Calha para iluminaçao!


Recommended Posts

Ben tnho uma aqua de 80cm de comprimento (agua doce plantado) e um de 40cm de comprimento(agua salgada) queria saber que tipo de iluminaçao devo usar em cada um e como fazer a calha! Tudo o mais barato possivel! oretendo fazer eu a calha! se alguem souber como é só dizer!

 

Obrigado desde ja pela ajuda!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Viper,

 

Olha eu fiz as minhas... uma de uma maneira mais arcaica visto estar na arrecadação e não necessitar muito de estetica e a outra para a sala com um pouco mais de requinte mas nada de extraordinario.

Não sei qual é a tua ideia de lampadas, mas as minhas são todas para fluorescentes.

Posso dizer que gastei pouco porque já tinha as lampadas, suportes para elas, suportes para os arrancadores e os balastros, nao sei se tu tens ou ainda iras comprar, mas se precisares de ajuda em alguma coisa diz, porque se és da parede é facil encontrarmo-nos.

É pena não ter fotos.

 

Cumps,

Fernando Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra as t5!!!

E há T5 d 40cm?

 

Não querias dizer Power Compact (PC's)?

 

1 d 10000K e outra actinica penso ser a melhor opção. Só com 40cm é melhor não pores HQI, a não ser k tenhas o aqua num local k se mantenha fresco no Verão...

 

Eu também vou fazer uma calha para o novo reef e será 1 conjunto d HQI 150W, HQI 250W e 3 T5 54W (2 actinicas e 1 10000K) para as transições dia/noite.

 

No refúgio colocarei 1 HQI 70W ou 150W (ainda estou indeciso cheers ). Mas este tem 70cmx40x40...

 

Aqui em Santarém não vendem encaixes, nem balastros para PC's (tótós...) e ou encomendo em lisboa ou não sei... :roll:

 

Independentemente das lâmpadas k usares, e s colocares o aqua num sítio para exposição (em casa) envolve a parte d cima do aqua com madeira ou com qualquer coisa para não se ver esse DIY porque normalmente não fica muito bonito...

 

Força com isso e s puderes põem umas fotos para vermos como fazes essas bricolagens...

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o meu aqua de 80cm tampado com uma tampa de plastico e só tnho uma lampada especial pra plantas de 18 watts e ja tnho umas Golossostigmas em prencipio se n arranjar uma boa fonte de iluminaçao rapido elas vao acabar por morrer!!! Acho que o mais recomendavel é tirar a tampa e por luz suspensa ou fazer uma nova pra ter mais espaço pra mais lampadas!

 

fgs podes por aqui uma foto da tua calha que montastes??? sempre ajudava uma ideia como ficava aqui no meu quarto!!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem queria saber quais sao as melhores lampadas pro plantado e pro reef! falram ja em algumas mas n dizeram pra qual é!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vai ver o meu projecto está no link aqui em baixo da minha mensagem.

Tem lá a minha construção para o meu plantado!

 

Acho que funciona lindamente, para alem de ficar os 144 watts mais baratos que conheço de boa luz

 

Fica

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais