Discos timidos


Perneta

Recommended Posts

Boas amigos aquariofilistas.

 

tenho 6 discos desde final de dezembro e sempre que me aproximo do aquario eles escondem-se para não mais aparecer até que me afaste. É frustrante querer sentar-se em frente ao aquario para admira-los e nunca ter oportunidade de vê-los.

 

O aquario tem 120x50x70 (420L - 350uteis) e como flora tenho um cardume de neons (15), um de narizes de bêbado (7), um de olhos de fogo (9), 4 botias palhaços juvenis e pequenos, 6 corydoras, 1 pleco, um sae falso.

 

É um plantado sem CO2, com 4x38w e fertilizado semanalmente com plantgro da nutrafin (micros). filtração da rena xp3 1350L/h com esponja,cerâmica,turfa e carvao activo. Tronco para baixar Ph. Tendência para formar algas verdes que atenua com TPA semanal.

 

Primeiro alimento com tetra min para os cardumes se alimentarem e depois com sera Discus.

Morreram-me subitamente e recentemente um casal de ramirezis ao mesmo tempo e numa noite.

 

Até percebo porque é que se escondem. Certa vez, farto de se esconderem atras de uma Rocha, bati com a mão no vidro (estupidamente, meã culpa) algumas vezes para ver se saiam de lá. A partir dai, sempre que me aproximo fogem. Sera sempre assim? Como posso alterar isto?

Desde já obrigado pela ajuda.

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a especie de discos? A pouco e pouco eles vão perdendo a timidez tenta sempre que lhes deres de comer estar bem perto do vidro e sempre +- as mesmas horas ( para criar rotina), veras que brevemente eles quando te virem irão logo ter contigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar deves retirar o carvão ativo da filtragem, só deves usar o carvão para retirar medicamentos da água.

Depois deves retirar o pleco e o SAE, estes peixes têm tendência a agarrarem-se ao discus. Não deves alimentar os discus apenas com granulado. Tenta dar papa congelada com a mão vais ver que eles adoram e vem comer à tua mão. Dá tb artémia congelada.

Se fosse a ti fazia mais um TPA por semana. Dois por semana na ordem e 20% ou 30% era mt bom.

Por fim podes ainda retirar o esconderijo para ver se eles perdem a vergonha.

Com discus é fundamental ter paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pois,eles inicialmente teem a tendencia de se esconderem,visto que ainda nao conhecem o novo dono(tratador).

depois cometeste o grande erro de bateres no vidro,nunca se faz isso.

eu tenho um sobrinho que quando vai a minha casa tambem tinha a mania de bater no vidro para ver os discos a nadarem depressa e o resultado disso é que agora basta ele aproximar-se do aqua que os discos escondem-se logo.

mas faz como ja disseram,vai dando comida sempre proximo do aquario e mantem-te perto durante um tempinho.

eles a pouco e pouco vao ganhando confiança.

é preciso teres paciencia com eles.

quanto aos peixes,eu tambem substituia o pleco por ancistrus,mas o sae nao.ele come as alguinhas filamentosas.

quanto ao carvao,como tambem ja disseram tira fora.

quanto as tpas para mim está optimo,é como eu sempre fiz,20% semanalmente e tenho 7 discus adultos(entre eles 2 casais a meterem posturas todas as semanas) e 2 juvenis,1 casal ramirezi,1 trio apistogrammas e o pessoal de limpeza.

vai dando noticias

 

cumps

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais