Physas? Será praga?!


BárbaraDias

Recommended Posts

Boa noite a todos!

Tenho uns quantos habitantes novos no aquário e alertaram-me há pouco que podem ser uma praga...

Andei a pesquisar aqui no fórum e penso que são physas... alguém me pode ajudar a identificar e dizer-me se devo estar muito preocupada?

Obrigada :)

 

http://img33.imageshack.us/img33/1418/20120215213539.jpg

A qualidade não é a melhor, mas espero que dê para ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os caracois são physas sim.

eu tive e nunca foram muitos, por isso não considero praga.

é um bom indicador se andas a dar comida a mais aos peixes.

tenho planorbis e melanoides e esses sim considero praga.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva

 

Há malta que gosta de os ter, para mim são praga. Começas com 1 ou 2, na semana seguinte são 5... estás a ver a sequência da coisa? ::D:

 

Não os queres no aquário? muito simples -> anentome helena. Pesquisa no google. Metes 1 ou 2 no aqua e eles desaparecem de vez. além disso a Helena é um invertebrado bem catita, completamente aquático (não corres o risco de acordar com ele em cima da cama) e engraçado

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Caracol só e praga quando se dá muito comer aos peixes

e por esse motivo os caracois aproveitam todo o comer que

hover,e logo eles avendo muito comer,muitas crias,muitas crias

logo passa a praga,os caracois até são uties no aquário porque

come pequenas algas,folhas de plantas mortas,e é claro o comer

dos peixitos,na minha opinião devias dos deixar ficar,sempre controlados

não á praga.

Com: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

existem membros que acham que sao uma praga e outros que nao.

eles realmente sao beneficos,comem as alguinhas do aqua e restos de comida,mas eles reproduzem-se bastante e se nao conseguires controlar a reproduçao deles,vai acabar por ser"praga".

se quiseres mante-los no aquario,acho que se comprares apenas 1 helena,por agora vai-te controlando a reproduçao deles.

cumprimentos

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde! :pompomgirl:

Hum... sendo assim então penso que as medidas a tomar são reduzir a quantidade de comida e comprar uma helena... até lhes acho piada, mas como cada dia que passa surgem mais dois ou três... começa a preocupar-me lol

Obrigada pelas vossas respostas ;)

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não os queres no aquário? muito simples -> anentome helena. Pesquisa no google. Metes 1 ou 2 no aqua e eles desaparecem de vez. além disso a Helena é um invertebrado bem catita, completamente aquático (não corres o risco de acordar com ele em cima da cama) e engraçado

 

:o estás a dizer-me que eles vão começar a conquistar-me a casa? :P lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas

existem membros que acham que sao uma praga e outros que nao.

eles realmente sao beneficos,comem as alguinhas do aqua e restos de comida,mas eles reproduzem-se bastante e se nao conseguires controlar a reproduçao deles,vai acabar por ser"praga".

se quiseres mante-los no aquario,acho que se comprares apenas 1 helena,por agora vai-te controlando a reproduçao deles.

cumprimentos

 

Boas

Alguns têm pragas, outros como eu procuram-nos e não encontram :)

Só um Helena não chega para muito (depende do tamanho do aqua), são precisos +. Acabar com physas não é fácil, so um Helena não come tanto quanto eles se reproduzem. O ideal é criar um ponto de equilibrio.

 

Cumps

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Alguns têm pragas, outros como eu procuram-nos e não encontram :)

Só um Helena não chega para muito (depende do tamanho do aqua), são precisos +. Acabar com physas não é fácil, so um Helena não come tanto quanto eles se reproduzem. O ideal é criar um ponto de equilibrio.

 

Cumps

Rui

 

boas

eu realmente disse apenas uma helena,sem sequer saber quantos physas+- ela tem no aqua e o tamanho desse aqua,mas quando disse uma estava a pensar num aqua pequeno e para manter physas nele.

os physas tambem nao se reproduzem tanto quanto os outros de "praga" que agora nao me recordo do nome.

mas pensando bem,umas 3 helenas seria o ideal para um aqua de +-60l

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu realmente disse apenas uma helena,sem sequer saber quantos physas+- ela tem no aqua e o tamanho desse aqua,mas quando disse uma estava a pensar num aqua pequeno e para manter physas nele.

os physas tambem nao se reproduzem tanto quanto os outros de "praga" que agora nao me recordo do nome.

mas pensando bem,umas 3 helenas seria o ideal para um aqua de +-60l

 

Será os melanoides? Esses não reproduzem, brotam do chão espontaneamente :)

Eu tenho 5helenas num aqua de 60l e uns caracolitos que não sei o nome, vieram junto com uma planta. As helenas não acabam com eles, vão mantendo a população em numeros aceitaveis :)

O que é importante reter é que estamos a falar de pragas, mas a praga (como já foi dito) é um indicador de excessos de comida no aquário. O aumento repentino da fauna provoca um aumento dos detritos. Os caracóis comem, também defecam. O perigo da praga vai além da estética e isso é (a meu ver) importante ter noção. Eu tenho helenas há pouco tempo e acho-os um espetáculo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:o estás a dizer-me que eles vão começar a conquistar-me a casa? :P lol

 

Por esta altura já devem estar no telhado não? :naughty:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais