i need your help.


paulo_gomes

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Espero que este seja o sítio mais indicado para expor as minhas dúvidas e pedir alguns concelhos, se não for peço desculpa pela minha nabice.

Bem vamos lá a isto, eu há cerca de 5meses adquiri o meu aquário (60x33x30), comprei-o numa daquelas promoções em que ofereciam termóstato entre outras coisas. Não comecei da melhor maneira isto porque, não pesquisei antes de montar o aquário nem o montei com calma, mas felizmente só tive 3baixas até hoje e morreu um ou duas plantas.

 

Desde já há algum tenho seguido este fórum e tenho aprendido muito, isto fórum é uma mina de ouro porque contém mesmo muita informação. Uma vez que agora sei mais do que no início, queria proporcionar melhores condições tanto aos meus peixinhos como ás plantas.

Antes de me alongar mais xD vou deixar duas foto (as fotos não devem ter lá grande qualidade mas acho que dá para perceber) porque acho que assim têm uma melhor percepção do que irei falar hehe.

 

imagem011k.jpgimagempel.jpg

 

Setup:

 

Dimensões: 62x33x30

 

Volume: 60l

 

Iluminação: acho que é uma lâmpada parecida ás económicas 7W

 

Substrato: JBL manado, e tenho aquelas bolinhas de fertilizante também da JBL

 

Aquecimento: 100W

 

Temperatura: 25º C

 

Peixes:

3 neons rosa

4 neons azuis

7 Guppy (5femeas 1macho e um outro macho mas este é endler, e mais uns alvins cerca de 5 ou 6)

4 corydoras ( Sterbai, Juli, Aeneus, Metae)

1 beautiful leveretti (borboleta chinesa)

3 Búzios helena

3 Caridina multidentata (camarão amano)

7 Neocaridina heteropoda var. red

1 Atyopsis moluccensis (camarão madeira)

 

Parâmetros: ph 7.2

 

Manutenção: de 2 em 2 semanas TPAs 20litros com acondicionador, 8ml de fertilizante liquido de semana a semana.

 

Filtragem: filtro interno elite jet-flo75 caudal de 400h/l e tenho uma bomba de ar elite803.

 

Bem após das fotos e do setup vou tentar expor as minhas questões por pontos.

  1. Eu já li aqui no fórum que existe um regra em relação aos peixes que é 1cm de peixe por 1 litro. Sendo assim eu penso que já ultrapassei essa marca, o que deva fazer? Retirar alguns peixes?
  2. Queria comprar um filtro externo porque além de a manutenção ser mais fácil, a qualidade de filtragem é superior. O senhor da loja onde costumo ir, ele tem lá o eheim 2213 pelo que li e pelo que o senhor disse o filtro é bom. Acham que é suficiente para o meu aquário?
  3. Em relação á luz, apesar de a tampa ter já vindo com um pequeno reflector ou uma chapinha de metal, penso que não seja o suficiente para o aquário, não só pelos os watts que a lâmpada tem mas porque não existe luz em todas as partes do aquário. A loja que frequento, eles estão à espera de uns leds que se pode colocar dentro do aquário cá em cima nos rebordos. Já alguém ouviu falar disso? Se será o mais indicado para o meu aquário? E penso que a tampa que tenho não dá para fazer alterações nela.
  4. Como reparam o meu ph está na casa dos 7.2. Os guppys gostam, mas os neons e os camarões (tanto os amanos como os cherrys já estiveram cheios mas até hoje não vi nenhum camarãozinho) acho que gostam mais de 6.8, a minha questão é: será que eles se adaptaram-se e conseguem viver bem com este ph ou se ainda estão a tentar adaptar-se? Porque se for o caso em que estão em constante adaptação prefiro tentar dá-los do que os manter assim. Já agora aproveito para perguntar há mal em ter as 4 corydoras de 4 espécies diferentes?

 

Bem acho que coloquei tudo em que tenho dúvidas, peço desculpa por alguma gralha tanto a nível deste assunto como na gramática.

 

Cumps

 

Ps: desculpem o testamento.

Editado por paulo_gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Devias diminuir o número de peixes eu retirava pelo menos uma corydora e diminuia os guppies

2 - O eheim 2213 é suficiente para o teu aquário

3 - A iluminção devias ter cerca de 30W, devias procurar uma calha pequena e destapavas o aquário

4 - Relativamente a camarões nada sei. As corydoras são peixes de cardume e devias só ter um tipo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo e parabéns pela vontade de aprender!

 

Respondendo ás tuas questões:

 

 

 

1. Eu já li aqui no fórum que existe um regra em relação aos peixes que é 1cm de peixe por 1 litro. Sendo assim eu penso que já ultrapassei essa marca, o que deva fazer? Retirar alguns peixes?

 

 

 

Para te responder digo-te sim e não! Existe uma regra desse género (já a explico melhor...) mas isso é apenas para teres uma indicação. Existem muitos outros factores que deves ter em conta.

 

Por exemplo, se o teu aquário tem 30cm de profundidade, não deves colocar peixes que cresçam mais que 15cm (e já é a abusar um bocado...) porque senão sentem-se demasiadamente apertados.

 

Explicando melhor a "regra", segundo a Federação das Associações Alemãs de Aquários e Terrários:

  • Para peixes até 2 cm de comprimento - aplica-se a regra de 1l de água por cm de comprimento do corpo do peixe adulto;
  • Para peixes entre 2 e 5 cm - aplica-se a regra de 1.5l...
  • Para peixes entre 5 e 10 cm - aplica-se a regra de 2l...
  • Para peixes entre 1 0 e 15 cm - aplica-se a regra de 3l...
  • Para peixes com mais de 15 cm - aplica-se a regra de 4l...

Ou seja, já ultrapassaste em muito o desejado! :P

 

A melhor solução era arranjares um aquário maior, mas como a troika anda aí, tens sempre a alternativa de dares / venderes os que não quiseres.

 

Parecendo contra-censo, mas não sendo, tens poucos neons. Porquê? Porque são peixes de cardume. Eu teria pelo menos 6 de cada.

 

 

 

 

2. Queria comprar um filtro externo porque além de a manutenção ser mais fácil, a qualidade de filtragem é superior. O senhor da loja onde costumo ir, ele tem lá o eheim 2213 pelo que li e pelo que o senhor disse o filtro é bom. Acham que é suficiente para o meu aquário?

 

 

 

Há várias marcas de filtros que são referência. EHEIM é uma delas, pelo que o filtro que falas é certamente bom! Outras são a JBL e a FLUVAL.

 

O que tens de saber relativamente aos filtros é que devem fazer pelo menos entre 5x a 7x o volume do aquário.

No teu caso, sendo o aquário de 60l, o mínimo que te recomendaria eram 300l/h (5x), sendo ideal acima dos 420l/h.

 

Esse EHEIM faz 440 l/h, pelo que encaixa que nem uma luva. :P

 

 

3. Em relação á luz, apesar de a tampa ter já vindo com um pequeno reflector ou uma chapinha de metal, penso que não seja o suficiente para o aquário, não só pelos os watts que a lâmpada tem mas porque não existe luz em todas as partes do aquário. A loja que frequento, eles estão à espera de uns leds que se pode colocar dentro do aquário cá em cima nos rebordos. Já alguém ouviu falar disso? Se será o mais indicado para o meu aquário? E penso que a tampa que tenho não dá para fazer alterações nela.

 

Essa lâmpada deve ser tipo PLL. De facto 7w é um pouco "curto", mas não é muito alarmante!

 

Tudo depende do que queiras colocar em termos de flora!

 

Podes colocar os Leds à vontade!

 

 

.

 

4. Como reparam o meu ph está na casa dos 7.2. Os guppys gostam, mas os neons e os camarões (tanto os amanos como os cherrys já estiveram cheios mas até hoje não vi nenhum camarãozinho) acho que gostam mais de 6.8, a minha questão é: será que eles se adaptaram-se e conseguem viver bem com este ph ou se ainda estão a tentar adaptar-se? Porque se for o caso em que estão em constante adaptação prefiro tentar dá-los do que os manter assim. Já agora aproveito para perguntar há mal em ter as 4 corydoras de 4 espécies diferentes?

 

 

Não te preocupes tanto com o Ph...

 

Preocupa-te sim com Kh e Gh.

 

Os peixes aguentam bastantes oscilações no Ph sem problema nenhum.

No entanto alterações no Kh e Gh não é bem assim... Estes valores indicam-te a quantidade de alguns sais na água.

A sua falta ou o seu excesso podem levar ao choque osmótico e consequente morte dos peixes.

Verifica antes se estes valores estão nos tolerados pelos teus animais e deixa o Ph em paz! :P

 

Quanto ás corydoras, uma vez mais são peixes de cardume. Se colocares espécies diferentes vão-se sentir sós!

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

3 - A iluminção devias ter cerca de 30W, devias procurar uma calha pequena e destapavas o aquário

 

 

Porquê os 30w?

 

Regra de 0,5w/l?

 

As plantas que ele tem são de fácil manutenção e pouca exigência de luz.

 

A colocação de leds, na minha opinião é mais que suficiente apenas para criar uma uniformização da luz no aqua e colmatar as zonas mais escuras.

 

Veja o exemplo do meu aqua com uma coluna de água de 60cm e com um racio de luz de 0,30w/l e onde as plantas estão óptimas!

 

E se me permite o comentário, para este pessoal que se está a iniciar o tipo de resposta directa que deu (ainda que correctas!) não é, na minha opinião, o mais indicado! Temos de explicar o porquê das coisas!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, bem vindo ao hobby.

 

Essa regra de 1 cm por 1 litro, cuidado com isso, porque não vais meter um peixe de 60cm em 60 litros. :)

 

Como ja disseram o eheim 2213 é mais que suficiente para o teu aquário.

 

A iluminação tenta ver se dá para adaptar, uma lampada pll, senão sempre podes dar uso ao bricolage e dedicar-te a construir uma calha, podes verificar varios exemplos na secção DIY.

 

Quanto aos peixes, opta por peixes de cardume, tens o exemplo das corys, tenta manter unicamente uma unica especie em cardume, vais ver que elas têm um comportamento diferente, inclusive digo para os restantes peixes (minimo 6 para serem cardume), e ainda podes conjugar com um casalito de um tipo de ciclideo anão.

 

E vai postando fotos da evolução que a malta agradeçe.

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê os 30w?

 

Regra de 0,5w/l?

 

As plantas que ele tem são de fácil manutenção e pouca exigência de luz.

 

A colocação de leds, na minha opinião é mais que suficiente apenas para criar uma uniformização da luz no aqua e colmatar as zonas mais escuras.

 

Veja o exemplo do meu aqua com uma coluna de água de 60cm e com um racio de luz de 0,30w/l e onde as plantas estão óptimas!

 

E se me permite o comentário, para este pessoal que se está a iniciar o tipo de resposta directa que deu (ainda que correctas!) não é, na minha opinião, o mais indicado! Temos de explicar o porquê das coisas!

 

Abraço!

 

Realmente não deiva ter dado resposta tão directa. Relativamente a luz, existe a tentativa de ter plantas os leds, se forem tipo os de presença não vão servir para nada só gastar dinheiro, parte do aquário esta as escuras e as plantas estão todas esticadas a procura de luz. Vai andar sempre a comprar plantas e a não gostar delas, para isso mais vale meter algo que de certeza vai ficar bem, e algo para 30w pode até ser um pouco inferior, não fica caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto não me lembrei de leds de presença...

 

Esses de facto não têm grande influência.

 

Mas posso dizer que no aqua do meu pai ele instalou uma calha do IKEA, por ter um problema semelhante, e com bons resultados!

 

O problema de colocar lâmpadas mais fortes neste tipo de aquários (kits) é que não tem espaço na tampa. Logo ou faz DIY ou leds, eu acho, é uma boa solução.

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pepol,

 

Antes de mais nada queria agradecer todos os comentários porque toda a ajuda é bem vinda.

 

Em relação aos peixes peixinhos ofereci os meus 3 neons rosas, e infelizmente morreram-me 3guppys e 1neon azul e não sei quais as causas e vou continuar sem saber porque, não porque eu não queira mais sim porque não tenho testes nenhuns.

Eu de momento vou ter de deixar de parte a ideia de comprar o filtro externo e construir/comprar uma tampa e focar-me em comprar um bom kit de teste, penso que seja a melhor opção, se a troika não anda-se ai à espreita podia também investir no filtro mas pronto, uma coisa de cada vez e vou tentar fazer as coisas da melhor maneira possível.

 

Bem andei a pesquisar sobre kits e encontrei da marca Sera e da JBL, e certamente haverá outras marcas, eu gostaria de saber qual deles sejam mais fiáveis. Gostava de saber qual deles seria melhor, e onde adquiri-los, uma vez que não vejo lojas com kits, e só sites por isso não quero correr o risco de levar “banhada”.

 

Já agora aproveito para fazer uma pergunta sobre a iluminação. Eu deixo entre 10h a 12h a luz ligada é muito tempo? Será que os peixes não ficarão stressado com tanta luz?

 

Ontem fiz a TPA, e como já calculava descobri que o meu aquário leva por volta dos 55l hehe (isto é só uma aparte). O meu filtro apesar de ser interno tem um caudal bomzito cerca de 400l/h o que fiz foi retirar a bomba de ar e deixar só o filtro, não terá mal nenhum?

 

Cumps

 

Ps: desculpem lá tantas perguntas xD mas eu só quero o melhor para o meu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

Relativamente à luz de facto é demasiado tempo.

 

Não pelos peixes, mas pelo problema que podes vir a ter com algas. Aconselho algo entre 8h a 10h.

 

Quanto aos testes tens muitas marcas. SERA e JBL como falaste ou PRODAC, etc.

 

Vê bem é o que vais comprar para não teres testes desnecessários.

Na minha opinião os mais importantes neste momento são Gh, Hk e NH3/NH4 para testares a qualidade da água.

 

Quanto ao filtro está bem para já e a bomba de ar não te faz falta nenhuma.

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde a todos,

 

Cá estou eu de novo, apesar de não participar no forúm tenho vindo cá regularmente e continuo a pesquisar sobre este grande hobby bem como o material.

 

Bem eu como achei em demasia o meu aquário ter 60l brutos fui tirar algumas medidas e dei de caras que o meu aquário tem apenas 52l brutos e aproximadamente 45l úteis. Ora bem eu andava a trocar 20l de água de duas em duas semanas ou seja retirava quase metade da água do aquário,o que acho que não é muito aconselhavél penso que seja por causa das bactérias. A ultima tpa que fiz foi de 12,5l, o que eu gostava de saber é se faço tpa de 10l de semana a semana ou de duas em duas?

 

Em relação aos peixinhos dei os 3neons rosa e morreu-me 1helena mas (este mas por um lado é bom por outro é mau) tenho já 4alvins com cerca de um mês, entro 9 a 11alvins com um semana, e 10 a 15 cherrys pequeninos com cerca de 3semanas, para não falar que tenho uma cherry já cheia e também uma Caridina multidentata ( mas penso não ter as condições adequadas para ter criação). Conclusão tenho peixes em demasia =s

 

Com estes novas medições fiquei com uma dúvida sobre o filtro que queria comprar o eheim 2213 (440h/l), pois 45l*7= 315h/l, agora me questiono será que é "muita fruta" para o aquário ou filtragem a mais não terá qualquer problema?

 

Em relação há iluminação ainda não fiz nada porque sinceramente não sei o que ei-de por, já andei a pesquisar e não sei que leds deva meter.

 

Cumprimentos

 

ps: as kabombas estão assim de lado não por estarem em ir em direcção da luz mas sim por causa da corrente que o filtro faz e não consigo arranjar maneira de as meter direitas. só se meter a flauta no filtro.

 

hpim1007d.jpg

Editado por paulo_gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Deixa me dizer-te que de principiante tens pouco..

 

Em relação ao PH, acho que está dentro do toleravel... preocupa-te tambem com os nitritos e nitratos..

 

As TAP's são aconselhaveis... eu diria que 7litros por semana nao erá mau pensado.. ou tavez mais... tens muitos peixes e eles precisam de "ar puro"...

 

As plantas que tens são de pouca iluminação, nao terão a precisar de uma poda??

 

 

 

mas parabens. aqua bonito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado CMOA, eu considere-mo principiante ainda tenho muito muito que aprender sobre este fantástico hobby.

 

Sim tenho de me preocupar com os nitritos nitratos, gh e kh só que o problema é que não consigo encontrar nenhum kit =s e comprar um a um penso que vai ficar carote.

 

Quanto as tpa's acho que vou mesmo apostar nas trocas semanais, talvez 20% (9litros) acho que será suficiente ou não?? Eu queixava-me que os meus guppys e os cherrys não faziam criação e agora "jasuz" tenho o aquário minado =)

 

Eu não sei se as deva poda-las porque assim com elas grandinhas tenho abrigo para os meus alvins e os camarões gostam de andar por elas. Não sei o nome da maioria das plantas mas penso que sejam todas de baixa manutenção. O que queria fazer era com que o aquário apanha-se luz por ele todo só que não dá para adptar a tampa =s.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.