Caracois comem plantas


DanRocha

Recommended Posts

Há umas semanas atrás introduzi musgo de Java no meu nano. Esse musgo trazia como brinde uns caracolitos, que rapidamente proliferaram no aqua. Tenho dois tipos. Os mais abundantes penso serem Planorbella duryi e outros, pelo menos já vi dois, de tamanho maior poderão ser Physa ou algo parecido.

Tenho lido por aqui e já vi quais as receitas para os controlar...

A minha dúvida é a seguinte. Tenho encontrado muitas opiniões referindo que os caracois não comem plantas. O certo é que as minhas anúbias apareceram com uns furos redondinhos e uma ou outra folha ratadas nas extermidades. Como se explica???

 

PS: Tinha comprado um Bótia palhaço para tratar do assunto, mas acebei por devolvê-lo ao ler várias opiniões sobre a provável aptência para dar cabo das plantas. Um contra-senso!!! O Bótia era para acabar com os caracois que dão cabo das plantas e não pelos caracóis em si, que não fosse o facto de meterem-se com as plantas e deixá-los-ia viverem felizes no aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Que eu saiba os caracois não comem plantas,mas são uma

ajuda preciosa no meio ambiente do aquário.

Comem detritos alimentares e pequenas algas,e por vezes

quando as plantas têm folhas mortas,ou meias podres,e claro

que eles podem-nas comer,agora para controlares os mesmos

para não virarem praga,e dáres comer aos peixes de forma a

que eles os peixes comam todo o comer e pouco tempo e a sim

não sobrar muito para eles os caracois terem de comer,e eles não

tendo muito comer não se repordozem tanto,qualquer das maneira

espera por outras opiniões,

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho perto de uma dezena de planorbis corneus e foram eles que permitiram controlar as algas existentes no aquário. Também tenho um ou outro furo na minha anúbia mas foram criadas pelas algas que já estavam à muito tempo a desenvolver-se.

Agora tenho o aquário muito mais saudável e bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho um ou outro furo na minha anúbia mas foram criadas pelas algas que já estavam à muito tempo a desenvolver-se.

Agora tenho o aquário muito mais saudável e bonito.

Essa das algas furarem as plantas eu não sabia!! No meu caso não pode ser pois não tenho algas!!!

 

tens uma praga de caracóis e sim há alguns que vão às plantas. A melhor soluçao a meu ver é colocares um anentome helena no aquário para te tratarem da praga :)

Vou ver se arranjo uma Heleninha! Aqui no fórum só vendem às dúzias!! :smile2:

Obrigado Susana, Álvaro e....Local!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os caracolitos comerem plantas, não me parece ser o teu caso! então pequenitos ainda menos. e anubias menos ainda.

 

Que peixes tens no aquário? Tens fertilizado ou mudado a água? Podes ter problemas de fertilização ou algum ciclideo grande e que não come a algum tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.