Guppy a ficar amarelado


NTiago

Recommended Posts

Boas, tenho 6 guppies (3 Cobra Verde Delta e 3 Azul Neon Metalico) no meu aqua de 50L.

E um dos guppies Azul está a ficar com a zona da cabeça e barriga amarelada.

 

Será uma doença?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos a esta hora é algo complicado mas amanha posso tentar.

O setup é o seguinte:

Aqua - 60x30x30

FIltro - Eco Filter 600l/h

Termo -Hidon HT-610 de 100w

Ar - Elite 801

Fauna - 6 guppies, 1 ancistrus, 3 barbos tigres e 2 mollys

Flora - Nao sei o nome das plantas, mas ainda sao bastantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitamente normal, anda pelo aqua todo, alimenta-se bem mas hoje deparei-me com um dos verdes no fundo do aqua muito parado...

Parametros:

NH3/NH4 - 0

NO2 - 0.1

 

Fotos:

Frente:

aquapano.jpg

 

Esquerda:

esqaqua.jpg

 

Direita:

diraqua.jpg

 

Guppy em questão:

guppyp.jpg

guppies.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me que tens uma pequena hemorragia septicémica nesse guppy, o tratamento é relativamente simples. anti-bacteriano de largo espectro e um pouco de sal para ajudar à cicatrização.

Notas mais alguma coisa no que ficou parado no fundo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh, de nada :) os conhecimentos são para serem transmitidos, e tiveste sorte eh eh, apanhaste logo uma bióloga :P

 

Usa uma colher de sobremesa de sal mal cheia por cada 5 l de água. Anti bacterianos de largo espectro comuns e eficazes são o sera baktopur (o meu favorito) e o esha 2000.

 

Põe o guppy parado num aqua com baixa altura ou numa maternidade ou criadeira para ele não se esforçar demais a respirar. Tenta estar bem atento e descreve-me ao máximo alterações que vires. quem melhor conhece os animais são os seus donos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só para alertar que o sal pode ser perigoso para a fauna e flora... Sei que há muita gente que aconselha o uso de sal como tratamento, eu pessoalmente desaconselho o uso de sal como tratamento. Não diga que não faça efeito, que faz, porque ao metermos sal faz com que a água das células saia.. bom par as doenças (bactérias unicelulares), mas alguns peixes não conseguem controlar a pressão osmótica provocado pela adição de sal na água... é uma questão controversa eu sei. Mas só vim dar o meu conselho baseado em experiência do uso do sal como tratamento.

Eu faria um tratamento com backtopur, se possível em aquário separado.

Abraços e boa sorte

 

edit: o uso de sal é drástico também par as plantas, da mesma forma, retirando-lhes a água...

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só para alertar que o sal pode ser perigoso para a fauna e flora... Sei que há muita gente que aconselha o uso de sal como tratamento, eu pessoalmente desaconselho o uso de sal como tratamento. Não diga que não faça efeito, que faz, porque ao metermos sal faz com que a água das células saia.. bom par as doenças (bactérias unicelulares), mas alguns peixes não conseguem controlar a pressão osmótica provocado pela adição de sal na água... é uma questão controversa eu sei. Mas só vim dar o meu conselho baseado em experiência do uso do sal como tratamento.

Eu faria um tratamento com backtopur, se possível em aquário separado.

Abraços e boa sorte

 

edit: o uso de sal é drástico também par as plantas, da mesma forma, retirando-lhes a água...

 

Ok obrigado pela informação, é sempre bom ouvirmos mais que uma opiniao.

Ja utilizei um pouco de sal como tratamento dado que ainda nao adquiri o backtopur.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro,

Só falei no sentido de alertar para o uso de sal como tratamento devido aos danos que pode causar.

Abraços

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais