Aquario para Invertebrados Vs. Maternidade


PeterDazuk

Recommended Posts

Ola caros utilizadores do aquariofilia.net, tenho uma duvida que gostaria de esclarecer... estive a ver muitos topicos onde é aconselhavel ter um aquario exclusivo para camarões, pois bem, neste momento tenho um comunitario com peixes e camarões e adquiri ontem um aquario mais pequeno (aproximadamente 30 Lts) para dar um lar exclusivo aos meus Red's que bem merecem =)

No comunitário tenho feito reprodução de guppys e Red's mas com taxas de sucesso muito baixas devido a haver uma corydora (bem gordinha devido aos banquetes de camarao), um pleco, um CAE (bastante activo que devora todos os alevins de guppy que consegue encontrar) e um cardume de neons...

 

A minha questão vem no sentido de saber se ao ter o aquario para os camarões posso aproveita-lo para fazer uma maternidade para os guppys... colocando lá a femea para dar a luz e retira-la de novo para o comunitario e deixar os alevins de guppy no aquario dos camarões até terem um tamanho consideravel para irem para o comunitario.

 

Gostava de ouvir opiniões se isto da maternidade "temporaria" é viável e quais os riscos (tanto para a mãe como para os alevins e camarões) de prosseguir com este projecto.

 

Obrigado, um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até os guppies terem prai 1cm não ha problema, eu fiz isso com rasboras galaxy devo ter umas 30 nascidas cá, foram criadas com camarões.

 

Convem ser uma medida temporaria pois com alguns meses os guppies podem começar a comer crias recem nascidas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu acho que o problema vai ser a pré-mamã à solta com tanta comidinha apetitosa :drool3:

 

Era capaz de ser melhor colocar a pré-mamã numa maternidade e depois do parto colocar os recém nascidos no áqua de camarões...

 

Eu dantes quando via criação no comunitário tentava apanhar os pequenotes e colocava-os no áqua de camarões até atingirem um tamanho em que deixassem de ser "comida", quando atingiam esse estatuto voltavam para o comunitário.

 

Actualmente, deixei de o fazer, e não estou arrependido, o de camarões só tem camarões, Red's e CRS.

 

Por acaso gostava de ter uns peixinhos no áqua dos camarões e tenho equacionado as galaxy, mas vou esperar até ter uma colónia de 20/30 CRS.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva A. Ferreira, muito obrigado por ter comentado o meu topico.

 

A minha ideia é mesmo essa, colocar la os alevins ate terem tamanho para deixarem de ser comida =)

Em relação à "pré-mamã" é uma boa dica para ela nao me comer os Red's ;)

Já li muitos topicos neste forum... aliás, sou um leitor assiduo mas não intervenho muito e nao coloco muitos posts e do que li tenho opinião formada que as maternidades disponiveis no mercado causam muito stress á progenitora... secalhar até perfiro arriscar e ficar sem uns Red's para satisfazer a pobre coitada e ter um "parto normal"...

 

Entretanto hoje entretive-me a montar o meu aqua para invertebrados e aproveitei para tirar umas fotos porque sei que a malta gosta ;)

 

Irei actualizar o post com fotos do aqua montado e a ciclar =)

 

Obrigado!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais