Recommended Posts

Publicado

Com um aspecto primitivo que lembra os ancestrais marinhos da pré-história, o peixe-dragão (Gobioides Broussonetti) é uma das mais antigas espécies de peixes de água doce, mas ainda assim, não é popular e dificilmente encontra-se nas lojas especializadas em psicultura, até por sua difícil captura. Considerada pelos aquariofilistas uma espécie complicada de se criar, o peixe-dragão exige cuidados especiais e a criação é recomendada a criadores mais experientes.

A aparência estranha desperta curiosidade imediata. Com o corpo alongado, parecido com o de uma enguia, a espécie pertence à família dos Gobídeos e é originária das américas, especialmente a região Norte do Brasil e o Golfo do México. Este peixe cresce bastante – os exemplares adultos, chegam a atingir meio metro de comprimento –, por isso precisa ser mantido em aquário grande, entre 200 e mil litros com água de pH 7.2 a 8.5 e temperatura mínima de 20°C e máxima de 28°C.

 

O animal apresenta olhos pequenos e visão pouco desenvolvida, uma boca enorme e uma cara, digamos, exótica, seu maior sentido é o fato. “É um peixe incomum. Acho que o charme desta espécie está justamente na cara feinha”.

 

O peixe-dragão possui índole pacífica e pode ser criado em aquários com outras espécies, havendo o cuidado de não serem selecionados peixes muito pequenos, que fatalmente se tornarão o jantar do peixe-dragão. “Tem gente que quer montar um aquário bonito, com tipos exóticos e junta várias espécies sem se informar sobre elas. A criação acaba não dando certo, porque é importante aprender sobre as espécies de peixes que se deseja criar, para manter um aquário cheio de vida".

 

Com hábito de nadar no fundo do aquário e se enterrar na areia, o peixe-dragão é uma espécie de hábitos noturnos que gosta de locais para se esconder, como tubos, pedras e tocas. Bom de boca, o peixe-dragão não dispensa nada que lhe é oferecido. Sua alimentação ideal é base de substâncias animais e vegetais, encontradas em rações especiais, ou até mesmo pequenos crustáceos, artêmias e vermes (tubifex). .

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.