Postura Ramirezi's


pmpg98

Recommended Posts

Boa Noite,

 

A semana passada comprei um casal de ramirezi's, andava eu para aqui a tentar saber se era mesmo um casal ou não, quando reparei que estavam a fazer uma postura :)

 

A ideia era formar o casal no Comunitário e depois ter um aqua separado para eles poderem fazer criação...

 

A questão é quantas posturas devo deixar fazer antes de os mudar de local?

 

Obrigado por todos os conselhos :)

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Normalmente os rams comem sempre as primeiras posturas.

A partir da 3 postura, já se pode afirmar que são bons pais! ;)

 

Quanto ao teu caso, se queres mudar o casal para outro aquário, deixava o casal fazer posturas nesse até os deixarem de comer .

Até os podias mudar agora, mas por vezes podem-se chatear e ai a coisa fica séria.

 

Se queres fazer criação, penso que devias fazer artificialmente, ou seja, deves tirar os ovos para um aquário à parte, é bastante mais fácil alimentá-los e fazê-los crescer com este método.

Se os deixares ao cuidado dos pais, vai-te sujar bastante a água para os alimentares e é mais difícil pois o alimento espalha-se com muita facilidade.

Atenção que deves-os alimentar na primeira semana com microvermes, e nos dois meses seguintes (aproximadamente) com artémia recém eclodida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu tambem tenho um casal de ramirezis junto com discus em que ja meteram 3 posturas e claro que nao saiu nada.

vou mudar o casal para outro aqua para ver se nasce alguma coisa.

diogo porque dizes que se deve alimentar os alevins na primeira semana com microvermes e nos 2 meses seguintes com artemia recem eclodida?

porque razao nao os devo alimentar com artemia recem eclodida desde que largam o saco vitelino?

é o que faço com os alevins de escalares.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque dizes que se deve alimentar os alevins na primeira semana com microvermes e nos 2 meses seguintes com artemia recem eclodida?

porque razao nao os devo alimentar com artemia recem eclodida desde que largam o saco vitelino?

é o que faço com os alevins de escalares.

 

 

boas

porque o alvim do ramirezis quando acaba o saco ainda tem pouco menos de um milimetro, é precisso que cresça um pouco para conseguir comer artémia,

é tipo o melro ainda tem de esperar três dias para comer um grão de bico :apple:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

porque o alvim do ramirezis quando acaba o saco ainda tem pouco menos de um milimetro, é precisso que cresça um pouco para conseguir comer artémia,

é tipo o melro ainda tem de esperar três dias para comer um grão de bico :apple:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu tambem tenho um casal de ramirezis junto com discus em que ja meteram 3 posturas e claro que nao saiu nada.

vou mudar o casal para outro aqua para ver se nasce alguma coisa.

diogo porque dizes que se deve alimentar os alevins na primeira semana com microvermes e nos 2 meses seguintes com artemia recem eclodida?

porque razao nao os devo alimentar com artemia recem eclodida desde que largam o saco vitelino?

é o que faço com os alevins de escalares.

 

 

Boas,

Mas chega a nascer alguma coisa?

Os rams quando nascem são bastante pequenos mesmo, já tive casais em que só me apercebi que tinham postura quando vi os pequenos a nadar.

Pode-te acontecer o caso em que eles nasçam e sejam comidos logo no dia seguintes por peixes nocturnos...

 

O que podes fazer é arrranjar uma pedra e colocas-a no lugar onde o teu casal costuma desovar.

Quando e se tiveres uma postura na pedra, retiras-a e colocas-a num aqua à parte com a mesma água do aqua principal.

 

Cumps

Cumps

Editado por Diogo Paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Como dizem no outro dia os ovos já lá não estavam ... :(

 

Mas agora tenho de começar a preparar as coisas para daqui a uns tempos colocar o casal num local que permita fazer criação.

 

Diogo : Achas que o melhor é após a postura retirar os ovos para um aqua separado dos pais? Mas eu preferia ver os pais a cuidar deles, essa parte é que me interessa fazer criação artificialmente não é para mim muito interessante.

 

Dúvidas, que tipo de aqua devo ter? dimensões, tipo de filtragem e decoração?

 

Quanto à alimentação vou ler um pouco sobre os microvermes e artémia, sei pouquito mas vou ler mais.

 

Obrigado a todos, já agora uma última de quanto em quanto tempo fazer eles as posturas.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Como dizem no outro dia os ovos já lá não estavam ... :(

 

Mas agora tenho de começar a preparar as coisas para daqui a uns tempos colocar o casal num local que permita fazer criação.

 

Diogo : Achas que o melhor é após a postura retirar os ovos para um aqua separado dos pais? Mas eu preferia ver os pais a cuidar deles, essa parte é que me interessa fazer criação artificialmente não é para mim muito interessante.

 

 

 

Boas,

 

Para mim, é muito mais fácil retirar os ovos para um aqua à parte, se queres fazer criação, este é o melhor método.

Se deixares aos cuidados dos pais, é muito mais difícil alimentá-los em condições.

 

 

Dúvidas, que tipo de aqua devo ter? dimensões, tipo de filtragem e decoração?

 

Quanto à alimentação vou ler um pouco sobre os microvermes e artémia, sei pouquito mas vou ler mais.

 

 

Quanto ao aqua, um de 60 L bem plantado chega.

 

 

Obrigado a todos, já agora uma última de quanto em quanto tempo fazer eles as posturas.

 

Pedro Gil

 

Isso depende de vários factores sendo o mais importante a alimentação.

Deves alimentá-los com uma variedade grande de comida. Não só contribui para as desovas, como para as cores que eles apresentam.

Para teres uma noção, tinha um casal num aqua à parte onde só alimentava com granulado da sera, faziam posturas de 3 em 3 semanas.

No meu aqua actual, tenho um casal que desova 10 em 10 dias, onde os alimento com artémia, larvas de mosquito e granulado

A artémia é o melhor alimento que lhes podes proporcionar. Eu por exemplo dou sempre todos os dias artémia, depois é que complemento com outro tipo de alimento.

 

Cumps

Editado por Diogo Paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Obrigado pelos conselhos... o setup é

 

tamanho : 100x40x50

Bem plantado

Co2 pressurizado

4x39 com fotoperiodo de 8 horas

 

Flora tenho várias coisas.

 

Fauna

2xCrossocheilus siamensis (SAE)

1xOtocinclus affinis

5xHemigrammus rhodostomus

2xPuntius titteya (barbo cereja)

4xPuntius tetrazona (barbo tigre albino)

2xMikrogeophagus ramirezi (German Blue)

2xColisa chuna

 

Montado no principio de Outubro, por isso a fauna ainda não está completa...

 

Uma foto para teres uma ideia...

DSCN6047.JPG

 

Pedro Gil

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, barbos com rams, não sei se isso é uma boa combinação.

Os barbos são peixes muito rápidos, talvez estejam a stressar demasiado o casal.

Mesmo assim espera por uma próxima postura.

De resto, amim parece-me bem, o aqua está bonito e bem plantado, tens todos os factores para seres bem sucedido nos rams! ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é mas como são 4 fazem corridas entre eles :)

 

E a ideia era fazer um retiro do casal para uma postura de criação num aqua separado, tipo uma viagem às Maldivas para theck-tchek :)

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

diogo,eu penso que nas posturas que os ramirezi tiveram nao nasceu nada,pelo menos que eu tenha reparado,nao.

tambem era um pouco dificil de ver,visto que estou a falar de um aqua de 300l com algumas plantas,rochas,etc...

mas já resolvi o assunto,separei o casal de ramirezis para outro aqua,agora é esperar para ver.

tambem tinha nesse aqua um apistogramma cacatuoide double red,que resolvi tambem separar juntamente com uma femea que o nosso amigo fabio silva me vendeu,mas ela ainda é novinha.tambem é esperar que cresça mais um pouco.

ficaram só os discus no aqua de 300l,que tambem já é a terceira postura de um casal que se formou nesse aqua.

tambem estou com ideias de separa-los e tentar que nasça alguns disquinhos.

:)

se tiver um tempinho amanha meto umas fotos aqui para o pessoal ver e comentar.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Demanuel,

 

Diz lá as specs desse aquas de criação, estou cheio de dúvidas o que fazer.

 

A minha ideia era ter um aqua de 80 cm de frente com uma divisória ao meio para fazer duas zonas de criação, 60cm parace-me pouco fazer bem curtinho tipo 30 de profundidade por 30 de altura.

 

Agora não sei é o que ponho como filtro, mas devem ter de ser de esponja, certo que é para não sugar os alevins todos, Ou então colocar tipo meia de vidro na ponta do filtro.

 

Obrigado por partilharem as vossas experiencias :)

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pmpg

pois,foi o que realmente eu fiz.

meti uma divisoria a meio de um aqua de 100x30x40 ficando assim +- 60l para cada casal.

estou a usar o que tinha por casa,num lado meti o filtro de cascata com uma meia de vidro na entrada de agua e no outro lado meti um filtro de esponja.

axo que nao está mau assim,mas realmente um aqua de 80 já me parece um pouco pequeno para fazer isso.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Demanuel,

 

Diz lá as specs desse aquas de criação, estou cheio de dúvidas o que fazer.

 

A minha ideia era ter um aqua de 80 cm de frente com uma divisória ao meio para fazer duas zonas de criação, 60cm parace-me pouco fazer bem curtinho tipo 30 de profundidade por 30 de altura.

 

Agora não sei é o que ponho como filtro, mas devem ter de ser de esponja, certo que é para não sugar os alevins todos, Ou então colocar tipo meia de vidro na ponta do filtro.

 

Obrigado por partilharem as vossas experiencias :)

Pedro

 

Boas pmpg98,

Concordo com o facto de arranjares um aqua de criação para meteres o casal, mas qual é a função de teres duas zonas de criação?

Um aqua de 60 cm chega perfeitamente para um casal. Quanto ao filtro, se meteres uma meia de vidro e se o filtro não for muito forte, penso que não há problema.

 

Cumps

Editado por Diogo Paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

diogo,eu penso que nas posturas que os ramirezi tiveram nao nasceu nada,pelo menos que eu tenha reparado,nao.

tambem era um pouco dificil de ver,visto que estou a falar de um aqua de 300l com algumas plantas,rochas,etc...

mas já resolvi o assunto,separei o casal de ramirezis para outro aqua,agora é esperar para ver.

tambem tinha nesse aqua um apistogramma cacatuoide double red,que resolvi tambem separar juntamente com uma femea que o nosso amigo fabio silva me vendeu,mas ela ainda é novinha.tambem é esperar que cresça mais um pouco.

ficaram só os discus no aqua de 300l,que tambem já é a terceira postura de um casal que se formou nesse aqua.

tambem estou com ideias de separa-los e tentar que nasça alguns disquinhos.

:)

se tiver um tempinho amanha meto umas fotos aqui para o pessoal ver e comentar.

cumprimentos

 

Boas Demanuel,

Depois mete umas fotos do teu casal, estou curioso! ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado diogo,realmente sao muito bonitos sao.

olha,comprei-os na aquahobby em alfragide.

já o macho cacatuoide tambem foi lá.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas,deixa-me acrescentar que os ramirezi quando foram para minha casa tambem nao tinham muita cor.

eu penso que é derivado a alimentaçao variada que ficaram com as cores bonitas e nitidas.

eu dou a mesma alimentaçao a todos os meus ciclideos americanos e todos eles teem umas cores lindas e saudaveis(discus,escalares,ramirezis e agora os cacatuoides),mas penso que o principal alimento que lhes forneço para avivar a cor deles sao os flocos de cor e fortalecimento.

desde que comecei a alimenta-los com esses flocos que comecei a notar grandes diferenças neles e todos eles adoram esses flocos.

posso dizer que sao um pouco mais caros,mas eu nao dispenso desses flocos.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Qual o nome dos flocos que lhes costumas dar?

Eu aos meus dou artémia, larvas e granulado, também notei uma grande diferença nas cores. Penso que o segredo está mesmo na alimentação mas ainda é um caso para estudar...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu alimento todos com flocos sera vipan,granulado sera discus,artemia congelada e os tais flocos que sao os flocos tetra pro colour.

sim,eu pelo menos já cheguei a essa conclusao de que o segredo está na alimentaçao.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estou a dar JBL Novo Bel, e também uns da Sera de Spirulina e bloodword liofilizados. Ver se compro uma artemia congelada para lhes dar de vez em quando.

 

Enquanto não vejo o que preciso para eclodir artemia :)

 

Já agora como começar a cultura de vermes de aveia?

 

Obrigado.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas pmpg98,

Concordo com o facto de arranjares um aqua de criação para meteres o casal, mas qual é a função de teres duas zonas de criação?

 

A ideia era poder ter mais de um casal a criar :) mas se calhar são coisas a mais tenho de ver.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais