Recommended Posts

Boas

 

Ainda não montei o aquário, mas já não falta muito.

 

A minha duvida agora prende-se com um sistema de osmose.

 

Estou a pensar em comprar um e gostava que dessem algumas indicações da forma como o sistema trabalha.

 

Tenho um furo e estava a pensar em utilizar a água para osmose, porém, esta sai com um pouco de areia muito fina(parece pó), será que o aparelho filtra essa areia.Terá a água do furo pressão suficiente para o sistema ter um bom funcionamento? O aparelho utiliza algum tipo de massas filtrantes? Nesse caso de quanto em quanto tempo se devem mudar? Qual a quantidade de água que é inutilizada/aproveitada? O sistema é elétrico?

 

Irei utilizar de inicio (aqua de 200Lts) água da companhia e depois para as reposições e TPA´s a água de osmose, o que acham? Terei depois de acrescentar alguns oligoelementos, uma vez que a água de osmose é práticamente pura, correto? O que sugerem?

 

Obrigado

 

RPBG

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha daquilo que sei o aparelho filtro através de membrana (costuma ter duas) .

Quanto á pressão julgo que quem tem um furo costuma ter uma bomba a puxar a agua dai não ter problemas.

O aparelho costuma ser electrico e o tempo para mudar as membranas depende do caudal que por lá passa, ou seja quanto mais for utilizado menos dura, como os pneus do carro, tem a ver com o desgaste e não com o tempo.

Quanto á adição de oligoelementos podes adicionar mas não é essencial, mas aqui também depende do tipo de peixes que tens.

A agua da osmose serve para simular a adição de agua da chuva para peixes oriundos de locais onde chove imenso como o caso do amazonas e asia, claro que nessas zonas principalmente no amazonas o solo tem uma concentração muito elevada de materia vegetais que depois se decompõe tornando a agua com particularidades unicas dai se usar turfa etc, para tenatr reproduzir as suas caracteristicas.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Olha daquilo que sei o aparelho filtro através de membrana (costuma ter duas) .

Quanto á pressão julgo que quem tem um furo costuma ter uma bomba a puxar a agua dai não ter problemas.

O aparelho costuma ser electrico e o tempo para mudar as membranas depende do caudal que por lá passa, ou seja quanto mais for utilizado menos dura, como os pneus do carro, tem a ver com o desgaste e não com o tempo.

Quanto á adição de oligoelementos podes adicionar mas não é essencial, mas aqui também depende do tipo de peixes que tens.

A agua da osmose serve para simular a adição de agua da chuva para peixes oriundos de locais onde chove imenso como o caso do amazonas e asia, claro que nessas zonas principalmente no amazonas o solo tem uma concentração muito elevada de materia vegetais que depois se decompõe tornando a agua com particularidades unicas dai se usar turfa etc, para tenatr reproduzir as suas caracteristicas.

Espero ter ajudado

 

 

Obrigado pelo comentário.

 

Se calhar vou ter de usar mesmo uma bomba, pois a água não sai com muita pressão. Uma das minhas dúvidas prendia-se com o fato de a água sair com um pouco de areia e poder vir a danificar o aparelho, mas se dizes que não há problema, ainda bem. Terei, se calhar, de ter mais atenção ao tempo de substituição do filtro de sedimentos, correto?

 

Obrigado

RPBG

Editado por David Cabete

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda não montei o aquário, mas já não falta muito.

 

A minha duvida agora prende-se com um sistema de osmose.

 

Estou a pensar em comprar um e gostava que dessem algumas indicações da forma como o sistema trabalha.

 

Tenho um furo e estava a pensar em utilizar a água para osmose, porém, esta sai com um pouco de areia muito fina(parece pó), será que o aparelho filtra essa areia.Terá a água do furo pressão suficiente para o sistema ter um bom funcionamento? O aparelho utiliza algum tipo de massas filtrantes? Nesse caso de quanto em quanto tempo se devem mudar? Qual a quantidade de água que é inutilizada/aproveitada? O sistema é elétrico?

 

Irei utilizar de inicio (aqua de 200Lts) água da companhia e depois para as reposições e TPA´s a água de osmose, o que acham? Terei depois de acrescentar alguns oligoelementos, uma vez que a água de osmose é práticamente pura, correto? O que sugerem?

 

Obrigado

 

RPBG

 

boas

 

Bem a maioria dos aparelhos de osmose tem 3 estágios Filtro de sedimentos , carvão activado e membrana.

 

O filtro de sedimentos limpa essas areias da agua visto que filtra partículas na ordem dos 5 microns.

 

para o bom funcionamento deves ter uma pressão de agua entre os 3 e 8 Bar existem aparelhos de osmose que já trazem bomba de pressão e isso também melhora o racio de produção.

 

para testares se o aparelho esta a funcionar em pleno deves arranjar um medidor de TDS (TOTAL DISSOLVED SOLIDS) quando o aparelho está a fazer a filtragem correctamente o valor deve rondar o 0 se medires a agua que sai directamente da torneira ronda os 200 a 300 ppm.

 

o sistema só é eléctrico se tiver bomba de pressão caso contrario funciona apenas com a pressão da agua.

 

em relação ao aproveitamento num sistema com bomba o racio pode andar por volta 1/2 ou seja para 10 litros de osmose desperdiça 10 litros de agua casso seja apenas com a pressão da rede pode ir a 1/3 ou mesmo 1/4.(pois é um aparelho de osmose tem um desperdício de agua elevado :fart004: )

 

Irei utilizar de inicio (aqua de 200Lts) água da companhia e depois para as reposições e TPA´s a água de osmose, o que acham? Terei depois de acrescentar alguns oligoelementos, uma vez que a água de osmose é práticamente pura, correto? O que sugerem?

 

 

Visto estarmos a falar num salgado na minha opinião para encheres o aquário ou fazes uma colheita de agua natural da costa ou então utilizas sal + agua de osmose e ao fazeres isto não necessitas de adicionar nenhum aditivo.

 

A reposição deves fazer com agua de osmose sem aditivos visto o objectivo é repor a agua evaporada e a melhor maneira de o fazer é com um sistema automático que vai repondo a medida que faz falta isto para não haver alterações de salinidade.

 

Espero ter ajudado

 

cumps

Paulo Rodrigues

Editado por Paulo.rod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico editado pela Equipe de Moderação.

 

Motivo: os comentários em nada contribuem para o desenvolvimento do mesmo.

 

 

Atentamente.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais