Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou a planear montar um aquário com as seguintes dimensões 90X60X55, o que dá cerca de 297Litros com uma calha Luminarca 100cm com 2x39W T5, já agora se alguém souber se dá para o meu aquário, ou seja, se os suportes são amovíveis agradecia ;). Estou indeciso em relação a:

• Filtro: EHEIM CLASSIC 2215 PLUS e o SERA FIL BIOACTIVE 400 UV.

• Termóstato: EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 200W e o SERA aquecedor com termóstato 300W. Achei estranha esta diferença de potência mas pelo que li o EHEIM é para 300-400L e o SERA para 300L.

Em termos de peixes será um aquário comunitário que conterá: Guppys, Mollys, Espadas, Corydoras, Colisa, Melanotaenia praecox, Otocinclus Affinis e Ramirezi. Respeitando a regra de 1cm/1L e 1 macho para 3 fêmeas no caso dos Guppys, Mollys e Espadas.

Em relação a plantas será pouca coisa apenas HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES "cuba", musgo de java, Hygrophila polysperma e Elódeas. Para o substrato estava a pensar em JBL MANADO e Sera FLOREDEPOT.

Digam da vossa justiça, opiniões, críticas, sugestões…, prometo desde já colocar fotografias.

Obrigado.

Publicado:

Boas,

Não percebo é uma escolha entre uma das duas soluções?

Se assim for o Sera eu não conheço mas o 2215 é claramente pouco para esse aqua pelo menos deves escolher o 2217.

Também me parece que estás a colocar poucos watts no aquecedor JAGER acho que deve ser de 300W.

A mim avisaram-me para não colocar Cuba e Cory's pois essas tem alguyma tendencia a revirar o chão e levantar a Cuba, mas não sei porque ainda não experimentei.

Vais ter CO2? a cuba tem algumas exigencias ao nivel de luz e de CO2 que me parece não cumprires, o teu aqua é bastante alto e a luz não é muiito intensa, não sei se não repensava o planta de tapete. Sendo que como tu eu também acho a Cuba muito gira, mas tive de adaptar um pouco o equipamento.

Pedro Gil

Publicado:

Olá Pedro,

Desde já obrigado pelas dicas ;).

Em relação ao filtro, sim é melhor excluir o 2215 e optar entre o sera e o 2217.Também em relação ao termóstato, penso que será melhor escolher um de 300w, queria era saber opniões entre as duas marcas, qual consideram melhor.

CO2 não terei, a relação entre as corydoras e a cuba ainda não tinha lido nada sobre isso, mas faz sentido, terei então de pensar numa alternativa.

Tiago Esteves

Publicado:

Viva,

manteres cuba não vai ser fácil. Nem tanto pela luz mas mais pela ausência de co2.

Já agora, tens escolhas de peixes que requerem diferentes tipos de água. Devias estudar o que é melhor para cada espécie e tentar manter um grupo de espécies que tenham as mesmas especificidades.

Quanto ao filtro - quanto mais potente melhor ;)

Quanto aos termostatos - em aquas grandes por vezes é melhor, e até mais económico, ter 2 (i.e. 200w cada) do que apenas 1 com 300w.

abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Viva,

sim cuba para já fica excluída quem sabe mais tarde quanto utilizar um sistema C02, para fazer o relvado estou a pensar em musgo de java sei que não vou conseguir um tapete puro mas vou tentar, tenho é de pensar num suporte para ele.

Os dois termóstatos por acaso não tinha pensado nisso mas é uma boa ideia ;)

abraço,

Tiago Esteves

Publicado:

Podes perfeitamente fazer um tapete de musgo. E não precisas de nada muito especial. Penso que o Felipe Oliveira (FAAO) fez um apenas enterrando no substrato parte dos musgos. No entanto é capaz de levantar passado algum tempo, não sei.

abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Boas,

Parvula também pode ser uma boa opção que não precisa de tantos cuidados como a cuba.

Pedro Gil

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!