Ajuda com substrato - Biótopo Amazónico


Simoes7

Recommended Posts

Boas Pessoal

 

Estou a iniciar um projecto para um biotopo amazónico e preciso de alguma ajuda no que diz respeito ao substrato.

 

Tenho algumas duvidas quanto aos substratos que poderei colocar, a minha ideia inicial era colocar tudo com areão de rio, que apanhava num local perto da minha casa, o grande problema é que deixou de ser possivel continuar a apanhar a areia nesse sitio, pois a junta de freguesia decidiu colocar mais areia, só que desta vez a areia é de origem calcária, como imaginam o ph da agua ia disparar e para um amazonico isso era a morte dos peixes.

 

pois agora preciso de opiniões dos mais entendidos nesta área a respeito dos melhores substratos a colocar.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu coloquei

Seachem Flourite Black

 

Existem 2 granulometrias diferentes eu escolhi a que de maior tamanho, para ser possível sinfonar em alguma situação

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei em vários que poderia colocar, a minha ideia era uma mistura de substratos, pensei em areia de filtro de piscina + akadama ou ada amazonia, mas como nunca utilizei nenhuma delas gostava de opiniões a respeito disso.

 

o aquario em questão está na minha assinatura para quem quiser ver e comentar.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que não sou fã em misturas de substratos de cores diferentes, acaba por não ser nem uma coisa nem outra e atenção que há "areia de silica"(areia de piscina) que sobe o pH

 

Link

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois tenho que procurar bem uma que não suba, a mistura vai apenas porque acho que só com akadama ou com o ada ficaria muito escuro, visto que vão ser aguas amarelas, com as pedras pretas, os troncos escuros, o fundo do aquario preto, mesmo com as luzes ligadas tinha que ter uma lanterna para ver os peixes. lol

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simoes!

 

Como te disse, essas plantas vao preferir o substrato fertil. Se o usares, depois tens de ter cuidado ao juntares a areia, se nao mistura se tudo.. Eu usaria akadama, talvez tentar reduzir a granulometria um pouco e usar o menos possivel para nao se ver de frente!

 

Depois usaria areia filtro de piscina, atenção que esta não é a de silica! E é tentar arranjar esta numa casa que venda produtos de piscinas.

 

Gosto muito das plantas! Eu proprio tambem tinha escolhido algumas dessas especies mas nao se deram em areia...

 

So acho que se calhar o layout fica demasiado simetrico.. Experimenta colocar mais lotus, até mesmo na areia. Depois tens de por ai umas bela duma camada de folhas secas!

 

Boa sorte

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Obrigado pela resposta

 

Boas Simoes!

 

Como te disse, essas plantas vao preferir o substrato fertil. Se o usares, depois tens de ter cuidado ao juntares a areia, se nao mistura se tudo.. Eu usaria akadama, talvez tentar reduzir a granulometria um pouco e usar o mesmo possivel para nao se ver de frente!

 

O substrato fértil ia sempre usar o humos, já tenho usado e tenho obtido optimos resultados com ele. :) Normalmente uso uma rede "dos mosquitos" para separar os substratos.

 

Em relação a granulometria não percebi, eu tava a pensar a pensar colocar a akadama pro, o que achas?

 

Depois usaria areia filtro de piscina, atenção que esta não é a de silica! E é tentar arranjar esta numa casa que venda produtos de piscinas.

 

Olha encontrei esta no aki, o que achas?

 

http://www.aki.pt/piscinas/saco-de-25-kg-de-areia-silica-040-080/produto.aspx?categoryid=1989&productid=14366

 

Gosto muito das plantas! Eu proprio tambem tinha escolhido algumas dessas especies mas nao se deram em areia...

 

So acho que se calhar o layout fica demasiado simetrico.. Experimenta colocar mais lotus, até mesmo na areia. Depois tens de por ai umas bela duma camada de folhas secas!

 

Boa sorte

 

Pois está muito simétrico tens razão, ainda estou a estudar o disposição das plantas, sempre que olho para o aquario penso em como é que deve ficar. lol até já fiz mais desenhos, depois coloco no outro topico.

 

em relação as lotus talvez ponha mais umas, é aquela planta que desde que tenho adoro e acho que fica bem em qualquer lado. :)

 

 

abraço

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que akadama pro adequa se mas estava a dizer para tentares torna la mais fina, para ter um efeito mais próximo do natural.

 

Areia de silica nao!! É muito fina, compacta, demasiado branca e não é inerte, a que eu tinha nao me deixava diminuir o pH, era como um tampão de pH.

 

Tens mesmo de arranjar areia de filtro de piscina. Ou entao podes sempre perguntar a marcas que hipóteses têm, ADAs, ELOS, etc.

 

Sim eu tambem gosto muito das lotus e dão um efeito (a longo prazo) muito natural.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que akadama pro adequa se mas estava a dizer para tentares torna la mais fina, para ter um efeito mais próximo do natural.

 

Areia de silica nao!! É muito fina, compacta, demasiado branca e não é inerte, a que eu tinha nao me deixava diminuir o pH, era como um tampão de pH.

 

Tens mesmo de arranjar areia de filtro de piscina. Ou entao podes sempre perguntar a marcas que hipóteses têm, ADAs, ELOS, etc.

 

Sim eu tambem gosto muito das lotus e dão um efeito (a longo prazo) muito natural.

 

Abraço

 

Posso sempre esmigalhar alguma akadama e colocar por cima da areia, assim não se nota as diferenças entre a areia e os grãos de akadama.

 

Onde me aconselhas a comprar a areia de filtro de piscina então? alguma loja que conheças ou assim.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naop! A mim, estabilizava me o pH a 7 e era impossivel mexer nele! Faz efeito tampão...

 

Tens aqui a minha experiencia

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o teu problema no pH estar a 7 não seria da areia de silica, até pq esta como tu dizes inicialmente no teu post é comprovadamente inerte, já areia de filtros de piscina podem às vezes subir o pH

 

Verifica este POST

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia de silica tem calcário, o que vai subir o pH. A areia de filtro de piscina normal, não. E digo normal porque, e isto é uma coisa que eu tenho vindo a reparar em bastantes casos ultimamente, a areia da Leroy Merlin não é areia de filtro de piscina normal. O topico que indicaste, diz exactamente isso:

Praticamente a unica coisa que mudou foi o substrato e estar feito um bocadinho a pressa mas com o tempo vai se arranjando e é tudo o que posso dizer é: A AREIA DE FILTRO DE PISCINA DO LEROY SOBE O PH

 

Ja tinha lido casos neste forum, e eu costumo receber bastantes MPs a perguntar onde arranjei a minha areia de filtro e ainda há menos de uma semana me disseram o mesmo, repara neste quote de MP:

joão, tu tens areia de filtro de piscina comprada no leroy merlin não é?

 

eu comprei dessa ontem. há um rapaz no fórum que diz que isso lhe alterou o ph...

 

cumps**

 

e podes ver no topico dela.

 

Eu penso que a areia de filtro de piscina, embora sirva para o objectivo desta (piscinas) não serve para o nosso.. Porque como a de silica, contem vestigios de calcario. Alem disto, como disse no meu topico e que te indiquei, esta areia compacta muito, cimenta e asfixia as raizes das plantas.

 

Edit: Ah e quando digo inerte (esta palavra é dubia porque infelizmente tem 2 significados), quero dizer que não é fértil. E eu fiz varias experiencias para tentar baixar o pH com essa areia e nada, como te disse é um tampão de pH. Já a minha de filtro de piscina, varia consoante TPAs, troncos, folhas secas e futuramente vou experimentar finalmente turfa, para baixar ainda mais.

 

Abraço

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para começar obrigado pelos comentarios.

 

Agora vocês os 2 deixaram-me com algumas duvidas e ainda bem que comecei este topico porque senão iria fazer porcaria de certeza. lol

 

Sendo assim que areia é que posso colocar e onde me aconselham a comprar? a de filtro de piscina contem vestígios de calcário, o que me sobe o ph, a de silica asfixia-me as raízes das plantas. lol

 

Não me vão dizer para comprar da ada pois não? lol

 

Relativamente aos locais onde comprar também tenho duvidas, visto que no aki e no leroy não são de confiança onde me aconselham a comprar a areia? Outro problema é a akadama, não consigo arranjar em sitio nenhum(onde valha o preço), pensei em alternativas, tipo jbl manado, qual a vossa opinião?

 

 

PS - Surgiu-me uma duvida mas que nada tem haver com o substrato, tem mais haver com os troncos que vou colocar, vou colocar troncos de videira, a minha duvida é a seguinte, como não me preocupo com o tingir da agua, tava a pensar ferver apenas os troncos com sal e nada mais, acham que deveria fazer mais alguma coisa? eu tenho usado troncos de videira em todos os meus aquarios, mas em todos fiz o tratamaneto como deve de ser, retirei casca, fervi com sal, tive dentro de bidons durante um mês com trocas de agua, etc, tudo para não tingir a agua e para prevenir quaisquer problemas, como neste o tingir a agua é um dado adquirido, acham que devo fazer o mesmo?

 

cumprimentos

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto andava na minha busca por akadama, deparei-me com este site brasileiro sobre bonsais, onde preparam a sua própria akadama. lol

 

Podem ver aqui a receita que eles utilizam - http://laudir.blogspot.com/2010/02/como-fazer-seu-proprio-substrato.html

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.