eXistenZe Publicado Fevereiro 27, 2012 Publicado Fevereiro 27, 2012 Boas pessoal. O meu querido aqua de 80l está a fazer 2 anos. Desde inicio que mantenho o mesmo substrato fertil de base elos (terra, terra zero e bottom mineral + fertilização líquida), mas cada vez mais noto que se está a transformar em papa e lodo que me estão a sujar o aquario e dar cabo da agua e do filtro. Tenho neste momento que fazer uma limpeza geral semanal para manter filtro a funcionar. A solução presumo que seja desmontar o aquario e trocar o substrato todo, mas antes queria tirar uma dúvidas. Se quiser manter um substrato puramente inerte para evitar que este problema se repita, que tipos de fertilização (de preferência barata) existem? Precisava também substituir a matéria filtrante do 2213, visto já estar bastante degradada (pelo menos a castanha e a negra). Será possível manter as esponjas azuis ou é também recomendado trocar? No geral, que matérias filtrantes me recomendam colocar? O aqua é um 80l plantado com 3x24w 7h/dia com CO2. Obrigado desde já pela atenção. Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
jpospr Publicado: Fevereiro 28, 2012 Publicado: Fevereiro 28, 2012 Se vais manter um aqua plantado, com substrato apenas inerte, a fertilização vai depender da quantidade de Luz, CO2 injectado e necessidades das plantas que tens neste momento, plantas low-tech (crescimento lento) necessitam de menos fertilizações que plantas hight-tech (crescimento rápido). Em relação ao filtro as esponjas azuis é o que me menos me preocupa, pois nessa zona de filtração alojam-se poucas bactérias nitrificantes que te mantêm o ciclo saudável. Se queres trocar as porcelanas retirava metade delas e colocava-as numa meia de senhora, o espaço restante então ocupava com as novas, passado 2 semanas retirava então a outra metade das velhas e colocava o resto das novas de forma a que não tenhas uma quebra no ciclo e que dês tempo a que as bactérias das porcelanas antigas se espalhem para as novas. Esponjas e lã de vidro podem ser trocadas a qualquer momento. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts