BUGATTI Publicado Fevereiro 11, 2012 Publicado Fevereiro 11, 2012 Boas caros colegas foristas, a minha duvida hoje e que peço que me ilucidem com o vosso Know.How é a seguinte: Tenho o meu aquario com 380 litros de agua doce (fotos para breve) com um filtro exterior da Eheim com boa capacidade sistema de CO2 varias plantas e uma fauna muito interresante ( para mim ) 5 discos cardume +- 15 cardinais e varios guppys. Num destes dias um colega meu deu-me um filtro UV de 9 watt que tinha em casa e não precisava dele e agora já o montei no meu sistema. A minha duvida é a seguinte, quantas horas por dia devo ter o filtro UV ligado??? Os meus parametros de agua estão bons e felizmente não tenho nenhum problema grave a tratar. Obrigado pelas opiniões Citar
BUGATTI Publicado: Fevereiro 12, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2012 Alguem pode-me dar-me alguma dica? Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 vais ligar o UV-C de 9w a um filtro com que potencia de bomba? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
alfapa Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Se não tens problemas, não ligues. Se ligares, o período de actividade tem mais a ver com o que vais tratar e com o fluxo de água que passa no UV. Se o fluxo for muito elevado, o UV tem de estar mais tempo ligado, uma vez que a passagem pelo UV é muito rápida e consequentemente mata pouco.... O que se aconselha é a ligar o UV a um filtro (se tiveres mais que um) de menor potência para garantir que a exposição aos UVs é mais prolongada e consequentemente permitir a sua maior eficiencia. Contudo, se o tiveres desligado, é melhor que não o tenhas no circuito, pois a "porcaria" acumula-se dentro dele e reduz a sua eficiencia. PauloA Citar
BUGATTI Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2012 É um flitro da Eheim professional 3e 2076 Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Esse UV-C de 9w é pouco potente para esse filtro Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
BUGATTI Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2012 Obrigado pela informação, já agora qual seria a potencia certa para por um Filtro UV ligado ao meu filtro? Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 14, 2012 Publicado: Fevereiro 14, 2012 Varia um pouco de fabricante para fabricante, mas se olhando para uma escala do Helimax da Aquamedic diria que o ideal seria um UV-C de 18w pelo menos Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts