pguim Publicado Setembro 19, 2011 Publicado Setembro 19, 2011 Boa tarde, Retomei o meu aquário depois de um ano em repouso. Trata-se de um aquário relativamente pequeno, 60L, que não quero muito povoado, pelo que irei optar pelos seguintes peixes: (i) White-cloud - 8 exemplares que já estão activos e muito despertos. (ii) 4 a 6 corydoras elegans (iii) 1 ventosa anão. Quanto a peixes vai ficar por aqui e suponho que já estarão muito no limite. A minha duvida reside no seguinte. Haverá vantagens em incluir camarões? Eu não percebo absolutamente nada de camarões, e lí aqui no forum que existem algumas vantagens quanto à higiéne dos aquários, mas gostaria de conhecer a opinião de alguém mais experimentado. Muito Obrigado, Paulo Citar
jpospr Publicado: Setembro 19, 2011 Publicado: Setembro 19, 2011 Existe...desde que nao tenhas especie de peixes que os comam, tal como existe vantagem em colocar neritinas e otocinclos Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
pguim Publicado: Setembro 19, 2011 Autor Publicado: Setembro 19, 2011 Boa tarde João Pedro, Muito obrigado pela resposta. As espécies que vou ter no aquário suponho que não comam camarões. Agora, agradeço o aumento da confusão com as neritinas. Vendem-se em lojas de animais? São faceis de manter em boas condições? Obrigado, Paulo Citar
jpospr Publicado: Setembro 19, 2011 Publicado: Setembro 19, 2011 Sim claro, são caracóis, a unica atenção que se deve ter é com a carapaça, inofensivos Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Salgueiral Publicado: Setembro 19, 2011 Publicado: Setembro 19, 2011 Boas, as neritinas pelo tamanho serão uma boa opção, mas atenção á reprodução, ovos submersos e dificeis de raspar, podem indicar um infestação em pouco tempo e perderás o controle, para mais num aqua desse tamanho... Outra hipoteses, são as ampularias que apesar de bastante grandes (cerca de 7 cm)são optimas no controle de algas e quando toca a ovos são á superficie de maneira que se não os quiseres raspas o casulo. Otos são também bons para o que queres, mas mais potenciados quando em cardume. Boa Sorte. Citar
pguim Publicado: Setembro 19, 2011 Autor Publicado: Setembro 19, 2011 Muito Obrigado Salgueiral. Os Octocinclus dão-se bem em cardume? Sempre tive a ideia de que eram animais pouco gregarios. Os caracois de facto poderão ser uma solução para as algas, tenho de ponderar as soluções. E quando a camarões? Um abraço, Paulo Citar
gmmartins Publicado: Setembro 19, 2011 Publicado: Setembro 19, 2011 Boas, as neritinas pelo tamanho serão uma boa opção, mas atenção á reprodução, ovos submersos e dificeis de raspar, podem indicar um infestação em pouco tempo e perderás o controle, para mais num aqua desse tamanho... Impossível teres uma "infestação" com Neritinas uma vez que estas necessitam de água salgada para se reproduzirem. São óptimas a limpar as algas dos vidros, troncos e rochas. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Salgueiral Publicado: Setembro 19, 2011 Publicado: Setembro 19, 2011 Impossível teres uma "infestação" com Neritinas uma vez que estas necessitam de água salgada para se reproduzirem. São óptimas a limpar as algas dos vidros, troncos e rochas. Abraço, GM Ups, obrigado pela info, confesso que dessa não sabia Todas as variações de neritinas ou só algumas? Obg Pguim, desculpa pela opinião a induzir-te em erro, fiquei com esta ideia de outros topicos que li... Abraço Citar
pguim Publicado: Setembro 22, 2011 Autor Publicado: Setembro 22, 2011 Bom dia, Coloquei os primeiros peixes no aquário e os nitritos subiram a pique. Tenho efectuado análises diárias e têm apresentdo valores de 0,05, hoje os valores subiram para 0,1 o que já me parece excessivo. Preciso de alguma ajuda a lidar com o problema. Basta trocar parte da água ou terei de fazer mais alguma coisa? Um abraço, Paulo Citar
jpospr Publicado: Setembro 22, 2011 Publicado: Setembro 22, 2011 TPA's, mede os nitritos e os Nitratos, se os Nitratos começarem a subir é pq o ciclo está a começar a funcionar, mas em principio com a formação de nitritos já estará. Amónia--->Nitritos---->Nitratos Amónia = muito toxino Nitrinos= menos toxico Nitratos= pouco toxico Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
pguim Publicado: Setembro 22, 2011 Autor Publicado: Setembro 22, 2011 Olá Jpospr, Muito obrigado pela ajuda. Eu tenho um teste para nitritos, mas não tenho para nitratos. Estes testes conseguem-se obter com facilidade? Um abraço, Paulo Citar
jpospr Publicado: Setembro 22, 2011 Publicado: Setembro 22, 2011 Onde compraste o de Nitritos deverá haver de Nitratos tb Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
pguim Publicado: Outubro 7, 2011 Autor Publicado: Outubro 7, 2011 Boa noite, Finalmente o meu aquário completou o ciclo de azoto e após uma escalada de nitritos, hoje o resultado foi quase zero. Já existem alguns peixes, White-Cloud, e vou acrescentar em breve as Corydoras Elegans. Já plantei, desde o inicio algumas plantas. Agora surgiu uma duvida, como estou a pensar colocar algumas plantas para dar mais protecção aos peixes, qual é a profundidade recomendada para o substracto? Um abraço, Paulo Citar
Recommended Posts