Peixes de água fria a morrer após 2 semanas em casa!


Ana Pereira

Recommended Posts

tenho um aquário de 100 litros que tinha peixes de água quente!

 

Entretanto estes morreram e decidi comprar de água fria por serem amis baratos......... Peixes vermelhos, amarelados e shubunkin. Todos extramemente vulgares........

 

 

Acontece que se está a revelar verdadeiramente difícil tratar deles.

Passado uma semana morrem todos.............

Estes últimos apanharam íctio e eu fiz tratamento e subi a temperatura para 30º, agora já está nos 28º e a descer gradualmente.........mudei água..............puz carvão.............o normal!!!!!!!!!!

Do íctio salvaram-se, mas agora passadas 3 semanas estão a morrer. Dos 7 iniciais só tenho 3 aparentemente normais...........um acabado de morrer e outro que não sei se dura mais uma hora! Aparentemente estão bem.............não vejo nada............ Só nas guelras, por baixo da escama é que me parece estar mais vermelho, mas tb não tenho mt experiência de peixes de água fria!!!!!!!!!!!

 

 

Podem ajudar-me? Custa-me vê-los morrer assim.............fico a achar que fazia melhor se os deixasse na loja!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Dizes que os da agua quente morrerao causas? mudaste agua ou deixeste a mesma para os da agua fria,se nao deixaste fizeste o ciclo de azoto,precisamos de mais informaçoes para te poder ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu trouxe os peixes para casa, ambientei-os dentro do saco e a água já estava quente (28º). Quando estes apareceram com íctio (no dia seguinte a chegarem da loja) tratei-os com Baktopur conforme diz na embalagam (dia sim, dia não, muda parcial no fim e carvão numa meia de vidro). também subi a temperatura para 30º e agora (passaram 3 semans) estou a descê-la gradualmente e já vai em 28º.

 

Não tenho presentes os valores dos testes, mas sei que é água básica, não acusa nitritos, nitratos enm nada de nada...............água em perfeitas condições!

 

Um dos peixes já está memso morto, o outro anda a ser levado pela corrente.............se calhar vou eutanasiá-lo com álcool!!!!!!! :thumbdown2: :thumbdown2: :thumbdown2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixei a água que estava no aquário! Tem 3 plantas naturais e filtro externo com cerâmica, filtro de esponja e bolinhas castanhas (não sei o nome....)

 

Não tenho causas para a morte dos de água quente.............aparentemente foram morrendo!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixei a água que estava no aquário! Tem 3 plantas naturais e filtro externo com cerâmica, filtro de esponja e bolinhas castanhas (não sei o nome....)

 

Não tenho causas para a morte dos de água quente.............aparentemente foram morrendo!!!!!!!!!!!!

boas

 

ora talvez o erro tenha sido esse, dizes que os peixes de agua quente foram morrendo, depois mantens a mesma agua, e materias filtrantes, é muito provavel que o que matou os peixes de agua quente se tenham mantido no aquario e estejam agora a matar os peixes de agua fria.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixes ate podem ter vindo doentes da loja, mas factos sao factos, os antigos peixes morriam e esses estao a morrer tambem.

realmente bem pensado manuel2009had !! aquario sem peixes, deixa de haver alimento para as bacterias no filtro e essas tenham morrido por falta de alimento.

deixo aqui algumas perguntas a ana a ver se compreendemos melhor.

 

quantos peixes tens.

com que frequencia fazes TPA's

como é feita a TPA, exemplo agua a balde para o aquario, a garrafa ou com um tubo fino

como está a quimica da agua

 

sei que são muitas perguntas, mas importantes para a malta te ajudar

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, assim é dificil.

 

Para ja dava jeito fazer o teste a amonia e nitritos, se der valores elevados teria de se fazer uma grande tpa.

 

Se der negativo então temos doença no aquario e ai dava jeito umas fotos para ver se chegamos a algum culpado.

 

PS: Se trabalhares perto do Porto posso analizar a agua

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, então vamos a isso!

 

Começando do início:

 

O aqua tem 100lt, areão, 2 troncos, 1 anúbia e um feto d ejava que já conehceu dias melhores!

Todos os peixes que comprei são dos mais normais e baratos de todos (1€ a 2,5€) e de tamanho pequeno!

Quanto a testes não há nada a dizer........nem amónia, nem nitritos enm nitratos nem coisa nenhuma, como já tinha dito............

Ontem estive a analisar os dois peixes que tirei do aquário: um estava completamente normal (guelras vermelho vivo, mas sem se ver nenhuma sombra por fora, escamas todas no sítio, nada de barbatnas danificadas, olhos cristalinos, na boca tb não me pareceu ver nada!).

O outro peixe era amarelado e na zona da boca vi umas pintinhas de sangue por baixo das escamas, muito pequeninas que pareciam micro derrames..............isso pôs-me a pensar! Já olhei para os shubunki, que são brancos na zona da boa, mas não vejo nada!

Fotgrafei, mas são peixes muito equenos e a minha máquina desfoca a imagem.............não ficou nada de jeito!

 

As TPAs são feitas de mês a mês por achar que é mt água para poucos peixes; água da torneira com stress coat, morna e vertida para o aqua embatendo na portinhola e que dá uma cortina de água que os peixes adoram!!!!!

 

Agora as minahs desventuras com os peixes!

 

comecei por comprar 2 peixes (não gosto de os ver sózinhos......) e esenvolveram íctio; morreram! Quixei-me na loja!

 

a seguir comprei 3: desenvolveram íctio e umas manchas escuras na pele e barbatanas; tratei com Baktopur Direct conforme as instruções da embalagem; recuperaram um pouco mas morreram passado uma semana e pouco! Voltei a queixar-me!

 

Mudei parte da água!

 

então resolvi que estava farta de ver o aquário tão desolado e comprei 7 (sim, SETE)!

Ficaram logo (no 1º ou 2º dia) com algumas pintas brancas, mas nem todos............(estranhamente o que não tinha memso nada morreu agora) e eu ataquei com omnipur e como após os 3 dias ainda havia 1 com pintas repeti o tratamento (com mudanças de água e etc........)! Ficaram finos e andavam todos contentes......

 

Há 3 dias vejo 1 morto, no dia seguinte outro e ontem foram aqueles 2!!!!!!!!!!!!!

 

Não entendo.............

 

Já estive a pensar comprar uma lâmpada UV; tenho um sisterma caseiro que comprei a um membro daqui do fórum, mas agora precisava da lâmpada para mudar!!!!!!!!!!!!! Assim vai algas e bicharada......vai praticamente tudo!

Comprar um sistema é muito caro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ora vamos la tentar dar uma ajuda dentro daquilo que sei.

 

-TPA devem ser feitas semanalmente com 20% se o aquario tem 100l devia trocar 20l todas as semanas

- segundo a minha opinião a entrada de agua deve ser gradual e lenta, podes usar um tudo de ar (fino) para meter a agua no aquario

- se os testes mostram tudo a 0, nitritos, nitratos e amonia, isso pode significar que o ciclo não esta feito ( corrijam-me se tiver enganado)

- introdução de agua morna, se for do esquentador pode arrastar metais, isso pode ser envenenamento por metais

 

as serpentinas de aquecimento dos esquentadores são feitas em cobre, julgo que seja um metal que causa envenenamento aos peixes, não sei se é o caso, mas se for, pode ser a causa das mortes.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

valha-me Deus! Andarei eu a envenenar os bichos, cheia de boas intenções?

 

As TPAs são de 20ltrs.........

da próxima vez (isto é, quando conseguir convencer o chefe cá de casa que ñão devemos desactivar o aqua.................e rezando para que estes 3 não morram.................) vou pôr o garrafão em cima do aqua e uma mangueirinha !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos testes......... Dão o resultado numa escala de cores, por isso não sei se são "o" ou não.............são negativos, não dão valores a considerar......

 

 

Manuel2009had (nome complicado.............!!!!!!!!!!!) Obrigada por te ofereceres para anaisar a água! A análise que fazes é como? Eu faço daqueles kits de gotas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma !!!

 

essa é a minha opiniao, mas posso tar enganado, vamos esperar mais comentarios, a aquariofilia faz se com calma :)

 

quando ha mortes tambem ha causas, a menos que seja por velhice, agora restamos descobrir a rasão.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Neste momento tens peixes no aquário? 3 não é? estão de boa saúde?

Quando disseste que tinhas peixes de água quente e meteste os de água fria, mantiveste a temperatura igual aos de água quente?

Aconselho a fazer tpa's e medições da qualidade da água com mais frequência. Adiciona bactérias de frasco para ajudar... Tenta fazer as tpa's com água sensivelmente à mesma temperatura da água do aquário... (podes adicionar anti cloro se quiseres, pessoalmente não uso e nunca tive problemas em não usar... mas mal não faz em usar...)

Porque se fizeste tratamento com backtopur direct, as bactérias do filtro foram todas à vida... O ciclo do aquário tá a começar de novo, o que pode ser fatal para os peixes... daí fazer muitas tpa's com medições de amónia e nitritos...

abraços e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tpas mes mes e muito tempo faz semanalmente e os peixes agradecem, manutencao do filtro quinzenal , stress coat ja usei nao gosto nada,se gostas de usar acondicionadores usa o da sera mais barato e na minha opiniao muito melhor

Editado por Bruno marques5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Mas o filtro é como que um reservatório de bactérias úteis............ se eu estiver sempre a limpá-lo, as colónias diminuem!

100ltrs para no máximo 7 peixes pequeninos justifica uma manutenção quinzenal do filtro !?

Editado por Ana Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais