeas. Para aí à 15 dias a fêmea mais vermelha ficou ovada. Achei estranho porque li que as fêmeas são mais pequenas que os machos e no meu caso acontece o contrário, o macho ainda é maior que todas as fêmeas, sinal que as fêmeas ainda são jovens. No entanto pensei que se ficou ovada não deve haver problema por ser jovem.

 

Passado uns dias vi que ia perdendo alguns ovos ficando alguns pendurados até caírem... Até que ficou só com um e esse também desapareceu, deve ter caído também.

 

Acho que os ovos ainda não estavam para nascer porque ainda não se viam os olhos. Li num site que isto pode ser por a fêmea ser inexperiente, ou por estar em stress. Que é que acham?

 

Cumps

 

Edit: Esqueci-me de dizer que desde a altura em que os ovos caíram que vejo uns novos bichos no aquário, muito pequenos, brancos, e que se mexem muito rápido. Saltam dum lado para o outro tipo dragon ball, parece que desaparecem e aparecem noutro sítio lol.

Não sei se esses bichos podem ser os camarões bebés ou não :?

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio devem ser os camarões apresentam transperência ou algum branqueamento.

A fêmea deixou cair os ovos mas eles sempre nasceram. :sorry:

Talvez a desova não tenha sido a melhor.

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente não nasceram precosses. O que pode ter acontecido é que no local onde os ovos cairam tinha as mesma condições ou muito parecidas com a barriga do camarão o que acabou de fazer o processo de desenvolvimento.

 

em relação alargar os ovos pode ter sido por um numero indeterminado de motivo. tais como stress, ser jovem, alteração nos parametros da agua, etc...

 

 

cumps

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Em relação ao mesmo assunto, eu já tenho os camarões pequenos, mas queria fazer um tpa ao aquário mas tenho receio de irem com a água.

 

Alguma solução segura? tenho sifão

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

artas8125 se meteres um pedra difusora, penso que não terás nenhum problema quanto aos camarões pequeninos (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade).

 

Cumprimentos e espero ter ajudado =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Edit: Esqueci-me de dizer que desde a altura em que os ovos caíram que vejo uns novos bichos no aquário, muito pequenos, brancos, e que se mexem muito rápido. Saltam dum lado para o outro tipo dragon ball, parece que desaparecem e aparecem noutro sítio lol.

Não sei se esses bichos podem ser os camarões bebés ou não :?

 

Bom dia,

 

esses "bichos" que dizes serem brancos e que saltam não são camarões. Não me recordo do nome deles mas se fizeres uma pesquiza aqui no forum vais encontrar de certeza topicos a falar disso.

 

Quando à perda dos ovos, penso ser pela alteração e parametros ou por stress.

 

Quais os parametros da aqua desse aquário?

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente já sei que bichos são. Obrigado Stevens. São cyclops...pff tenho seres mitológicos no aqua lol. Quando aos parâmetros não posso dizer porque ainda não tenho testes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago as femeas quando são jovens não têm muita experiencia em guardar os ovos e a arejar os mesmo, por isso acabam por perder sempre alguns ovos nas primeiras vezes que ficam ovadas, com o passar de varias posturas tornam-se mestres e guardam todos os ovos muito bem.Caso os percam em adultas com varias posturas feitas é sinal que pode haver algum problema na água ou então pode ser mesmo da femea que não seja boa mãe.

 

Ao contrario do que disseram sempre que um ovo cai da mãe esse camarão não nasce mais, morre com fungos.

 

Ja tive casos de femeas morrerem com ovos ou mudarem a casca com ovos e ficarem com eles perdidos na casca.Nesses casos o que faço é eclodir os ovos artificialmente com bolhas de ar , mesmo com ajuda da pedra difusora a movimentar os ovos ( o que vai fazer o mesmo efeito que a mãe a abanar os pleopods) fungam sempre alguns ovos. Se não existir movimento nos ovos para evitar fungar, eles morrem.

 

semttuloncx.png

 

Os pequenos seres que vez devem ser ostracods.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fábio. Pois já tinha lido essa técnica, mas o post que li era para uma fêmea que tinha morrido ovada, e o dono tentou e conseguiu manter os ovos.

 

Ainda não tenho nenhuma ovada. Não sei se é da alimentação, ou da água. Tenho dado sera shrimp natural, uma bola por dia, tipo 4 dias seguidos e depois 1 de jejum. As tpas são de 5 litros, uma vez por semana, e aspiro sempre bem o fundo, o que consegui pois à zonas que não consigo chegar com o sifão senão estragava o conjunto todo.

 

Os bichos são estes tal e qual:

http://theaquariumwiki.com/Cyclops

 

Devido a essas antenas e corpo alongado é que estava a confundir com crias de reds.

 

Vou pôr uma ampulária brevemente para ajudar na limpeza. Não há problema certo?

 

EDIT:

Só mais uma dúvida: será possível que as fêmeas estejam em stress devido à agitação que o filtro provoca? Talvez se usar um filtro de cascata, que provoca menos movimentação na água, as coisas melhorem. Por outro lado as trocas gasosas vão ser menores e já li que às vezes há problemas com a falta de oxigénio. Alguém tem filtros de cascata com reds sem problemas? E se sim, dicas please :naughty:

 

Cumps.

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma bola de comida para cada um?

 

Aquários de camarões não se aspiram...

 

Trata bem deles que vais ver que eles reproduzem. Tem paciencia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma bola de comida para cada um?

 

Aquários de camarões não se aspiram...

 

Trata bem deles que vais ver que eles reproduzem. Tem paciencia ;)

Uma bola para todos. Aquelas bolas comparando com o estômago deles é tipo um peru só para um pessoa lol.

 

Não se aspira? É que eu deixei de aspirar mais ou menos 3 semanas e começaram a aparecer mais bichos que falámos acima e dessas minhocas brancas também. Agora comecei a aspirar outra vez e já foi a segunda vez que aspirei desde essa pausa.

 

Cumps

 

EDIT:

A temperatura está a 21/22 ºC, 7 horas de iluminação por dia (acho que isto não tem influência nos bichos), já pus 2 folhas de carvalho porque li que eles gostam, já pus uma pinha de ameeiro (dum saquinho com 28 cedido pelo RACCAR ;) ), queria mais sugestões. Que é que me está a escapar?

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões não digerem toda a comida que comem, eles continuam sempre a comer, se reparares as fezes do camarão são da cor da comida que tiveram a comer e os pequenos costumas comer o que sai dos maiores.

 

Isso é pouca comida, dá pelo menos umas 4 bolas.

 

Eu acho que não se deve aspirar, se achares que deves aspira, mas pode ser pior..

 

Esses bichos são inofensivos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum ok então 4 bolas por dia é isso?

 

Já não vou aspirar mais, só devo trocar para filtro de cascata para ser mais fácil para mim.

 

E quanto à temperatura? Deve ser qual? É que já me disseram 21 ºC, entre 22 e 24 ºC, hoje disseram-me 25 ºC, uma pessoa fica sem saber qual é a melhor.

 

Cumps e obrigado pela paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é comida suficiente.

 

Eu tenho os meus heteropoda a 22ºC, chega bem..

 

De nada ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

podes é colocar umas fotos para a malta ver esse projecto =)

 

Boa sorte com isso.

 

ABraço

Está na minha assinatura. Nano 20 L. Vão lá e comentem, deixem críticas e sugestões para melhorar o aqua :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais