Duvida se vão ter espaço


Recommended Posts

Boa noite

 

Vou montar um aqua para o meu filho e ele escolheu as platys.

Agora vamos a parte das duvidas:

 

Tenho um aqua de 13L (esta partido a um canto em cima dai a litragem não ser certa)

 

:arrow: Sera que tem espaço para 2 platys (1macho 1 femea) e 2 corys??

 

:arrow: O macho pode estar junto da femea sem problemas? mesmo se ela engravidar?

 

:arrow: Sera que nao o devo meter neons ou guppies visto serem mais pequenos??

 

:arrow: Devo meter filtro de esponja ou um filtro interno pequeno serve?

 

Desde ja obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

Para esse tipo de peixe podes usar como base a regra de 1cm de peixe para 1l de água.

 

Já ficas com uma ideia do que podes colocar...

 

Não sei se tens alguma experiência na aquariofilia, mas alerto-te para o facto de (ao contrário do que se pensa...) quanto mais pequeno o aquário mais difícil é de estabilizar e manter. Isto é fácil de perceber se pensares na litragem que tens. Qualquer pequena instabilidade afecta uma percentagem grande do aquário...

 

O melhor conselho que te posso dar é ires com calma, leres muito e, se possível, arranjares um aqua maior...

 

Ficam uns tópicos para te esclarecer melhor no início da aquariofilia (se for esse o caso)...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380.

 

http://guppy-blog.blogspot.com/2009/02/manual-basico-de-aquariofilia-para.html

 

Espero ter ajudado...

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

obrigado desde ja pela resposta!

 

Em relação a adquirir um aqua maior para o miudo esta neste momento fora de questão derivado ao preço e depois aos "aditivos" que tira que colocar!!

Tinha este aqua parado a algum tempo pois a sensivelmente 1 ano adquiri um maior de sensivelmente 80L.

 

Ele como ja tinha demonstrado interesse em ter um aqua lembrei-me desde e ele teve comigo numa loja de animais e gostou mais das platys mas sem dispensar as corys (peixe que ele mais gosta). Tanto que inicialmente ele queria ter um casal de escalares mas compreendeu que eles crescem e aquele aqua iria ser pequeno para os manter. Como desconheço as platy (apesar de ja ter lido um bocado sobre elas) queria mais opnioes de que tem ou teve. Para ver se realmente elas iriam ter espaço para crescer e em condições.

 

obrigado :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aqua desse tamanho não consegues "dar a volta à cabeça" do miudo e colocar uns Red Cherry por exemplo?

 

Sempre dá para ter mais "bixos" que apenas com 2 ou 3 plattys.

 

Podes também misturar camarões de outras cores.

 

Se não estou em erro havia um user a vender aqui no forúm colónias de camarões multi cores (azul, verde, amarelos, castanhos, etc...).

 

Fica a sugestão... :)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde marciofo

Vamos então por partes. Como já tens outro aquário, não és propriamente novato nisto, mas vou dar-te a minha opinião pessoal.

O aquário é bastante pequenito para encher com peixes, portanto se é mesmo esse o objectivo, tem que ser uma escolha criteriosa.

Se dizes que tem 13 L, a esse valor depreendo que ainda tem que se tirar um bocado devido à colocação dos equipamentos e elementos de decoração.

 

Relativamente aos peixes, os platys devem ser colocado num rácio de 1 macho para 2 ou 3 fêmeas. Isto porque normalmente são peixes bastante insistentes e facilmente stressam as fêmeas. Assim dá para distribuir a atenção. Têm ainda outro problema que é procriarem imenso. Se tiveres um aquário estabilizado, rapidamente os 2 ou 3 passam a 10 ou mais. Ou seja, num prazo de semanas tens o aquário sobrelotado.

Dizes também que querias juntar com corydoras. Alerto-te para o facto de ser um tipo de peixe que gosta de viver em cardume. Para um aquário pequeno como esse a por corys, aposta nas pigmeu.

 

No entanto, acho que é um pouco irresponsável meter tanto peixe num aquário desse tamanho. Eu nem os platys punha, quanto mais os platys e as corys. Se vires em sites da especialidade, vais ver que o tamanho recomendado é de 40 L para cima…

Quem fala nestes, o mesmo estendo para neons, guppies, mollies, espadas etc, etc.

 

Portanto o melhor seria mesmo pensares noutras alternativas, estilo um betta ou se meteres peixes, não coloques machos e fêmeas para evitar a procriação (o que vai um pouco contra a lei da Natureza e o que esperamos que aconteça). E opta apenas por uma espécie e reduz ao mínimo o nº de indivíduos.

 

Se queres a minha opinião sincera, peixes não metia nenhum. Se os peixes são capazes de sobreviver nesse aquário, são quase de certeza desde que se tenha alguns cuidados. Agora viver é outra questão.

 

Pensa bem nas tuas opções, até porque se quiseres montar um aquário ligeiramente maior (uns 30 ou 40 L), arranjas belas pechinchas aqui pelo fórum e és capaz de montar algo de forma responsável e ter mais possibilidade de escolha. Até porque os equipamentos que irás colocar nesse aquário são bem capazes de dar para o outro e gastas uns 15 ou 20€ num rectângulo de vidro.

 

Cumps

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e gastas uns 15 ou 20€ num rectângulo de vidro.

 

 

 

Nossa 15 ou 20 euros, só isso? No Brasil um vidro de aquário de 40 litros sai por 80 ou 100 reais e ainda dizem que Portugal está em crise.

 

Isso que o "jonya4" disse é verdade, crio guppys em uma aquário de 200 litros, dei um casal para um amigo por em aquário de 20 litros e eles deram cria, agora tem uns 30 alevinos, se todos chegarem a fase adulta o aquário estará superlotado. Claro não precisa exagerar como eu, mas até variação de temperatura se aquário for muito pequeno os peixes sentem na hora.

Ricardo Malias, programador php e apaixonado por Guppy's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nossa 15 ou 20 euros, só isso? No Brasil um vidro de aquário de 40 litros sai por 80 ou 100 reais e ainda dizem que Portugal está em crise.

 

Ricardo, eu falei nesse preço por um aquário pequeno (30 L ou parecido), e aqui no fórum em equipamento usado. Se for novo é capaz de sair um pouco mais caro...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, eu falei nesse preço por um aquário pequeno (30 L ou parecido), e aqui no fórum em equipamento usado. Se for novo é capaz de sair um pouco mais caro...

 

Ah sim, não sabia que era usado, mas mesmo assim, aquário não estraga fácil, tenho um que meu avô usava com armações de ferro na lateral (acho que não tinha silicone na época) é horrível, mas nunca vazou.Acho nosso amigo podia investir nisso, até porque os peixes irão agradecer, o filho dele terá menos chances de ver o seu peixe morrer e poxa 20 euros não é um valor absurdo. Mas é só um conselho, cada um sabe o melhor para si ;)

Ricardo Malias, programador php e apaixonado por Guppy's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais