Recommended Posts

Publicado

Boa noite

No passado dia 12 de Fev. coloquei finalmente 4.2 Kg de RV (Indonésia) ao meu aquário de 200L recém montado. Este fim-de-semana adicionei mais 4.9 Kg de RV e meia dúzia de pés de Caulerpa.

Se todos dissessem o mesmo, era mais fácil...

Já me disseram que nos próximos 5-6 meses deveria colocar bactérias vivas. Já me disseram que não é necessário devido ao capacidade espectacular das bactérias no que diz respeito à sua multiplicação.

Já me disseram que deveria adicionar estrôncio, iodo e molibedénio.

Já me disseram que não é necessário, pois a adição de água resolve o problema.

O que é certo é que já coloquei por uma vez, iodo, molibedénio e estrôncio da Kent Marine.

Comecei a colocar apenas há 2 dias Kalkwasser numa garrafa de água de 1,5L com água OI, mas este ainda se mantém nos 7.9 PH.

Justifica-se colocar estes estrôncio, iodo e molibedénio nos aquarios? Se sim, em que estágio de vida do aquário?

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Ola

Podes colocar essas bacterias mas so s ja as tiveres comprado pq s nao, esquece! D facto as bacterias tem 1 grande capacidade d multiplicação e podes gastar o $$$ noutras coisas indispensaveis sem esses extras...

Qto ao iodo (principalmente) deves adicionar umas gotas por semana ou qdo achares necessario principalmente qdo colocares corais! mas claro k isto NÃO SUBSTITUI as trocas d água...

Continua a adicionar kalkwasser e vais ver k o pH aumneta. Já agora coloca aí o resto do setup (não sei k areão tens e s ajuda ou não a aumentar o pH da água...)

Cmpts

Publicado:

Boa noite Nuno

Coloquei um saco de Aragonite e outro saco de areia sintética.

Não me recordo da marca do sal...

Quanto à iluminação, tenho 108W de power compact 10000K, calha da Lifetech.

Quanto à circulação, tenho 1 Aquaclear 901 (3500L/h) no retorno, com SCWD, com 1 saída para um gira-gira e a outra para um tubo de PVC perfurado. Por enquanto, tenho a TUNZE 7200 desligada, pois a areia ainda levanta um pouco. Tenciono ligá-la quando tiver mais rocha.

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

K areia sintética é essa?

Quanto à circulação parece-me boa. A tunze 7200 faz quantos L/h? tens d direccionar bem o fluxo para permitir movimentação muito forte à superfície e moderada no fundo (só para não leventar a aragonite... :oops: ).

A iluminação também parece boa e dá para pores alguns corais, principalmente moles´têm um bom crescimento com PC's. Mas s quiseres clocar SPS's é conveniente adaptares e colocares 1 HQI, mas isso é daqui a uns meses, quando fores picado pelo síndrome da SPS mania... :lol:

Podes colocar também rocha não viva para poupares uns $$$ porque daqui por 3 meses já nem notas a diferença da k era viva ou não... Mas s puderes vai investindo na mesma proporção em rocha-viva para acelerar o processo d ciclagem...

Já agora no k consiste o gira-gira e onde é k s compra? Os brasileiros usam muito isso mas nunca percebi bem o k era e como adaptar isso às bombas d circulação...

Cmpts

Publicado:

Boa noite Nuno

A tunze 7200 faz 500-2400L. O meu escumador é um tunze 220/3 (150-400L).

Quanto à rocha viva, a política cá em casa é sempre que possível comprar coisinhas boas, de modo que, não temos a intenção de comprar rocha artificial. E depois de ter visto os seres vivos que a rocha trazia, então é mesmo comprar RV sem margem para dúvidas. Não temos pressa de ter o aquário a bombar a 100%. Com calma, para não cometer deslizes, até porque a RV ainda é cara... vai-se fazendo aos poucos...

Eu chamo-lhe gira-gira porque é o termo que conheço, mas no fundo é uma peça que é usada na jardinagem, que consiste em ter 2 saídas opostas, e esta vai rodando 360º.

Comprei numa loja em benfica e custou quase 10€. Se quiseres envio-te o nome através de MP.

Inicialmente queria ter 2, mas acabei por optar por ter a outra saída do SCWD com um tubo de PVC perfurado na parede traseira do aquário.

Para arrefercer o aquário/sump tenho um termoestato, que quando a temperatura chega aos 26º, liga as 2 ventoinhas que estão no móvel da sump, com sentidos opostos, de modo a ter circulação de ar dentro do móvel.

O meu escumador ainda não tira nada. Estará mal regulado ou ainda será muito cedo para tirar o que quer que seja?

Pedro Ferrer