re-montagem do aquário e montes de questões


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Iniciei-me na aquariofilia há, mais ou menos, um ano. Tive a sorte de ter recebido muitos conselhos e muita ajuda logo no inicio o que facilitou bastante a minha curva de aprendizagem tanto em fauna como em flora. Neste período aprendi imensas coisas, estudei dezenas de livros e ganhei alguma experiência.

 

O meu primeiro (e ainda único) aquário foi montado com algumas rochas, areia fina branca e uma data de anubias. O objetivo foi sempre proporcionar um ambiente agradável aos meus animais (corydoras, neons, ancistrus, otos e rasboras arlequins) e, ao mesmo tempo, não complicar demasiado as coisas com manutenções exageradas que eu dificilmente iria cumprir. Penso que consegui atingir os meus objetivos visto não ter tido mortes inexplicáveis e até tive a surpresa agradável da reprodução dos meus ancistrus.

 

Acontece que, durante ja algum tempo, a minha cara-metade tem me "sugerido" substituir a areia branca por areão negro visto ser mais apelativo e esteticamente mais agradável. Tenho andado a adiar a decisão por falta de tempo e, também, por falta de alguma vontade pois tenho a certeza que os animais de fundo não apreciarão tanto o areão como gostam da areia fina.

 

Agora o meu tempo acabou de esgotar-se e não tenho outro remédio senão avançar para a remontagem do meu aquário. Já encomendei o areão negro de quartzo de diamante (da dennerle) e mais algumas rochas escarpadas.

 

Enquanto estou à espera da encomenda, tenho andado a ver diferentes "layouts" de montagens e simplesmente não consigo afastar a ideia de montar algo estilo iwagumi. Gosto muito do estilo simples e pacífico desse tipo de montagens mas assusta-me a monstruosidade de manutenção e cuidados que esse estilo parece requer.

 

Será que não existe hipótese alguma de criar algo nesse sentido sem ter que recorrer a substratos férteis que me parecem ser incompatíveis com os meus ancistrus e corydoras?

 

Por falar em fauna, até que ponto são os meus peixes compatíveis com esse estilo? Sei que com neons e otos não vou ter problemas. As raboras arlequins usam folhas largas (tipo anubias) nos seus rituais de acasalamento (coisa que tenho presenciado semanalmente) e que não são compatíveis com o estilo iwagumi portanto suponho que vou matar a vida sexual destas. Como é com as corydoras e os ancistrus? As corydoras penso que não serão muito afetadas mas poderão afetar o "layout" apesar de eu ter confiança de que não o farão (as minhas têm sido bem comportadas). As minhas maiores dúvidas prendem-se com o meu casal de ancistrus visto que o macho consegue levantar muita "poeira" quando persegue a fêmea e, pior ainda, quando não encontra uma caverna adequada para o acasalamento, escava túneis debaixo das rochas para construir o seu "ninho de amor". Imagino o impacto dessa atividade num iwagumi...

 

Em relação à própria montagem também tenho muitas reservas e dúvidas, nomeadamente com a minha própria capacidade artística (que é muito limitada), a minha escolha na flora (estava a pensar em usar "Cuba" para a base a volta das rochas e algo maior no fundo do aquário) , a utilização de substrato inerte (será que a fertilização liquida é suficiente? - tenho elos planta 1 e 2).

 

Em termos de iluminação e CO2 não irei ter problemas mas o resto preocupa-me.

 

Finalmente, e para terminar este testamento, também tenho dúvidas sobre o método e timing em efetuar a operação. Quero aproveitar a água do meu aquário actual para minimizar o impacto da montagem na populaqcao bacteriana e também tenho que realojar, temporariamente, os seus habitantes enquanto refaço o aquário. Quantas horas terei disponíveis para realizar esta tarefa se colocar os peixes e plantas num contentor como aqueles que vendem no modelo e ligar lá o meu filtro e termóstato? Irá surgir o momento em que vou ter que montar o filtro e termóstato no aquário refeito. Quanto tempo aguentarão os peixes nessa situação (sem filtragem)?

 

Agradeço desde já aos membros que me puderem/quiserem ajudar em responder a algumas perguntas que aqui coloquei. Todas as sugestões são bem-vindas.

 

Abraços a todos

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, há algumas perguntas aqui que não te vou responder, apenas respondendo à última questão.

 

Com o timming não tens de ter problemas, pq podes num alguidar, baldes ou qualquer outro recipiente, fazer um aquário temporário, com a água do teu aqua, o teu termostato e o teu filtro que deverá permanecer ligado e a circular água enquanto fazes as devidas alterações. Terás assim bastante tempo para refazeres as devidas alterações com calma

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu vou tentar responder-te á questão do substrato.. lol

Nao tens qualquer tipo de problema com os ancistrus e corydoras com o substrato.. Aliás aconselho-te mesmo a usa-lo, as tuas plantas vão agradecer..

Se calhar o gasto vai é ser maior, porque por cima do substrato aconselha-se no "minimo" 5cm de espessura de areao.. No minimo... Assim nao corres riscos desagradaveis de por exemplo numa aspiração de areao aquando da TPA revirares o substrato...

Eu acoselhava-te o seguinte substrato:

http://www.wate-r-evolution.com/shop/substrato/225-sera-floredepot.html

 

Pelo que tenho lido por aí é muito bom mesmo.. Tambem vou mudar o meu aqua e vou usa-lo aqui..

Quanto ao resto das tuas questões nao sou a pessoa indicada pra te responder a isso.. Sou amador nestas andanças, tenho aquas ha apenas um ano..

Mas independentemente do aqua que queres fazer, penso que tambem ja sabes que TPA´s frequentes sao indespensaveis se queres manter um ambiente saudavel para os teus peixes..

 

Por vezes nem sei como nao morrem peixes de aquas k tenho visto em que os donos me dizem que nao fazem TPA do tipo ha 2 e 3 meses nem limpezas de filtro etc etc .. Enfim... Gostava de os ver a fazer isso com viviparos lol

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

@jpospr: obrigado pela informação. A pressa é inimiga da perfeição e, antevendo já as minhas indecisões, formar o hardscape vai levar algum tempinho. Na minha última encomenda consegui arranjar as pedras quase perfeitas que queria. Vamos ver o que vai acontecer desta vez.... se não forem como imagino vai haver muita ginástica e "trial and error".

 

@Nuno: Obrigado também. Em relação aos chamados substratos férteis, eu fujo um bocado disso exatamente por causa da história dos 5cm (não pelo dinheiro extra mas pela diminuição da litragem) mais a questão de poder revirar o substrato numa aspiração mais violenta. O meu filtro também é um exagero e, no caso da areia fina, mesmo com 10 furos de 3.5mm consegue fazer deslocar, devagarinho, numa questão de dias, quantidades significativas de areia de um lado para outro do aquário. Espero que pelo menos essa questão fique resolvida com areão.

O substrato, na altura quando andei a estudar o assunto, só era útil no início e mais tarde teria que se complementar com fertilização líquida pois acabava por esgotar. Será que estou errado?

 

Já fiz um apanhado mais concreto das plantas e em princípio serão:

cuba

Echinodorus Tenellus

Eleocharis Acicularis

Lilaeopsis Novea-Zealandiae

 

são plantas exigentes... espero não me dar mal... por alguma razão sinto que estou a por a carroça à frente dos bois... enfim.

 

Abraços

 

Tony

 

Ps - O meu ancistro começou a escavar outra gruta :| não me digam que se vai por a fazer criação outra vez quando estou a espera de mudar o aquário.... :|

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os pequenos são rápidos como relâmpagos mas ainda relativamente "burrinhos", tirei uns dois sem querer quando levantei uma pedra... vieram atrás e só me apercebi quando já estavam no balde... la tive que convence-los a "escorregar" de volta para o aquário.

 

Os adultos é mais complicado. Usando duas redes consegue-se. Acho mais difícil a operação inversa (tirá-los do balde para dentro do aquário) que os sacanas põem-se a andar à volta do balde em círculo.

 

Os meus pequenotes já tem 1 a 1.5cm (são 5) e também vão ter que ser oferecidos daqui a uns tempos que o meu aquáriozinho não tem capacidade suficiente para lidar com tanto peixe sobretudo tendo em conta que os ancistrus são máquinas devoradoras de verduras.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

verduras não implica só plantas... estava a referir-me a algas, courgette, cenouras etc :)

 

Isso até arranjo em quantidade e não é o problema direto... o problema é que tudo o que entra, tem que sair ne? a carga biológica de 7 ancistrus (casal mais 5 filhos) é elevada. Se juntares a isso as outras espécies... já ultrapassa a capacidade do meu de 60L... por isso os pequenotes vão ter que ir quando forem um pouco maiores.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tony,

Ainda bem que tás de volta, vou te dar alguns conselhos com base na experiência que adquiri até aqui...

Quanto ao manteres plantas de tapete, com peixes de fundo, principalmente ancistrus, que são uns tractores, digo-te que é praticamente impossível, principalmente cuba, esta é uma planta que ao ser plantada no nosso aquário vai passar uma fase menos boa na sua adaptação, isto porque ela é mantida em estado emerso, e ao ir para o estado submerso sofre um bocado, e é aqui que muitas vezes se perde, logo com animais a revirar o fundo constantemente não vai conseguir lançar rebentos que se agarrem ao substrato como deve ser... (digo que é praticamente impossível, mas não 100% impossível), podes no entanto optar por um dry start para a cuba, e quando ela tiver bem enraizada colocarias os animais de fundo... não te esqueças que a cuba precisa de muito co2 mesmo, é bastante exigente neste aspecto...

Iria-te aconselhar o substrato elos terra black, mas como já tens um encomendado, siga ;) tás a pensar em substrato fértil por baixo desse? qual?

 

Quanto à mudança, poderás colocar tudo no tal recipiente, com o termostato e o filtro a funcionar durante muito tempo... eu quando fiz a minha ultima alteração, ficaram cerca de 5 dias assim... depois quando fiz a montagem nova, enchi o aquário com água totalmente nova, fiz uma limpeza ao filtro, menos às cerâmicas... coloquei o filtro (ciclado), elos aqua uno, e o ciclo continua sem sofrer grandes alterações, depois uma boa ambientação dos peixes e voilá...

 

boa sorte com a nova montagem, vai mantendo o pessoal actualizado.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá CaptainStuck

 

Obrigado pelos conselhos. Realmente o areão já ta encomendado assim já não tenho volta a dar. Como substrato fértil estava a considerar o tal Sera floradepot mas estou aberto a mais sugestões :)

 

Quanto aos ancistrus/corydoras... realmente é um problema mas não tenho grandes hipóteses em isolar os bichos (não tenho aquário secundário). Se as coisas correrem como imaginei, devo ficar com uma área aberta sem plantas do lado direito do aquário. Conheces alguma maneira de treinar os bichos a levarem as suas lutas/birras para esse lado? (Estou a brincar claro). Não sei como resolva a situação. Ou se tem um aquário bonito e os peixes são peça secundária ou então pensamos só nos peixes e estamos limitados com o aquário. Eu sou mais pro-peixe mas o meu aquário tem decaído esteticamente ao ponto de agora me fazer lembrar uma prateleira semi-vazia de vegetais no pingo-doce... enfim...

 

Os meus ancistrus só fazem mesmo porcaria quando o macho constrói a gruta para a fêmea... se eu arranjasse uma maneira de meter um tubo pvc bem escondido algures por debaixo de uma pedra, providenciando assim um ninho de sexo pré-fabricado, talvez o bicho não sentisse necessidade de escavar...

 

Quanto ao CO2, já andei uns meses a brincar com CO2 caseiro e as minhas anúbias transformaram-se em alfaces portanto sei que funciona e já tenho um sistema CO2 de garrafa de 2kg e válvula eletromagnética (para desligar automaticamente com as luzes) a caminho. Essa parte deve estar coberta. Luz também tenho imensa (3170 a 4930 lumens - até as rasboras se transformam em animais de fundo se deixo a luz no máximo)... é mesmo agora uma questão de vontade, muito jeito para o design (aí vai haver falhas), peixes cooperantes (vamos ver) e muita sorte.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tony,

Já usei o substrato sera floredepot, e sinceramente, estar lá ou não, era igual... por preço semelhante, aconselho o jbl aquabasis plus, se poderes gastar algo mais, tens o elos bottom mineral..., já usei, e com bons resultados!

Em relação aos peixes, tb tive que me "desfazer" dos meus ancistrus quando comecei a pensar em fazer tapetes, não os devolvi a nenhuma loja, dei sim a pessoal que sei que vão tratar bem deles ;)

Entendo que nem sempre é fácil abdicarmos assim dos nossos peixes, se tivesse que me desfazer dos escalares por causa das plantas, deixava logo a ideia de lado das plantas... lool

Era bom que conseguíssemos treinar os peixes ;) hehe mas já sabes que eles irão revolver tudo, e até podem achar engraçado fazer uma toca por baixo da cuba... pensa bem no que vais querer fazer com o aquário ;),

Sem ser a cuba, tens a glosso, que é uma planta que prende melhor que a cuba e ligeiramente menos exigente...

 

O co2, com um sistema pressurizado é logo outra coisa, vais ver;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso em relação aos peixes compreendo... tenho o aquário "ligeiramente" sobrepovoado e já considerei a hipótese de rifar as rasboras arlequim (os neons, apesar de mais pequenos, deixam as rasboras a milhas no que toca a cores e brilho). Largar os ancistrus? A minha única espécie que se reproduziu com sucesso no meu primeiro aquário? Epa não!... que se lixe a cuba :P :razz:

 

Agora mais a sério... tendo em conta as 4 espécies de plantas que vou usar (cuba, Echinodorus Tenellus, Eleocharis Acicularis, Lilaeopsis Novea-Zealandiae) a crítica parece ser mesmo a cuba que as outras parecem ter mais porte. Vou arriscar com apenas dois vasinhos mesmo à volta das pedras (pode ser que os ancistrus assim não tenham muita "pista" para acelerar a fundo). Se resultar maravilha, se não.... tento meter a glossostigma como sugeres. Parece um plano?

 

Abraços

 

Tony

 

PS - se não me engano podemos plantar a cuba usando os rebentos individualmente (grande trabalheira mas cobre uma área maior) ou então dividindo o vaso em 6 ou 8 partes e plantar os "retângulos" resultantes... qual técnica será melhor para sobreviver às investidas dos ancistrus? vencer pela maioria espalhada ou pela resistência concentrada?... tenho que fazer uma análise estatística das probabilidades.... :)

 

PS2 - Vou dar uma vista de olhos nesses substratos que mencionas. Obrigado

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tony,

Compreendo a estima pelos ancistrus,e qd assim é mais vale pensar neles ;) .... Faz isso, tenta junto das pedras... Mas n aconselharia rebento a rebento, aconselharia até plantares a Cuba com a lá de Rocha que ela trás... Divides o q vem num vaso em cerca de 8 porções... E plantas mm com a lá... Aconselho a Cuba da tropica ;) ...de modo a garantir que os novos rúmenes da Cuba fique, agarrados ao substrato, útiliza uns grampos em arame vulcanizado para ajudares a que ela nao desprenda...

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a informar-me e a estudar um pouco os produtos da elos.. neste caso os substratos, e pelo que estou a ler parece que compensa muito bem o preço que custam.. fica um pouco mais caro, mas realmente vale a pena..

e com um membro com tanta experiencia a falar mal do sera flore depot, vou ja esquecer da existencia desse substrato looool

ia fazer um erro enorme ao compra-lo pelos vistos =/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Vou tentar isso. Vamos ver o que isto vai dar. Seja como for, tenho pelo menos 2 semanas para planear tudo como deve ser.

 

Agora outra coisa... estive a limpar o filtro hoje (mesmo a fundo que o cauda estava bastante reduzido) e qual não é o meu espanto quando me saltam para a banheira (onde estava a limpar a porcaria) dois ancistrus bebés... Um já estava a fugir para o ralo e eu não encontrava a tampa!... vá lá que pus a mão a proteger e lá consegui apanhar os dois já em seco... com o tamanho que tinham não conseguiam passar a rede na admissão do aquário portanto os coitados devem ter sido aspirados há pelo menos 2 ou mais semanas e sobreviveram dentro da esponja azul do filtro... agora tenho 7 pequenos e o casal... isto está a ficar muito apertado....

 

Abraços e obrigado

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Nuno

 

Sem dúvida! Devem é ter ficado traumatizados para o resto da vida... também encontrei um physas do tamanho de um boi (os dentro do aquário são minúsculos) mas esse fugiu ralo abaixo antes de poder apanhá-lo... tenho 5 helenas esfomeadas e o bife fugiu :)

 

@CaptainStuck

 

Estive a ler melhor sobre os substratos que sugeriste (e também sobre o sera floradepot) e realmente me parece que o da elos é o melhor. 29€ mais portes também não é o fim do mundo (apesar da crise). Duvido é que vá gastar os 5 litros que aquilo trás. Não consegui foi perceber se aquilo pode estar tapado por substrato interte ou não. Claro que preferia que sim que desta vez o fundo tem que ser preto (mulheres!) que foi o melhor que consegui negociar (ela também não vai muito a bola com "relvados" dentro do aquário... assim eu cedi no fundo preto e ela cedeu na "relva" lol.)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quando falo que para mim com sera floredepot não obtive grandes resultados, não quero dizer com isto que não se possam obter bons resultados, mas vais ter que procurar a alimentação para as plantas de outra forma... Desconheço os subastrato quartzo da dennerle, nem a sua granulometria ou porosidade, pois se vais fertilizar, convém ter um substrato bastante poroso para poder absorver os nutrientes e colonizar uma bela quantidade de bactérias nele... por baixo, colocaria o substrato fértil (bottom mineral)... se quiseres ires mais a fundo fazias o seguinte... no fundo colocaria logo umas cápsulas de aqua uno(bactérias, elos terra zero (aditivo fértil de longa duração), elos bottom mineral, e substrato da dennerle por cima a tapar tudo.... se não, bottom mineral, e substrato da dennerle...

o bottom mineral tem que estar tapado, pois iria disponibilizar os nutrientes muito mais rápido para a coluna de água, e não tendo uma massa vegetal muito muito densa iria provocar um desequilíbrio... e algas...

 

Parabéns e boa sorte com esses ancistrus.

 

grande abraço.

 

ps: quando tiveres novidades, não te esqueças das fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Fotos haverá com certeza :)

 

O areão da dennerle tem granulometria de 1 a 2mm e foi tratado em tambor para remover pontas e arrestas afiadas (por causa dos peixes de fundo). Segundo o que li nos fóruns alemães, a maioria está muito contente com ele. Tenho várias referências em que foi referido que as raízes se agarram melhor do que com areão normal e que as corydoras não se ressentem (alias, segundo um membro de um fórum desses, é o único areão que encontrou em que as corydoras dele se comportavam como se fosse areia fina). Tem classificação de 5 estrelas em 26 de 26 utilizadores... não deve ser mau.

 

Quanto à tua sugestão sobre o "terra zero"... não será a duplicação de funções? O bottom mineral já é fertil e, supostamente, de lenta libertação. O terra zero parece ser o mesmo.... agora estou confuso? :)

 

Abraços

 

Tony

 

Edição: Já percebi as diferenças (pelo menos acho). O terra zero é fértil concentrado usado em pouca quantidade enquanto que o bottom mineral é muito mais volumoso com grande porosidade para fomentar também a criação de bactérias nitrificantes. Estou certo? Não sabes por acaso qual a altura que o areão deve ter por cima do bottom mineral? É que só encomendei 10Kg daquilo... De acordo com a areia branca que estou a usar, isso deveria bastar à vontade mas com essa coisa por baixo não sei. Há alguns subtratos que requerem 5cm de areão por cima? Daqui a bocado não me sobra aquário para os peixes...

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Desconheço o substrato, mas se tem boas criticas deverá ser um bom substrato também...

Exactamente isso, sendo o elos terra zero de libertação ainda mais lenta... com um período de actividade mais longo...

Quanto à altura de substrato aconselharia, na zona de tras 5 a 6/7 cm... e na frente 4 a 5, tentar colocar por cima do fértil pelo menos 3 cm na zona de frente...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

4 de mineral + 3 de areão à frente? XXiiii....

Ou sera 1cm de fértil por todo o aquario e depois encher com o inerte (de forma desnivelada claro) para que fique 4 à frente e uns 7 atrás?

 

 

Já agora uma pergunta à parte.... chegaste a fazer um check CO2? o que usaste? vi um membro aqui usar um frasco de verniz... muito engenhoso.

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo, cerca de 4 à frente e uns 6/7 atrás...

Quanto ao check, tenho mesmo um drop de compra... mais há quem tenha feito com o tal frasco de verniz... lol mas não te esqueças que tem que levar uma solução calibrada a kh=4...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E qual foi o drop que compraste já agora...?

 

Sim, essa da solução já tinha lido... tenho bicabornato, testes de ph e a água destilada está no supermercado :) o kh=4 é que ainda não sei... acho 30 a 40ppm muito para os peixinhos para ser considerado ideal... talvez com um kh=3 ou 3.5 já se ajuste melhor. Não sei. tenho lido que 25 era seguro, noutros sites 15ppm etc. tenho que me educar melhor.

 

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espreite este tópico, onde se fala da solução para dropchecker...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=186869

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.