Ampularia


riarv

Recommended Posts

Ola, boa noite a todos.

Comprei uma ampularia no dia 26 de outubro e para meu espanto no mesmo dia a noite o caracol desatou a colocar ovos :ohmy: , fiquei super contente pelo animal ter escolhido o meu aquario pra criar familia biggrin.png' alt=':biggn:'> . Comecei a ler sobre o assunto e a ver alguns videos e pelo k li por volta de 20 dias depois da desova os caracolinhos eclodem.

A minha questao e' faz hoje 20 dias k eles la estao e pelo k me apercebi ja deviam estar brancos e secos (pois foi essa a aparencia k vi nos videos da eclosao) mas os meus continuam cor de rosa e humidos.

Sera k estou a fazer alguma confusao ou era suposto estarem assim????

Aguardo resposta.

Obrigada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se são rosa vivo, assim para o salmão, então a tua ampulária é uma canaliculata, vai-te comer as plantas quase todas, se as tiveres.

Se tocares nos ovos eles não são moles. Se estiverem molhados da condensação não faz mal, se estiverem em água morrem.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, muito obrigada pela rapida resposta :smile2:

Ja li algumas coisas sobre os tipo das ampularias mas sinceramente ainda nao sei distingui-las :unsure: , os ovos nao sao rosa vivo e o caracol tambem nao come as plantas, pelo menos por enquanto ainda nao comeu :mellow:. Eu queria tocar pra ver a conscistencia mas tenho algum receio pois nao quero danifica-los.

Vou tentar tirar uma foto aos ovos e ao caracol para ver se da pra entender melhor, ok???

Mais uma vez muito obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há várias espécies além da bridgesii e das canaliculata, se bem que pode ser desse complexo. Não é indicativo que é cana, também se fosse, uma cana amarela ou branca era mesmo o que eu queria. :) As canas devoram as plantas quando estão a crescer, depois de crescidas tornam-se mais selectivas.

 

O aquario pelo que vejo nas fotos tem condições para criar ampulárias, toca no ninho de ovos, é duro certo? Se já passou tos os dias necessários, podes enfiar a unha, e começar a partir e ajudar as ampularias a sair. O ninho de ovos transforma-se numa capsula onde as pequenas ampularias estão lá dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo aspecto do caracol e dos ovos é uma Pomacea bridgesii/ difusa, não costuma comer plantas, só algumas muito temrinhas, se estiver com fome.

O cacho de ovos está com bom aspecto. Podes tocar á vontade, é rijo, até dá para arrancar com jeitinho. Mas ainda não estão para nascer. Se está bem preso não tens que fazer nada, estando húmido podem nascer mesmo aí, depois caem dentro de água e vão à sua vida. Próximo do nascimento o cacho fica mais claro, parece que entrou ar nos ovos, vês umas pintinhas castanhas que são os caracolitos eem geral uns buraquinhos por onde já sairam algumas.

Se o cacho estiver húmido praticamente desfaz-se e liberta-as todas. Se estiver com a parte de fora seca elas podem não conseguir sair todas,e aí agradecem que com jeitinho as libertes, por ex deitando água com uma pipeta e indo 'lavando' o resto do cacho. Se cair um pedaço de cacho dentro de água apanha e liberta as restantes, senão elas afogam-se.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda, pensei k estivessem moles pela aparencia mas fui tocar-lhe e esta' mesmo dura :) . Pelo k vi em alguns videos quando estao a eclodir os ovos sao brancos e parecem completamente secos por isso a minha duvida e tambem porque queria saber quando vai acontecer a eclosao pois quero colocar algo por baixo para quando eles começarem a sair nao ficarem perdidos no aquario porque tenho alguns amigos a quem dar alguns e se cairem no aquario vai ser dificil acha-los :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos,

mais uma vez venho aki pedir conselhos sobre os meus ovos de ampularia, passadas 4 semanas da desova os ditos cujos continuam na mesma situaçao, estou realmente a achar k possam nao estar fecundados :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tambem aconteçe os ovos nao eclodir

tens uma femea, e as femeas fazem uma coisa interessante, elas guardam o esperma do macho ate um periodo de 6 meses dai muita malta comprar um caracol e se ver espantado com a devosa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi o que me aconteceu fiquei espenatada, mas no meu caso (que nao sabia nada sobre caracois) ainda para cumulo quando vi o caracol a desovar achei k o animal estava doente.... :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim já me aconteceu com marisas essa maravilha da natureza. Eu tinha um casal de marisas que comprei online, que são da familia das ampulárias, apesar do seu aspecto diferente. Calhou bem... duas marisas, um casal... andaram enroscados e criaram, só que perdia as criações durante limpezas do aquário. As vezes quando cuidamos em excesso só criamos problemas. Mas nada de grave, criariam novamente.

 

Mas morre-me o macho, entalado numa concha que tinha no aquário, e "pronto lá se foi a espécie" pensei eu. Mas não, tempos depois a femea desovou sozinha e criei uma colonia, até andei a vender para lojas, e uma das pessoas que me comprou ampularias online tinha adquirido momentos antes uma criação minha na loja onde as vendi. E, pronto cá está uma boa história para contar aos netos. Hoje ando a espalhar por todo o pais criação minha :) já deve ir em bem mais de 200 vidas nascidas cá em casa e a rastejar ou a nadar por outras bandas. :D Em Marisas já ando com netos... e faço controlo de natalidade. a femea mae, morreu recentemente (velhice), mas mantenho a concha dela.

 

Nas ampulárias é preciso ainda mais sorte para que isso aconteça, se te acontecesse era mesmo pura sorte, primeiro é preciso o aquário ter condições de reprodução, além da sorte da femea vir pronta a desovar. As marisas é bem mais fácil de criar.

 

A vantagem dos ampularideos (ampularias, marisas,...) é que podes fazer controlo de natalidade, e só com intenção tua é que nascem os bichos que quiseres, já com as espécies não comerciais isso é bem mais dificil. Normalmente as espécies comerciais são de dificil reprodução (ampularias, tylomelanias, neritinas, clithon).

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao comprei com a intençao de procriar mas depois de perceber k se tratava de uma desova fiquei super entusiasmada e adorava que os ovos eclodissem :( , mas ainda nao sei se mesmo k estes ovos nao "vinguem" se a "caracola" ::D: mesmo sem macho podera desovar de novo.

Adorei o k aconteceu no teu caso, mas nao faço intençao de comprar um namorado pra minha femea, pelo menos por enquanto.... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com que base disse isso? porque mais um dias? mais uma semana? um mes? um ano porque não? Interesse não tem nenhum. Mas também deixar ficar não faz mal algum, mas daí não vai tirar nada.

 

Já passou demasiado tempo, 26 de Outubro estamos a 30 de Novembro. Para um mes seria em casos extremos, o normal é bem menos. há vários motivos pelo qual não nasceram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que pena que os caracolinhos nao vao vingar :( mas tambem ainda nao vou tirar os ovos do vidro, nao me ocupam espaço e pode ser que algum milagre aconteça ( pelo menos pra me fazer acreditar em milagres) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais