Algumas questoes...


gtangas

Recommended Posts

Pessoal

 

Algumas duvidas sobre Discus

 

Antes de mais informar que gosto de pesquisar primeiro sobre estasduvidas de forma a estar munido de alguma info e claro de adoptar as melhoresposturas no trato destes nossos amigos…

 

Vocês que tem mais experiência…. Podem sempre esclarecer as dúvidasque se levantam ao ler tanta coisa!

 

Cones de alimentação?

Vocês usam?? Para os Juvenis ajudaria visto que uns são mais gulososque outros? Os bêbedos assim que lanço a artemia… Ui!!! Chamam-lhe umfiguinho!!!!

 

Eu dou granulado de manha e artemia a noite.

 

Tenho estado a dar uma parte da artemia com uma pinça das plantas deforma a os habituar para mais tarde virem comer a mão, claro que depois espalhoo que resta (dois dos blue diamond, que se têm mostrado ser os mais destemidos,já vêem comer á pinça)

 

Desparatização:

 

Vocês costumam periodicamente desparazitar os vossos discus?

Ou só quando estão doentes?

E no caso de ser importante esse procedimento o que usam e como ofazem??

 

Filtro UV

È aconselhado? Ou é mais um cuidado extra?

 

Parâmetros de Agua

 

Tenho um valor de nitratos de 25 e não o estou a conseguir baixar…queria estabilizar nos 10 (tenho plantado) Os restante estão estabilizados.

 

Para 270lts tenho a trabalhar dois filtros externos (um sunsun de 1000lt/he um DIY de 800lt/h), Bomba de O2 sempre ligada e CO2 a 1/2 bps, 2 aquecedores de 300wts que mantêma temp certinha nos 29ºc

 

Em curso (DIY) estou a fazer um filtro de areia fluidizada que como é mecânico…nunca é demais e não aumenta a factura dos “Chineses”

 

Irei eliminar o filtro de 800 quando terminar mais um DIY com uma bombade 1200Lts (vou fazer uma caixa com uma chapa de acrílico que me deram com uns10lts de matérias filtrantes) onde talvez consiga juntar o UV colocando ládentro uma segunda bomba mais fraca

 

Faço duas TPAs semanais onde aspiro sempre o areao e limpo filtros, comas aguas das TPAs mensalmente (alternadamente)

 

A única coisa que ainda não limpei foi as mangueiras…. e estão aprecisar de ser limpas…pois nunca foram limpas!!

 

Será daqui? Com tanto cuidado… não deveria ter o nitratos nolimite!!

 

Da torneira sai ok!

 

A população já foi maior quando tinha os 6 escalares adultos no aqua…Agora estão 10bebados, 3 SAE, 3 Otto, 5 rasboras e uns 4 neons…

DISCUS: 4 BD, 4 Pigeon Blood Snake (os mais tímidos) e 2 cobalto

 

São uns quantos é verdade mas ainda são pequeninos e se correr bempodem ser uma excelente desculpa para mudar para um aqua maior hehhe

 

Já comprei um escovilhão via ebay mas ainda não chegou…

 

Seria aconselhável alguma resina? Por exemplo o purigen?

Este valor é alto para os discus?

 

E por hora não vos maço mais… Ufa!!

 

Abraço

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas... tamebm tenho uma duvida...

fiz uma pequena pesquisa pelo o google, mas nao encontrei resposta a minha duvida... é sobre os Cones para desova...

vi que alguns aquarios tem vasos para plantas a servir de Cones para desova mas tenho medo de meter isso no aquario e me matar os discus :S

alguem pode me dar uma opnião?

obrigado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Algumas duvidas sobre Discus

 

Antes de mais informar que gosto de pesquisar primeiro sobre estasduvidas de forma a estar munido de alguma info e claro de adoptar as melhoresposturas no trato destes nossos amigos…

 

Vocês que tem mais experiência…. Podem sempre esclarecer as dúvidasque se levantam ao ler tanta coisa!

 

Cones de alimentação?

Vocês usam?? Para os Juvenis ajudaria visto que uns são mais gulososque outros? Os bêbedos assim que lanço a artemia… Ui!!! Chamam-lhe umfiguinho!!!!

 

Eu utilizo para os mais pequenos visto que demoram mais tempo a comer tudo, nos grandes esquece atiro o cubo de artemia congelada para o aquario e em 2min desaparece...

 

Eu dou granulado de manha e artemia a noite.

 

Tenho estado a dar uma parte da artemia com uma pinça das plantas deforma a os habituar para mais tarde virem comer a mão, claro que depois espalhoo que resta (dois dos blue diamond, que se têm mostrado ser os mais destemidos,já vêem comer á pinça)

 

Para discus gosto de dar comida mais a miudo ou seja de manha comem artemia, depois durante o dia granulado 4x e ao final da tarde papa congelada e noite artemia novamente. A papa congelada dou a mão sem qualquer problema, podes fazer o mesmo pois com artemia eles certamente viram comer seja na pinça como a mão....

 

 

Desparatização:

 

Vocês costumam periodicamente desparazitar os vossos discus?

Ou só quando estão doentes?

E no caso de ser importante esse procedimento o que usam e como ofazem??

 

Eu somente desparatizo quando necessário, quando vejo que ou tenho peixes a roçar nas plantas ou hardscape ou quando começam a ter fezes brancas, doutra forma evito ao máximo os medicamentos para evitar a habituação aos mesmos....

 

Filtro UV

È aconselhado? Ou é mais um cuidado extra?

 

 

Parâmetros de Agua

 

Tenho um valor de nitratos de 25 e não o estou a conseguir baixar…queria estabilizar nos 10 (tenho plantado) Os restante estão estabilizados.

 

Para 270lts tenho a trabalhar dois filtros externos (um sunsun de 1000lt/he um DIY de 800lt/h), Bomba de O2 sempre ligada e CO2 a 1/2 bps, 2 aquecedores de 300wts que mantêma temp certinha nos 29ºc

 

Em curso (DIY) estou a fazer um filtro de areia fluidizada que como é mecânico…nunca é demais e não aumenta a factura dos “Chineses”

 

Irei eliminar o filtro de 800 quando terminar mais um DIY com uma bombade 1200Lts (vou fazer uma caixa com uma chapa de acrílico que me deram com uns10lts de matérias filtrantes) onde talvez consiga juntar o UV colocando ládentro uma segunda bomba mais fraca

 

Faço duas TPAs semanais onde aspiro sempre o areao e limpo filtros, comas aguas das TPAs mensalmente (alternadamente)

 

A única coisa que ainda não limpei foi as mangueiras…. e estão aprecisar de ser limpas…pois nunca foram limpas!!

 

Será daqui? Com tanto cuidado… não deveria ter o nitratos nolimite!!

 

Da torneira sai ok!

 

A população já foi maior quando tinha os 6 escalares adultos no aqua…Agora estão 10bebados, 3 SAE, 3 Otto, 5 rasboras e uns 4 neons…

DISCUS: 4 BD, 4 Pigeon Blood Snake (os mais tímidos) e 2 cobalto

 

São uns quantos é verdade mas ainda são pequeninos e se correr bempodem ser uma excelente desculpa para mudar para um aqua maior hehhe

 

Já comprei um escovilhão via ebay mas ainda não chegou…

 

Seria aconselhável alguma resina? Por exemplo o purigen?

Este valor é alto para os discus?

 

E por hora não vos maço mais… Ufa!!

 

Abraço

 

O filtro uv depende do utilizador eu já tive agora não uso...

 

Nitratos a 25 está dentro dos limites para um plantado, eu não me preocupava muito...

 

Continua o bom trabalho e verás que vais ter uns meninos grandes e saudaveis...

 

Cumprimentos,

Danie

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais